Viagem

São Francisco Xavier, um refúgio romântico escondido nas montanhas

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

09 de December, 2016

Share

Patrocínio

Encrustado no meio das montanhas verdes da Serra da Mantiqueira e protegido por uma exército de araucárias centenárias, São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos com pouco menos de 3 mil habitantes. De clima calmo e pacato, o lugar envolve os visitantes com um ar gostoso de interior, com sua rotina de ruas divididas entre cavaleiros e motoristas, sorriso largo, a simpatia dos moradores vendendo seus orgânicos colhidos da própria horta na praça da igreja e a natureza verde que os cercam.

img_7591

Famoso por ser um destino romântico e de inverno, o vilarejo oferece mais que só romantismo. Restaurantes de comida requintada e ambiente rústico, incontáveis rios e cachoeiras, montanhas que proporcionam vistas inesquecíveis, esportes radicais, observação de aves e diversas outras experiências em meio à natureza completam o programa de quem visita o lugar.

São Francisco Xavier sem dúvida vai além das expectativas de todos que a visitam. Uma perfeita convivência entre o campestre e o refinado, cheia de cores, sabores e sensações. Um lugar perfeito para se comer bem, contemplar a natureza e se encher de paz interior.

Como Chegar

img_7546

Quem parte de São Paulo tem que rumar para São José dos Campos, município do qual São Francisco faz parte. O caminho mais curto e rápido é pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116). Pegue a saída 152, cruzando por cima da estrada, e logo você cai na SP-050. O primeiro trecho, na Av. Senador Teotônio Vilela, é uma longa avenida que corta a cidade de São José. Chegando ao final dela, a SP-050 segue virando à esquerda na Av. Eng. Sebastião Gualberto. Depois de 1,5km nela, uma saída à esquerda dá acesso a um viaduto que cruza a ferrovia à direita, e cai na Av. Olívio Dutra, que segue o caminho até sair da cidade já com o nome de Rodovia Monteiro Lobato. Essa estradinha sinuosa de pista única serpenteia montanhas acima, passando pela cidade de Monteiro Lobato, até alcançar São Francisco Xavier.

Onde Ficar

img_7378

Como toda cidade banhada por rios e cheias de natureza, existem diversas opções de campings para armar o seu Hotel EcoSport. Basta escolher a localização, as amenidades disponíveis e se instalar.

Camping Canto dos Pássaros
Endereço:
Estrada Vereador Pedro David, 14300
Telefone: (12) 3926-1298
Horários: Diariamente das 8h às 23h.
Facebook

Camping Sítio Cheiro de Mato
Endereço: Estrada dos Ferreiras, 4505 – Bairro dos Ferreiras
Telefone: (12) 3204-7764
Horários: Diariamente das 8h às 0h.
Facebook

Onde Comer 

img_7384

Além das araucárias, o que mais se encontra na paisagem são ótimas opções para comer. Como mencionado acima, São Francisco Xavier é um importante destino turístico para casais. Logo, a rede de restaurantes é extremamente bem preparada para receber qualquer tipo de turista, do mais simples, ao mais exigente. Esteja ele sozinho, com cônjuge, em família ou com seu cãozinho. Se não todos, a maioria dos estabelecimentos da cidade é pet friendly. Um alívio para quem gosta de levar seu bichinho junto para viagem.

É na rua principal que se encontra grande parte dos restaurantes, em sua maioria nos primeiros quarteirões da cidade. Então, toda e qualquer refeição pode ser feita sem muita delonga. Basta estacionar seu EcoSport e caminhar em busca do lugar que mais lhe apetecer.

Já na chegada à cidade, o Villa K2 se destaca por contrastar com o resto do casario do vilarejo. O restaurante e empório tem arquitetura moderna, com clima descontraído e despretensioso que convida a adentrar o lugar. Além do empório com produtos daquela região, e de outros pequenos produtores do país a preços muito convidativos, a comida servida é um espetáculo a parte. A simplicidade e o carinho com os ingredientes se confundem com a sofisticação e o sabor das receitas. Sem mencionar que, na maioria, os ingredientes frescos, como as folhas das saladas e os temperos, são cultivados no terraço da casa. Esse terraço pode-se visitar e ter uma vista esplêndida de toda São Francisco Xavier.

Villa K2 Restaurante
Endereço: Largo São Sebastião, 37
Telefone: (12) 3926-1631
Horários: Segunda, das 12h às 16h; Terça e quarta, fechado; Quinta, das 12h às 16h; Sexta e sábado, das 12h às 22h30; Domingo, das 12h às 18h.

Devido a seu clima propício, a região é famosa pela qualidade no cultivo da truta. Grande parte dos restaurantes oferece pratos com o peixe em seu cardápio. É o caso do Restaurante João de Barro, cujo menu se divide entre delícias feitas com truta, risotos e massas caseiras. Com decoração rústica e atendimento atencioso, chama-se atenção para o filé de truta acompanhado de risoto de pinhão e para o risoto de arroz preto, ambos de comer de joelhos.

Como acontece em muitos estabelecimentos, no João de Barro a parte dedicada à venda de comidas e bebidas também vale a visita. Produtos regionais, como os vinagres de amora e framboesa e a manteiga artesanal, são itens que precisam ir para a sua sacola.

Restaurante João de Barro
Endereço: Rua XV de Novembro, 45
Telefone: (12) 99767-1661
Horários: Sexta e sábado, das 11h às 23h; Domingo, das 11h às 21h.

Falando em peixe, quem quiser curtir uma comida asiática, vale uma paradinha no Yoshi. O restaurante tem uma ótima seleção de sushis, sashimis e outros pratos asiáticos, preparados com muito capricho e cuidado, e servidos em um espaço com decoração temática e aconchegante.

Yoshi Culinária Asiática
Endereço: Rua XV de Novembro, 345
Telefone: (12) 3926-1806
Horários: Sexta, das 16h às 21h30; Sábado, das 12h às 22h30; Domingo, das 12h às 21h30.

Já a grande estrela da região quando o assunto é peixe é o Restaurante Serra das Águas. Do mesmos donos do Restaurante João de Barro, o local, além de um restaurante, é também um espaço de truticultura. Localizado há alguns quilômetros do centro, a experiência de estar lá vale qualquer desafio. Um encontro entre a natureza e a gastronomia, que tem como testemunhas as araucárias, cachoeiras, a vista deslumbrante, e o paladar de quem passar por lá.

A varanda do Serra das Águas, de frente para a mata
A varanda do Serra das Águas, de frente para a mata

Depois de se deliciar com os pratos, vale um passeio pelo trutário, ou ainda encarar uma trilha relativamente fácil por entre belas matas, rumo a alguma das cachoeiras que ficam dentro dos limites do restaurante. Vale lembrar que a subida pode parecer difícil no começo, mas logo o esforço é recompensado.

Restaurante Serra das Águas
Endereço: Estrada do Bairro Santa Cruz, Km2
Telefone: (12) 999767-1661
Horários: Sábado e domingo, das 11h às 17h.

Para os mais básicos, que não abrem mão da qualidade, a Caboclo Pizzaria oferece deliciosas pizzas preparadas artesanalmente uma a uma. Os ingredientes são de qualidade e carinhosamente selecionados. As redondas são assadas em forno à lenha, de massa fina e crocante e servidas na pedra, o que as mantém quentes por muito mais tempo. O ambiente, embora rústico, é extremamente confortável e o atendimento, excelente.

Caboclo Pizzaria
Endereço: Rua XV de Novembro, 480
Telefone: (12) 3936-1346
Horários: Sexta e sábado, das 18h às 0h; Domingo, das 18h às 22h.

Para Petiscar

A variedade de queijos no NEO é de encher os olhos
A variedade de queijos no NEO é de encher os olhos

Seguindo também uma linha mais sofisticada, porém sem pretensão, o NEO Armazém traz os sabores dos melhores queijos nacionais e internacionais para São Francisco Xavier. Inaugurado há pouco menos de um ano, o lugar oferece uma seleção vasta de produtos como queijos, pães, embutidos, doces e bebidas. Seja para consumir no local ou para levar para casa. Atenção especial para as tábuas de queijos e para a burrata, perfeitos para beliscar enquanto se bate um papo, e para o pudim de leite de cabra.

NEO Armazém
Endereço: Rua XV de Novembro, 102
Telefone: (12) 3926-1357
Horários: Quarta e quinta, das 10h às 19h. Sexta, das 13h às 22h; Sábado, das 10h às 22; Domingo, das 10h às 17h.

Se a idéia é fazer só um lanche ou petiscar algo, dê uma paradinha no Seu Xico, no Xica Café ou ainda na padaria Sol Nascente. A varanda do Seu Xico tem uma bela vista para a praça da Igreja de São Francisco, onde dá para comer uma porçãozinha enquanto relaxa para seguir para o próximo passeio.

No Xica Café, além das delícias que a casa oferece, também é possível admirar uma bela paisagem enquanto se delicia com um dos diversos bolos do balcão, acompanhadas de um cafezinho. O lugar ainda dispõe de uma lojinha de artesanato, repleta de presentes para a casa manufaturados por artesãos da região.

img_7361

Já a Padaria Sol Nascente é uma típica padaria do interior. Produtos frescos como pães e queijos para levar para casa, mas se a fome bater ali mesmo, eles podem ser servidos em mesas na rua, onde pode-se ficar assistindo o vai e vem de pessoas pela principal rua de São Chico.

Seu Chico Pratos e Petiscos
Endereço: Praça Cônego Antônio Manzi, 88
Telefone: (12) 3926-1276
Horários: De quarta a domingo, das 11h às 23h.

Dona Xica Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 104
Telefone: (12) 3926-1143
Horários: Quarta a domingo, das 9h às 18h.

Padaria Sol Nascente
Endereço:
Rua XV de Novembro, 82
Telefone: (12) 3926.1512
Horários: De segunda a domingo, das 6h às 21h.

O Que Ver/Fazer

São Francisco Xavier é definitivamente um lugar onde a natureza é quem reina absoluta. A maioria das atividades está diretamente ligadas à natureza, sejam elas mais calmas, como um passeio à cavalo, ou radicais como o rapel. O fato é que não faltam opções para ver ou fazer.

img_7626

À primeira impressão, o caminho para o Mirante da Pedra do Porquinho (ou Pedra de São Francisco) parece interminável. Mas não é. O fim é recompensador. Localizada no topo de uma colina já no Município de Monteiro Lobato que é vizinho a SFX, o Mirante proporciona uma vista extraordinária de 360 graus do Vale do Paraíba abaixo e, em determinadas partes, o horizonte se estende até onde a vista alcança.

Por ser um lugar de acesso quase totalmente de carro, – é necessária uma caminhada de aproximadamente 50m do estacionamento até a pedra – o passeio é totalmente democrático, podendo facilmente ser feito por crianças e idosos.

Embora esteja em propriedade particular, não é necessário pagar nada para entrar. O lugar ainda conta com uma área de estacionamento e uma pequena lanchonete.

Como chegar: Para chegar ao Mirante da Pedra do Porquinho saindo do São Francisco Xavier, pegue a estrada Vereador Pedro Davi, sentido Monteiro Lobato/São José dos Campos. Entre na quarta bifurcação à esquerda, na Estrada do Rio Manso. A partir daí, é só seguir a sinalização que indica o caminho (Pedra de São Francisco). Entrada Gratuita – Sem informação de horários

img_7423

Localizada a 3 km do centro de São Francisco Xavier, a Cachoeira Pedro Davi é uma das mais visitadas da região. Sua infraestrutura e cuidado impressionam à primeira vista. Ao chegar, um estacionamento organizado e um portal dão a cara de parque ao lugar, embora seja apenas um espaço público.

Para chegar até a queda d’água, uma trilha pavimentada e com proteção margeia o rio e se abre em alguns mirantes pelo caminho. Na chegada, uma ponte-pênsil possibilita a travessia segura do rio, que na margem oposta oferece uma espécie de piscina natural propícia ao banho. Da ponte ainda se tem uma vista panorâmica da cachoeira, que tem aproximadamente 15 metros de altura.

img_7447

Para os mais aventureiros, é possível seguir trilhas pelas margens do rio, rumo a picos mais altos e outras quedas d’água.

Como chegar: Saindo do Centro do São Francisco Xavier, contorne a Praça Cônego Antônio Manzi e vire à direita, seguindo a estrada E. A. Graciano em direção a Joanópolis. Pela estrada, é só seguir a sinalizacão indicativa. Entrada Gratuita – Sem informação de horários

No trajeto pela estrada rumo à Cachoeira Pedro Davi, certamente as placas das Bruxinhas do Mato vão lhe chamar a atenção. Localizado em um cantinho do bairro Machado, a cerca de 2km do centro de São Francisco Xavier, cercado por canteiros aromáticos e montanhas, fica esse charmoso espaço, perfeito para alinhar as conexões com a natureza.

As ‘bruxinhas’ oferecem banhos de imersão feitos com ervas e flores colhidas na hora, com uma vista deslumbrante para as montanhas. Além disso, o espaço tem ainda massagens, escalda-pés com reflexologia, calatonia, reiki e uma linha de produtos naturais, sempre com a finalidade de ajudar a restabelecer a harmonia do corpo físico e emocional.

img_7658

Se não para um banho ou uma massagem, vale uma paradinha para sentar e relaxar tomando uma água aromatizada enquanto se admira a natureza ao redor.

Bruxinhas do Mato
Endereço: Estrada do Machado, 1305
Telefone: (12) 3926.1364
Horários: Sexta e domingo, das 10h às 19h. Sábado e feriados, das 10h às 20h.
Facebook

Localizado no Bugre, uma subdivisão do bairro de Santa Bárbara em São Francisco Xavier, o Haras MK Valfena oferece passeios pelos arredores da sede, que aproveitam as belas vistas, as matas e os caminhos pitorescos da região. Uma maneira tranquila e segura para todas as idades desfrutarem da natureza. O haras ainda oferece passeios mais específicos, como a Cavalgada da Lua, feita à noite, e viagens mais longas à cavalo.

Haras MK Valfena
Endereço: Estrada das Siriemas, 2008 – Santa Bárbara
Telefone: (12) 97421-4697
Horários: Segunda a sexta, somente com agendamento. Sábado e domingo, das 9h às 18h.
Facebook

Para os aventureiros de plantão, a Mantiqueira Ecoaventura promove diversas atividades esportivas em meio à natureza, que vão desde uma simples descida de rapel, até a conhecida “Travessia Entre Cumes de São Francisco Xavier”. Ela consiste de uma trilha que percorre um trecho de aproximadamente 17km da Serra da Mantiqueira, passando por picos que chegam a mais de 2000 metros de altitude.

Mantiqueira Ecoaventura
Endereço: Rua XV de Novembro, 18001
Telefone: (12) 3926-1279
Horários: Diariamente, das 08h às 18h.

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

09 de December, 2016

Share

Patrocínio

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter