Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Na contagem regressiva para mais um SXSW, aqui estamos com uma nova edição do Guia SXSW do CoP. Lá se vão 10, eu disse DEZ anos desde que comecei a publicar essa curadoria e ainda há o sentimento de encontrar algo novo!
No vuco-vuco que precede cada edição do SouthBy, esse guia foi criado para ser sua luminária! Não é pra ser lido de uma vez só, mas aos poucos para se preparar e liberar espaço em sua mente para que você deixe de lado preocupações banais, como “onde vou comer?”
Agora, quer saber o que estou esperando do festival queridinho dos criativos e inovadores esse ano? Para começo de conversa, acho que o SXSW 2024 tem tudo para ser uma edição que vai bombar. Sempre comentamos que mudou de onda de disseminação – mais corporate, mais executivos. Se por um lado a vibe artística de Austin anda um pouco comprometida, por outro, cada vez mais empresas e líderes abrem a cabeça para um mundo que vem surgindo.
Isso é porque vai encher, preparem-se! Já não tem hotel no primeiro fim de semana. A delegação brasileira já se prova a maior fora dos EUA (de novo).
Boa parte disso se deve ao grande número de excursões corporativas organizadas para levar grupos de executivos brasileiros ao SXSW 2024. Aliás, eu mesma, Vanessa Mathias, também tenho uma jornada que pretendemos ser menos “turismo de luxo” e sim um movimento de transformação pessoal. Se transformamos empresas, transformamos a sociedade. Aproveitando o auto-jabá também estou na programação, junto com a Luciana Bazanella, num meetup em torno da economia criativa brasileira.
Vejo pela frente uma edição histórica, o que também me faz pensar em muitas filas longas… Portanto, leia com atenção redobrada as dicas sobre como fazer sua agenda.
O que posso dizer sobre os tema? Bom, AI já foi o da última edição. Rumo a um futuro “centauro” onde democratizamos o acesso é a aposta óbvia. Os debates sobre clima e sustentabilidade vão, certamente, manter seu lugar cativo, no entanto, o foco deve ser mais voltado a questões práticas, tais como instituições de proteínas e formas de energia, por exemplo.
Outra aposta que eu faço é sobre Web 3.0, só que não na incansável discussão em torno de criptomoedas. Acho que atingimos um novo patamar neste debate e que, no SXSW 2024, a concentração será mais em conteúdos relacionados a outras formas de descentralização das decisões dentro da internet e na formação de novas comunidades – incluindo governos.
No mais, como sempre, aguardo ser positivamente surpreendida, já que esse tem sido o compromisso do SouthBy desde que nos conhecemos há alguns anos. Espero que você siga na mesma expectativa!
Contribuíram para o Guia Renata Lea
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsExcelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!
undefined
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.