Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Penedo, a Finlândia brasileira

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

06 de December, 2016

Share

Apresentado por

Quem diria que a Finlândia teria uma capital brasileira, e quem diria ainda que ela seria no Rio de Janeiro. Mas é em Penedo que a Finlândia fincou sua bandeira no Brasil. Basta acessar o site oficial e você já começa a treinar uma língua nada fácil, o finlandês.

A história começou em 1927 quando o agricultor finlandês Toivo Uuskallio deixou os glaciais para trás para emigrar no longínquo sul do planeta, em busca de uma vida mais simples, vegetariana, natural e, claro, solar. Desembarcou por aqui ao lado de sua esposa Lisa e mais três homens que resolveram acompanhar Toivo em seus sonhos.

Fotos da viagem de iuri e joana para Penedo - RJ - BR.
Fotos da viagem de iuri e joana para Penedo – RJ – BR.

Um ano após retornou à sua terra natal, onde publicou o livro “Na viagem em direção à magia do trópico”, com suas impressões sobre o novo reino conquistado, e decidiu aí fundar oficialmente uma colônia finlandesa vegetariana em Penedo. Foi tão bem sucedido em seus planos, que em 1929 comprou a Fazenda Penedo, localizada no Vale do Paraíba, e instalou lá o início da história do município que nasceria em breve. Entre 1927 e 1940, 296 finlandeses desembarcaram no Porto do Rio de Janeiro.

Ainda hoje os bailes de polca e mazurca resistem ao tempo, acontecendo sempre no primeiro sábado de cada mês.

Penedo pertence ao município de Itatiaia, mas fica mais próximo a Resende. Fica quase à beira da Rodovia Presidente Dutra e é cercada pela Mata Atlântica. É destino perfeito para quem gosta de clima de serra, cheirinho de mato, de fazer trilhas, escalar, tomar banho de cachoeira, comer bem e até mesmo quer conhecer a Casa Oficial do Papai Noel, como é chamado o Shopping Pequena Finlândia.

Como chegar

São cerca de 270 quilômetros que separam São Paulo de Penedo. O jeito mais fácil para chegar lá a partir da capital paulista é via Rod. Presidente Dutra (BR-116). A partir dela, dirija até a saída 311 da Via Dutra, pegue a entrada RJ-163, que fica entre Itatiaia e Resende. Em 4km estará entrando em Penedo. Não há mistério. Em menos de quatro horas você estará vendo a placa “Pequena Finlândia”, presa à imagem do Papai Noel, mesmo que não seja Natal.

Onde comer

Penedo é um pequeno paraíso gastronômico. Apesar de pequena, a capital finlandesa possui mais de 50 restaurantes, abraçando as mais variadas cozinhas. A cidade é um destino perfeito para casais, por isso lugares com ar romântico também não faltam. A região da Mantiqueira é rica na criação de truta, e por lá ela é também estrela. Em Penedo é possível encontrar do churrasco à comida mexicana, da italiana à peruana, da japonesa à alemã. E a finlandesa? Ela capricha mesmo é nas guloseimas. Vale lembrar que, por Penedo ter no Turismo sua principal economia, os restaurantes são mais caros do que estamos acostumados. E não deixe de explorar as docerias e cafés da cidade, que tem o chocolate como especialidade.

jardim-secreto_divulgacao

O Jardim Secreto fica escondido numa das últimas ruas de Penedo. O restaurante ocupa um casarão charmoso cercado por um jardim, onde móveis clássicos se espalham por seus diversos cômodos. A cozinha é comandada pelo chef Fabiano de Almeida, que apresenta um cardápio diversificado da cozinha brasileira, influenciada pela mediterrânea e italiana. As opções passam por carnes, aves, peixes, risotos, massas, saladas, além de uma ótima carta de vinho. Gosta de truta? Então não deixe de experimentar a preparada por eles. O Jardim Secreto é também um lugar perfeito para um jantar romântico. Para não se decepcionar com uma longa espera, recomenda-se reservar uma mesa.

Jardim Secreto
Endereço: Av. das Três Cachoeiras, 3899, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-2516
Horários: Terça a Quinta, das 19 às 23h; Sexta, das 19 à 0h; Sábado, das 12 às 17h e 19 à 0h; Domingo, das 12 às 17h. Não abre às segundas.

petitgourmet_foto-divulgacao

O Petit Gourmet é considerado por muitos o melhor restaurante de Penedo. O clima é descontraído e o ambiente, simples. É uma boa opção tanto para vegetarianos, quanto para quem ama uma boa carne. Os pratos são bem servidos e, dependendo da fome, dá para duas pessoas tranquilamente. Para os amantes de carne, a boa pedida é o Angus Beef, bife de contra-filé acompanhado de batatas rústicas, arroz, farofa e molho. Para vegetarianos há boas opções como a moqueca vegetariana e o petit vegetariano, um mix de cogumelos trufados com rúcula orgânica e flores comestíveis. O preço é bem acessível e é um bom local para grandes grupos.

Petit Gourmet
Endereço: Av. Brasil, 734, Centro, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1097
Horários: Segunda a Sábado, das 11 às 22h; Domingo, das 11 às 16h.

rei-das-trutas_divulgacao

Não há como visitar a região da Mantiqueira e não degustar uma boa truta. O especialista no assunto em Penedo é o clássico Rei das Trutas, como o próprio nome diz. O restaurante, que já tem mais de 30 anos de história, tem opções de truta preparadas dos jeitos mais inusitados possíveis, como truta com chutney de manga, com nozes, com gorgonzola e até mesmo com bacon. Para quem prefere um clássico, vá de Truta à Belle Menuière, servida com alcaparras, camarão e champignon. São 25 opções só de pratos feitos à base do peixe. O cardápio traz também outros como badejo, bacalhau, salmão, linguado, e ainda carnes, massas e saladas. Os pratos servem duas pessoas, mesmo estando indicado que é só para uma.

Rei das Trutas
Endereço: Rua das Mangueiras, 69, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1387
Horários:  Segunda a Quinta, das 11 às 22h; Sexta e Sábado, das 11 às 23h; Domingo, das 11h30 às 18h.

Quem preferir sair do circuito óbvio e quiser se embrenhar pela cozinha nipo-peruana, o Yanuq Sushi Lounge pode entrar na lista. O restaurante é pequeno e, por vezes, concorrido. Tem rodízio para quem não quer arriscar, mas há também ceviches e até mesmo a surpresa do chef, para quem quer ser surpreendido.

Yanuq Sushi Lounge
Endereço: Avenida das Mangueiras, 1849, loja 08, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1799
Horários: Terça a Sexta, das 19 à 0h; Sábado, das 12 às 16h e 19 à 0h; Domingo, das 12 às 16h. Não abre às segundas.

O Aglio e Olio é daqueles restaurantes gigantes para reunir a família e os amigos. Lugar não falta e qualidade também não. As massas são fartas, bem preparadas e deliciosas. O Parmegiana com Nhoque é maravilhoso. E, claro, tem uma lasanha com truta (e até de bacalhau) para quem estiver no clima da região. Além das massas e risotos, tem pratos à base de carnes, peixes e três tipos de saladas. Os pratos dão tranquilamente para dividir em duas pessoas. O atendimento é bem simpático. Não é restaurante para impressionar, é restaurante para comer bem.

Aglio e Olio
Endereço: Rua das Velas, 220, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-2292
Horários: Segunda a Quinta, das 12 às 23h; Sexta e Sábado, das 12 à 0h; Domingo, das 12 às 18h.

pequena-suecia_foto-divulgacao

Não é só a Finlândia que está presente em Penedo. A vizinha Suécia também marca uma pequeno território por lá. O restaurante Pequena Suécia tem cozinha internacional e fica dentro do hotel de mesmo nome. O menu é diversificado e conta com algumas especialidades escandinavas como as tradicionais almôndegas, arenque em conserva, gravlax, mas também tem massas, carnes, aves, peixes, sopas, crepes, além de duas opções vegetarianas. Os preços são bem razoáveis. Caso queira esticar ao som de um bom jazz e blues ao vivo, o Jazz Village fica também no hotel e vale a visita.

Pequena Suécia e Jazz Village
Endereço: Rua Toivo Suni, 33, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1275 / 1343

O que fazer

Penedo é um ótimo refúgio para quem quer se embrenhar na natureza, mas também não dá para partir de lá sem visitar a “Pequena Finlândia” mais famosa do Brasil. Aos pés do Parque Ecológico do Itatiaia, a região é cheia de cachoeiras e trilhas.

As Três Cachoeiras são bem próximas à cidade. Tem uma queda d’água de 3m de altura, que se esparrama por uma agradável piscina natural. Se a água gelada é de fato um bom lugar para refrescar a alma e aquietar o espírito, não deixe de visitá-la. O acesso é bem fácil e um jeito divertido de chegar até ela é alugando um quadriciclo. A cachoeira conhecida como ‘Três’ fica próxima à avenida homônima, continuação da Av. das Mangueiras, a principal de Penedo. Essa é a primeira cachoeira de três, que ficam próximas à cidade, portanto a mais lotada.

A Cachoeira de Deus fica a apenas 6km do centro da cidade, um pouco adiante das Três Cachoeiras. Quem quiser aproveitar para melhorar o condicionamento físico, o trecho é feito em uma fácil caminhada de uma hora. Já se preferir ir de carro, é só pegar a Av. das Mangueiras (a principal), seguindo para o Norte, até a altura do Hotel Fazendinha. A cachoeira tem uma queda d’água de 15m de altura, ótima para refrescar e dar aquela chacoalhada na alma.

As Cachoeiras do Rio Palmital são menos conhecidas por serem um pouco mais distante da cidade e ter acesso mais difícil. Para chegar até ela são necessários vinte minutos de caminhada sobre pedras e em trilhas. O presente são as várias quedas d’água, piscinas naturais e grutas. Mesmo durante o verão elas são mais tranquilas. O acesso é feito via Vale do Ermitão, que fica antes do Hotel Serra da Índia. Prepare-se que a água é bem gelada. Recomenda-se levar repelente.

A Serrinha do Alambari fica a caminho de Visconde de Mauá, na RJ-163. O local é um recanto ecológico e área de preservação ambiental. É um convite irrecusável para quem ama natureza, mas requer um dia dedicado a ela. Lá são encontradas cachoeiras de águas límpidas e poços como o Poço da Esmeralda, o mais bonito da região, Poço da Pinguela, Poço Dourado, Poço da Saúna, Poço da Champagne e do Bananal. As trilhas são bem sinalizadas e não há necessidade de contratação de guia. A história por ali começou com a instalação do Camping Club Brasil, ainda nos anos 1970. O Poço da Esmeralda, o mais procurado, tem acesso direto por dentro do camping alcançado por uma trilha de 15 minutos. Há outras cachoeiras e dois poços bem recomendados, do Céu e do Dinossauro, mas é necessário contratação de guia, que pode ser feita diretamente no camping, e ter uma boa experiência em caminhadas.

Como chegar: São cerca de 20 minutos dirigindo a partir do centro de Penedo. Saia da cidade em direção à RJ-163. Para chegar nela, siga direção sul pela Av. Penedo, entre à esquerda na Av. da Casa das Pedras até a RJ-163

O Museu Finlandês Dona Eva surgiu de uma coleção particular aberta ao público desde 1982. Em 1993 a coleção foi doada para o Clube Finlândia, hoje responsável pelo acervo, que conta com mais de mil objetos do início do século 20 trazidos da Finlândia. Tem tapeçaria, todas feitas no tear manual, trajes típicos, objetos de vidro, artesanato, coleção de bonecas, livros, folhetos, revistas e fotografias, que mostram um pouco da história do país. Ele fica dentro do clube Finlandês e ainda se encontra organizado de forma provisória, mas a história é bem interessante.

Museu Finlandês Dona Eva
Endereço: Av. das Mangueiras, 2.601, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1374

Quem passar pela cidade no início do mês poderá assistir a um tradicional baile finlandês. A festa acontece sempre no primeiro sábado do mês, sempre às 21h, no Clube Finlândia.

Clube Finlândia
Endereço: Av. das Mangueiras, 2.601, Penedo/Itatiaia
Telefone: (24) 3351-1374

Para comprar

pequena-finlandia_autor-sergio-ziliotti
Foto por Sérgio Ziliotti

No meio da cidade de Penedo há a famosa Pequena Finlândia, um charmoso shopping a céu aberto, cheio de casinhas típicas finlandesas de madeira colorida. Tem um jardim bem cuidado e lojinhas que vendem chocolates, presentes, artesanato, guloseimas, objetos de decoração e, claro, é onde fica a casa do Papai Noel.

Pequena Finlândia
Endereço: Rua das Velas, 100, Penedo/Itatiaia

Não perca também os guias de Itatiaia, Analândia, Pedra Bela, Gonçalves, Ibitipoca, Tiradentes, Ilha Grande, CunhaBananal, São Francisco XavierPassa QuatroHolambra, PETAR, Praia Branca, PenedoSão Luiz do Paraitinga, CastelhanosVale Europeu, Santo Antônio do PinhalCampos GeraisCapitólio, e Serra da Canastra

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

06 de December, 2016

Share

Apresentado por

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.