Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Lavras Novas, natureza e romantismo nas montanhas mineiras

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

11 de January, 2017

Share

Apresentado por

paredes-de-pedra_lavrasnovas_foto-moronifilho
Montanhas que cercam Lavras Novas – Foto: Moroni Filho

Um dos mais novos queridinhos entre os destinos turísticos do estado de Minas Gerais, esse distrito de Ouro Preto, fica a 19 km do centro da cidade e a 120 km da capital, Belo Horizonte. Fundada por volta de 1976, e situada há mais de 1.500 metros de altitude, Lavras Novas fascina pelas belas paisagens contornadas por montanhas e cachoeiras, pela cultura local, pela paz em meio à natureza, e também pelo clima fresco de montanha. De lá é possível acessar o Parque Estadual do Itacolomi, passando pela Represa do Custódio através de uma rota que é a primeira parte do Caminho Novo da Estrada Real.

Para quem procura por caminhadas, trilhas, admiração e contemplação da natureza e do silêncio, ou ainda um lugar romântico para curtir a dois, o vilarejo é um ótimo destino. Mas não se engane, pois além de toda essa paz, a cidade tem um lado muito divertido. Principalmente à noite, nas suas ruelas de pedras e paredes coloridas, se espalham lugares propícios para saborear boa comida, música e cultura, o que garante diversão para todos os gostos e momentos.

Igreja N. Senhora dos Prazeres no centro de Lavras Novas – Foto:
Igreja N. Senhora dos Prazeres no centro de Lavras Novas – Foto: Yaroslav Blanter

Como chegar

A maneira mais fácil e rápida de chegar a Lavras Novas saindo de São Paulo é pela Rodovia Fernão Dias (BR-381). Siga por ela até a cidade mineira de Carmópolis de Minas. Ao chegar na cidade, faça uma curva suave à direita e entre na Av. Nossa Sra. de Fátima / MG-270. Siga por ela até a BR-383 no município de Entre Rios de Minas.

Continue na BR-383 até a cidade Congonhas, onde você deve pegar a saída para a BR-040. Seguindo por ela por aproximadamente 3 km, à direita fica a saída para a MG – 030. De lá são mais 5km e na saída para a MG-443, e entre a direita. Continue pela MG-443, até chegar na cidade de Ouro Branco. Cruze a cidade através da Av. José Mapa Filho até a esquina da Rua das Mercês, onde se deve virar a direita e seguir em frente. A Rua das Mercês acaba na Av. Macapá que vira Estrada do Ouro Branco / MG-129.

Siga em frente. Ao chegar no trevo de acesso a Lavras Novas, vire a direita. Siga em frente, e na bifurcação, mantenha-se à esquerda para a Estrada da Chapada. Mais alguns quilômetros e você chegará à Lavras Novas.

Onde ficar

Em lugar tão cheio de natureza, é bem mais profunda a conexão quando se opta em ficar mais ao ar livre, no chão. Então, acampar é uma ótima opção para hospedagem em Lavras Novas, já que a cidade também possui ótimos campings disponíveis o ano todo.

Para estacionar seu EcoSport e armar seu Hotel EcoSport, o Camping do Chará é uma dessas opções. Localizado no Vilarejo da Chapada, tem uma linda área de camping, com direito a cachoeira e estrutura completa: chuveiros aquecidos a gás, sanitários individuais e cozinha completa, com fogão, fogão a lenha, forno de cupim, refrigeradores e lava pratos. E ainda tem wi-fi!

Camping do Chará / Camping da Chapada – Foto: Divulgação
Camping do Chará / Camping da Chapada – Foto: Divulgação

Camping do Chará (Camping da Chapada)
Endereço:
Estrada da Chapada, 380 – Distrito da Chapada
Telefone: (31) 99914-0716
Horários: Diariamente, das 8h às 22h.

Outra opção é o Camping Bela Vista que, como o nome já diz, tem uma vista deslumbrante das montanhas. Localizado no centro de Lavras Novas, logo após a Igreja, possui todas as facilidades mais comuns a um camping, mas com toda a receptividade, atenção e carinho da Dona Nilce, dona do lugar.

Camping Bela Vista
Endereço
: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 197 – Centro
Telefone: (31) 98561-8162
Horários: Diariamente, das 9h às 21h.

Onde comer

Como em todo estado de Minas Gerais, a boa mesa também se faz presente em Lavras Novas. Com sua atmosfera colonial, a gastronomia preserva traços da culinária escrava e da colonização portuguesa. E como um bom destino de inverno, a culinária italiana também está presente.

Destacando o nome de um dos pássaros da região, o Restaurante Bem Te Vi é um dos mais conhecidos da região. Oferece um menu com diversos pratos mineiros que são para lá de bem servidos, e de tempero memorável entre os frequentadores. Um dos pratos mais pedidos é o bife à milanesa, que vem acompanhado de diversos acompanhamentos e de um atendimento cordial e eficiente.

Restaurante Bem Te Vi
Endereço:
Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 480 – Centro
Telefone: (31) 3554-2103
Horários: Não informado
 

Para quem gosta de comida mineira feita no fogão a lenha, o Restaurante Pimenta Rosa tem um buffet repleto dos mais diversos sabores da culinária regional, que pode ser degustado à vontade por um preço fixo. É possível também escolher algo do menu à la carte, ou ainda fazer uma paradinha para um café da manhã, com pão de queijo, geleias caseiras, biscoitos tradicionais da região e outras guloseimas. O Pimenta Rosa também é conhecido pelo bom atendimento e pela vista que oferece dos entornos da cidade.

Restaurante Pimenta Rosa – Foto: Reprodução/Divulgação
Restaurante Pimenta Rosa – Foto: Reprodução/Divulgação

Restaurante Pimenta Rosa
Endereço:
Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 121 – Centro
Telefone: (31) 3554-2220
Horários: Sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h.

Já quem estiver afim de uma comida italiana, pare no La Cucinetta. Famosa pelas suas massas e lasanhas, a casa oferece, dentre tantas delícias italianas, o ravioli com brie e damasco ao molho de ragu de carne e o medalhão com fetuccine ao molho pesto. E para os conectados, vale lembrar que o lugar oferece wi-fi aos cliente.

La Cucinetta
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1191 – Centro
Telefone: (31) 99741-4045
Horários: Sextas, das 19h às 0h; Sábados, das 12h às 16h e das 19h30 às 01h; Domingos, das 12h30 às 22h
.

Se a ideia é viajar no tempo ao mesmo tempo que se delicia com algum prato italiano, opte pelo Taberna Casa Antiga. Como o nome já diz, o lugar possui uma atmosfera temática, que lembra realmente uma taberna. A decoração mistura materiais como pedra e madeira, com tecidos e tapetes, o que pode ser um pouco incômodo para alérgicos. No menu, risotos e brusquetas muito bem executados. Os pratos e as bebidas são servidos em louças simples, sem nenhum requinte, mas sempre com muita atenção por parte dos garçons.

Taberna Casa Antiga – Foto: Divulgação
Taberna Casa Antiga – Foto: Divulgação

Taberna Casa Antiga
Endereço: Rua Alto do Campo, 215 – Centro
Telefone: (31) 3554-2040
Horários: Não informado 

Existem ainda outros restaurantes bem interessantes em Lavras Novas que valem sem citados aqui, como o belo Restaurante Palavras Novas com suas massas e fondues, e a Pizzaria Cantina Real com suas deliciosas pizzas caseiras

Restaurante Palavras Novas
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1110 – Centro
Telefone: (31) 3554-2025
Horários: Diariamente, das 19h às 0h.

Pizzaria Cantina Real
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 1087B – Centro
Telefone: (31) 3554-2234
Horários: Sextas e sábados, das 19h às 01; Domingos, das 19h às 0h.

Onde petiscar

Se, entre um passeio e outro, bater uma fominha, uma boa dica de lugar para petiscar alguma coisa antes de seguir é o Gaia Burguer. Os hambúrgueres são deliciosos e feitos na hora, com ingrediente frescos. Embora seja pequeno e possa passar desapercebido, é super aconchegante e uma boa opção para petiscar ou comer algo de rápido preparo.

gaia_burger_foto-divulgacao
Gaia Burger – Foto: Divulgação

Gaia Burger
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 350C – Centro
Telefone: (31) 98729-8827
Horários: Não informado

Continuando com os petiscos, outra alternativa é o Divino Café Bistrô. Além de servir refeições maravilhosas, os petiscos da casa são um caso à parte. As mini-almondegas e as iscas de filé ao molho gorgonzola são uma ótima pedida. Vale a parada.

Divino Café Bistrô
Endereço: Rua Nossa Senhora dos Prazeres, 665 – Centro
Telefone: (31) 98781-4431
Horários: Sextas, das 18h às 0h; Sábados, das 12h às 0h; Domingos, das 12h às 18h.

O que fazer

Além da gastronomia e do clima de montanha propícios ao romantismo, Lavras Novas é um lugar repleto de atividades ao ar livre, em meio à natureza. Entre diversas cachoeiras, vilas e mirantes, alguns deles não podem ficar de fora em sua visita.

Arraial/Vilarejo da Chapada: Um pequeno e carismático vilarejo de menos de 100 habitantes, cercado pela Serra do Trovão e Serra da Chapada. Patrimônio histórico nacional, suas casas datam do século XVII. É um lugar perfeito para quem procura sossego e contato com a natureza. No Arraial da Chapada se localizam algumas das mais belas cachoeiras da região.

Endereço: Estrada da Chapada, 100 – Ouro Preto
Como chegar: Saindo de Lavras Novas, siga pela Rua Nossa Senhora dos Prazeres e siga as placas indicativas para a Estrada da Chapada. Siga pela Estrada da Chapada por 9,5km até o Arraial/Vilarejo da Chapada.

Vista da Serra do Trovão – Foto:
Vista da Serra do Trovão – Foto: Maria Objetiva

Serra do Trovão: Um dos ícones naturais da região, a Serra do Trovão é um lugar perfeito para fazer uma caminhada, um piquenique ou passeio à cavalo. Com mais de 3km de extensão, a formação rochosa de 1467 metros de altitude proporciona uma vista linda dos vilarejos abaixo e um incrível ângulo para admirar o pôr-do-sol. Leve um agasalho. Afinal, quando o sol se põe, a temperatura tende a cair.

Endereço: Somente localização no mapa.
Como chegar: A forma mais fácil de chegar ao começo da trilha que dá acesso a Serra do Trovão a partir de Lavras Novas, é saindo da Rua Nossa Senhora dos Prazeres sentido a Praça da Igreja. Em seguida entre a direita na Rua do Chá e por ela seguir até o fim da estada de terra. A partir daí, uma trilha de aproximadamente 1 km até o topo, passando por diversos mirantes. Aconselha-se sempre a companhia de um guia.

Cachoeira dos Três Pingos: Uma das cachoeiras mais próximas a Lavras Novas. Leva esse nome pois sua queda d´água é formada por três fluxos separados. Esses fluxos formam uma pequena piscina abaixo da cachoeira, que infelizmente não dá para nadar, mas é propícia para se refrescar e relaxar curtindo a natureza e o som da água.

Endereço: Somente localização no mapa.
Como chegar: Saindo de Lavras Novas, siga pela Rua Nossa Senhora dos Prazeres em sentido à Praça da Igreja e entre à direita na Rua do Chá. Siga por ela sempre mantendo-se na estada principal nas bifurcações, e seguindo as placas indicativas. Quando chegar a placa que indica a cachoeira, siga por uma trilha fácil de 5 minutos até a queda d’água.

Cachoeira dos Namorados – Foto: Pousada Província

Cachoeira Namorados: A mais bela cachoeira da região, está localizada a 5,5 km de Lavras Novas, e o acesso é um pouco difícil por um estrada esburacada. Sua bela queda forma uma piscina natural com pouca profundidade, ideal para refrescar, afinal a água é bem gelada. Vale lembrar que o lugar tem alguma infraestrutura e é pago.

Endereço: Somente localização no mapa.
Como chegar: Saindo de Lavras Novas, siga pela Rua Nossa Senhora dos Prazeres em sentido à Praça da Igreja e entre à direita na Rua do Chá. Siga por ela sempre mantendo-se na estada principal nas bifurcações e seguindo as placas indicativa. Após chegar a placa que indica a cachoeira, abra e feche a porteira e então siga por uma trilha fácil de 5 minutos até a queda d’água.

Cachoeira Castelinho: Propícia ao banho, essa cachoeira fica próxima ao Arraial da Chapada. O percurso que leva até essa, que é uma das cachoeiras mais bonitas da região, é de aproximadamente 6 km, feito por estradas carregadas de história e beleza. O poço formado pela queda d’água é propício para o banho, pois é de uma profundidade razoável e quase nenhuma correnteza.

Endereço: Somente localização no mapa.
Como chegar: Saindo de Lavras Novas, siga pela Rua Nossa Senhora dos Prazeres e siga as placas indicativas para a Estrada da Chapada. Siga pela Estrada da Chapada por 9,5km até o Arraial/Vilarejo da Chapada. Siga a pé pela trilha ao lado da Igreja de Santana por cerca de 30 minutos.

Cachoeira do Falcão: É definitivamente a mais bonita e mais frequentada da região. Uma sequências de quedas maiores e outras menores, em meio a belas formações rochosas, dão origem a um poço gostoso para banho e uma praia de areia para um bom banho de sol.

Endereço: Somente localização no mapa.
Com chegar: Para se chegar até a Cachoeira do Falcão você deve seguir em direção ao Vilarejo da Chapada. No primeiro trevo, vire à esquerda. A cachoeira fica do lado direito da estrada. Pare o carro e desça à pé, não são mais do que 5 minutos de caminhada.

Ponte da Caveira – Foto:
Ponte da Caveira – Foto: Tharcio Oliveira

Por ser uma região de diversos spots naturais, as atrações nos arredores de Lavras Novas não param por aí. Vale a pena ainda conhecer a Ponte da Caveira, passear pelo vilarejo e fazer uma caminhada no cânion em Santo Antônio do Salto, se refrescar na Cachoeira da Caçamba, ou ainda se aventurar em algum passeio de quadriciclo com alguma das empresas que oferecem essa atividade: a QuadriCross, a Nefelibatas ou a Eco Aventura.

Não perca também os guias de BoituvaItatiaia, Analândia, Pedra Bela, Gonçalves, Ibitipoca, Tiradentes, Ilha Grande, CunhaBananal, São Francisco XavierPassa QuatroHolambra, PETAR, Praia Branca, PenedoSão Luiz do Paraitinga, CastelhanosVale Europeu, Santo Antônio do PinhalCampos GeraisCapitólio, e Serra da Canastra

 * Foto destaque: Yaroslav Blanter

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

11 de January, 2017

Share

Apresentado por

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

Comentários

  • Pessoal, esse foto é da Cachoeira dos Namorados que fica na Chapada dos Guimarães, não em Minas ;)

    - Claudney Neves
    • Arrumado Claudney, obrigada pelo toque. Foram tantos guias que acabamos trocando fotos aqui :(

      - Daniella Valentin

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.