Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia para curtir o SXSW 2024 sem perrengue

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

31 de January, 2024

Share

Na contagem regressiva para mais um SXSW, aqui estamos com uma nova edição do Guia SXSW do CoP.  Lá se vão 9 anos desde que comecei a publicar essa curadoria e ainda há o sentimento de encontrar algo novo!

No vuco-vuco que precede cada edição do SouthBy, esse guia foi criado para ser sua luminária! Não é pra ser lido de uma vez só, mas aos poucos para se preparar e liberar espaço em sua mente para que você deixe de lado preocupações banais, como “onde vou comer?”

Agora, quer saber o que estou esperando do festival queridinho dos criativos e inovadores esse ano? Para começo de conversa, acho que o SXSW 2024 tem tudo para ser uma edição que vai bombar. Em 2022, depois do cancelamento em cima da hora da edição de 2020 e da suspensão da edição de 2021, o retorno foi muito marcante, sem dúvidas. Mas, esse ano, o pré-evento já está com uma vibe diferente.  E a minha principal previsão (quem não sabe, eu incorporo a Mama Nessa para adivinhar o que vai rolar…) é.. fila! E reclamação de fila!

Isso é porque vai encher, preparem-se! Já não tem hotel no primeiro fim de semana. A delegação brasileira já se prova a maior fora dos EUA.

Boa parte disso se deve ao grande número de excursões corporativas organizadas para levar grupos de executivos brasileiros ao SXSW 2023. Nosso protagonismo, portanto, deve ser grande tanto na audiência como nos palcos, onde teremos a Ministra Anielle Franco, a Nat Arcuri e a Hotmart, Isso para não falar que, pela primeira vez, uma empresa brasileira, o Itaú, está patrocinando o SXSW. Eu, Vanessa Mathias, também estou na programação, junto com a Luciana Bazanella, num meetup em torno da economia criativa brasileira, com apoio da Hotmart – contei mais sobre a presença do Brasil no SXSW 2023 neste post.

Vejo pela frente uma edição histórica, o que também me faz pensar em muitas filas longas… Portanto, leia com atenção redobrada as dicas sobre como fazer sua agenda.

O que posso dizer sobre os tema? Primeiro, embora NFT tenha sido uma das estrelas das ativações do SXSW 2022, não espero ver muitas ativações relacionadas (como ouvi por aí, NFT is the new paleta mexicana). Por outro lado, questões como identidade digital e transparência devem estar em alta na edição 2023. 

Os debates sobre clima e sustentabilidade vão, certamente, manter seu lugar cativo, no entanto, o foco deve ser mais voltado a questões práticas, tais como instituições de proteínas e formas de energia, por exemplo.

Outra aposta que eu faço é sobre Web 3.0, só que não na incansável discussão em torno de criptomoedas. Acho que atingimos um novo patamar neste debate e que, no SXSW 2023, a concentração será mais em conteúdos relacionados a outras formas de descentralização das decisões dentro da internet e na formação de novas comunidades.

No mais, como sempre, aguardo ser positivamente surpreendida, já que esse tem sido o compromisso do SouthBy desde que nos conhecemos há alguns anos. Espero que você siga na mesma expectativa!

Contribuíram para o Guia Renata Lea e Lalai Persson

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

31 de January, 2024

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Excelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!

    - Paula
  • undefined

    - Sheila

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.