Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Os sabores e belezas da Serra da Canastra

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de September, 2016

Share

Apresentado por

A Serra da Canastra possui um dos mais belos cenários naturais brasileiros, onde a natureza e a vida pacata do campo se confundem e convivem em harmonia perfeita. Berço dos muitos rios que formam as bacias dos rios Paraná e São Francisco, as paisagens da Serra tem começo mas parecem não ter fim. Misturando longínquos campos de relva que se deitam ao vento, lindas matas de vegetação atlântica e infinitas nascentes de água cristalina.

Cascata D'Anta - Parte Baixa - Trajeto

Nos lugarejos ao pé da serra, a vida no campo mantém as mesmas tradições de outrora, os carros de boi, o casario do séc. XIX e a produção do agora mundialmente famoso e premiado queijo da Canastra. Localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, a região de turismo ecológico da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio.

O Parque Nacional da Serra da Canastra é a maior atração da região. Criado em meados dos anos 70, o parque surgiu para proteger tanto a nascente do Rio São Francisco, como para assegurar a preservação de inúmeras espécies da flora e fauna cerrado, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, gaviões e espécies ameaçadas de extinção, como o pato-mergulhão e o tatu-canastra. O Parque possui diversas portarias, mas a mais utilizada é a Portaria 1, em São Roque de Minas, por ficar mais perto das atrações mais procuradas. E é partindo de São Roque de Minas que segue esse guia.

Como chegar

Caminhos da Serra 03

Partindo de São Paulo, o trajeto até São Roque de Minas, pelo caminho mais curto, tem cerca de 540km, então pode se preparar para umas boas 7h de estrada. Se quiser chegar mais rápido, mas não se preocupar em pagar pedágios (um pouco menos de R$50), saia pela Rodovia dos Bandeirantes, faça o anel de contorno em Campinas, e pegue a Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros até Mococa, na divisa com Minas. Siga as placas sentido Guaxupé, e de lá para Furnas e Piumhi. Passando por dentro da cidade, você chega à MG-341, que tem 58km asfaltados até São Roque de Minas. A partir de lá, a estrada segue toda de terra, e com muita emoção.

Se quiser fugir dos pedágios, e não se importar em dar uma volta maior, dá para ir pela Fernão Dias até Pouso Alegre, e de lá pela MG-179 até Alfenas. Até aqui vai tranquilo. Depois você tem que seguir pela MG-491 até Areado, a MG-184 até Alpinópolis até cair na MG-341, e seguir o trecho final de Furnas e Piumhi. Mas se prepare que são quase 50km a mais de estrada, e os trechos de terra intercalam-se com os asfaltados.

Onde ficar

Cascata D'Anta - Parte Baixa 03

Como por aqui hospitalidade é algo que se tem de sobra, escolher onde se hospedar é apenas uma questão do nível de conforto que se procura. Mas isso não significa que esses níveis sejam muito discrepantes. Em sua maioria, os hotéis e pousadas da região são bem simples e básicos.

Caso a idéia seja vivenciar um contato mais profundo com a Natureza, existem diversos campings nos arredores das cidades, ao pé da Serra. Geralmente com infraestrutura completa, como água quente e cozinha, e são ótimos para o verão. Basta escolher um deles, pagar a taxa de uso, estacionar seu EcoSport e armar seu Hotel EcoSport.

Onde comer

Quejos 01

Não há como não pensar em queijo quando se fala em Serra da Canastra. Encontrado em diversas formas, tamanhos, curas e pratos, o queijo da Canastra está por toda parte, marcando com seu sabor característico as receitas regionais. Imagine a boa e velha comida mineira, simples e cheia de história, preparada em um bom fogão à lenha. Agora imagine isso tudo com queijo da Canastra; é pão de queijo para lá, filé ao molho de queijo para cá, e por aí vai.

Existe um número relativamente pequeno de restaurantes nas cidades mais próximas do pé da Serra. Em São Roque de Minas, por exemplo, as opções mais interessante são mais singelas, com uma culinária variada. O Zagaia é um restaurante tradicional e um dos mais antigos da região. Instalado em um belo e rústico casarão no centro da cidade, possui um cardápio que varia entre entradas, petiscos, caldos, sanduíches, massas, pizzas com queijo da Canastra e pratos típicos da cozinha mineira, a especialidade da casa. Suas porções são bem servidas e a maioria dos pratos à la carte serve duas ou mais pessoas.

Zagaia – Bar, Restaurante e Pizzaria
Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves, 22 – Centro
Telefone: (37) 3433.1323

Horário: Diariamente, das 18 à 0h. Fechado às terças-feiras.

Outra opção na cidade é o Restaurante Vivá, que fica na pousada Canastra Adventure. O maior fogão a lenha da região, onde a comida mineira é muito bem servida e feita por duas chefs, uma paulista e uma mineira.

Restaurante Vivá
Endereço: Avenida Viente Picardi, 446
Telefone: (37) 3433.1641
Horário: Diariamente, das 12 às 22h

Na saída para Vargem Bonita, o Recanto do Surubim é uma das melhores escolhas a fazer. Além de estar aberto praticamente o dia inteiro, e de um terraço em meio as árvores, cercado pelo canto das aves da região, o lugar oferece delícias tradicionais da cozinha mineira. Ênfase para os pastéis de angú e para o inesquecível filé mignon ao molho de queijo. Da Canastra, claro!

Recanto do Surubim
Endereço: BR146, s/n – Estrada São Roque de Minas/Vargem Bonita
Telefone: (37) 8825.7535

Horário: De terça à sexta-feira, das 18h às 22h. Sábado, das 11h às 22h. Domingo, das 11h às 20h.

Para quem visita a Casca D’Anta e acaba cruzando com a fome no caminho, o Cozinha Original – Sabores da Canastra oferece um ótimo custo-benefício e fica pertinho da entrada do Parque que dá acesso à cascata. Um fogão de barro coberto pelos mais diversos pratos mineiros, o restaurante além de barato e acolhedor, oferece uma vista incrível da Serra. Se não for por conta da comida, a parada é obrigatória pela vista.

Cozinha Original – Sabores da Canastra
Endereço: Estrada de São José do Barreiro – Distrito de São Roque de Minas
Telefone: (37) 3433.2128

Já Vargem Bonita, a Toca do Lobo é uma opção para quem estiver voltando de alguma das cachoeiras nos arredores da cidade e procura um lanchinho. O lugar oferece vários tipos de sanduíches e porções para beliscar. Já o Sabor e Arte da Canastra, serve uma simples, mas deliciosa comida caseira.

O que ver

Cascata D'Anta - Parte Baixa 10 - Trilha

 

Enumerar todas as atrações da região da Serra da Canastra seria covardia. São tantas as belezas naturais e tantos recantos rurais para conhecer, que fica difícil escolher por onde começar.

Casca D’Anta

A Casca D’Anta é a maior queda do Rio São Francisco e um dos principais atrativos naturais da Serra da Canastra. Dividida em duas partes, parte alta e parte baixa, a cascata oferece um espetáculo incrível aos visitantes. Localizada no paredão sul da Serra, a cascata tem uma queda de 186m. Para acessá-la, é necessário deixar o carro na portaria e encarar uma caminhada de mais ou menos 30 minutos por uma trilha fácil. No pé da cascata, é necessário cautela, uma vez que o terreno é cheio de pedras escorregadias. O banho em seu poço de água gelada é liberado, só exige ainda mais cautela.

Cascata D'Anta - Parte Baixa 02

O acesso a parte alta se dá por uma difícil estrada de terra que sobre até o topo da Serra. Na parte alta, a 38 km de São Roque de Minas, o Rio São Francisco forma um cânion para descer a serra, onde encontra-se uma sequência de lindas cachoeiras e piscinas naturais, algumas inacessíveis e outras bem perigosas. Todo o topo da Serra é muito bem sinalizado, embora as estradas sejam difíceis. Recomenda-se utilizar um carro alto, como o EcoSport.

Capão Forro

Depois da Cascata D’Anta, um dos complexos de cachoeiras mais visitados na Serra da Canastra, é o Capão Forro. A série de quedas d’água fica bem próxima ao centro da cidade de São Roque de Minas, a menos de 5km. No local existem duas belas cachoeiras que se encontram e levam em direção a outra um pouco mais a frente, chamada de Cachoeira do Lobão.

Como chegar: O acesso é feito pela mesma estrada que leva à Portaria 1 do Parque Nacional e está sinalizada com placas indicativas. Entrada gratuita.

Mirante

Em uma parte ainda mais alta do topo da Serra, um mirante natural proporciona uma das mais lindas vistas panorâmicas do vale. De lá, é possível ainda visualizar parte da queda d’água da Cascata D’Anta, a imensa piscina formada pela queda, o rio seguindo seu serpentear entre as matas rumo ao Nordeste do país, além de uma vista incrível dos vilarejos ao pé da serra.

Topo da Serra - Mirante

Como chegar: Parte alta: é necessário pegar uma estrada de terra em direção a Portaria 1 do Parque Nacional da Serra da Canastra. De lá, mais alguns quilômetros de estrada de chão até o topo da Serra. Siga as placas indicativas na sequência. Parte baixa: Para acessar a parte baixa, é necessário entrar pela Portaria 2 do Parque Nacional, que fica no distrito de São Jose do Barreiro, há menos de 20km do centro de São Roque de Minas.

O ingresso do Parque Nacional custa R$ 9,00 por pessoa e dá direito a duas entradas no mesmo dia. Tanto para fazer a trilha, quanto para chegar ao mirante, é preciso atravessar o Rio São Francisco, que por hora é apenas um riacho, mas que em dias de chuva pode ser perigoso.

Topo da Serra - Cascata D'Anta 02

Nascente do Rio São Francisco

A Serra da Canastra é o grande berço de um dos rios mais importantes do país. Assim que se chega ao topo, a nascente do Rio São Francisco é o primeiro ponto de parada. No meio de um enorme campo, escondida na vegetação, uma pedra indica a nascente, que não está claramente definida. O pequeno córrego surge no meio de um charco, corre em direção a borda sul da Serra e despenca de forma graciosa, formando a primeira grande queda do rio.

Topo da Serra - Nascente do Rio SF 03

Ainda na nascente, existe um ponto de devoção católica, uma imagem de São Francisco de Assis, que abençoa aquela paisagem e o nascer dessas águas tão importantes.

Curral de Pedra

Conhecido também como Retiro dos Posses, sobrenome de família dos antigos proprietários, o Curral de Pedras é o que restou de uma antiga fazenda de uso temporário. Geralmente era utilizada no verão, quando o gado leiteiro era levado para o chapado da serra, onde as pastagens eram melhores.

O Curral de Pedra é uma memória das antigas tradições de muros de pedra, que ainda pode-se encontrar em toda região da Canastra. Um lugar perfeito para observar animais silvestres e apreciar a paisagem infinita da Serra ao entardecer

Produtores de Queijo da Canastra

Queijos 08

O maior astro da região da Canastra é o mundialmente famoso queijo. Produzido há séculos, o queijo feito no pé da Serra tem nome e sabor icônico, e já foi premiando mundo afora. Dentre os diversos produtores de queijo de região, destacam-se alguns dos mais conhecidos: Seu Onésio Leite da Silva, do Sítio Nossa Senhora Aparecida; Seu Zé Mário, da fazenda que leva seu nome, e do Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra, premiado na França.

Fazenda Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Estrada São Roque de Minas/Bambui, Km 1 / À esqueda + 3km
Telefone: (37) 9981.6286

Fazenda do Zé Mário
Endereço: Estrada para Cachoeira do Cerradão, Km 4,5
Telefone: (37)  9964.0614

Estância Capim Canastra
Endereço: Estrada Bambuí/São Roque de Minas, Km 3,5
Telefone: (37) 8898.3595

Esportes

A região da Canastra, por ser o berço de diversas belezas naturais, se tornou um destino famoso para quem gosta de esportes de aventura. Nas cidades ao pé da Serra, se multiplicam empresas que oferecem trilhas e passeios com veículos 4×4, trilhas para caminhada, rapel e trilhas de mountain bike. Para saber mais sobre os roteiros e empresas, procure um dos centros de informação ao turista espalhados pela região.

Topo da Serra - Nascente do Rio SF 05

Onde comprar

Na Serra da Canastra, ir às compras definitivamente não é o melhor programa. Mas para os que não querem sair de mãos abanando, existem pequenas lojas de artesanato e produtos coloniais espalhadas pela maioria das cidades da região. O que vale mesmo é ir parando e descobrindo cada uma delas.

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de September, 2016

Share

Apresentado por

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.