Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Passa Quatro: aventura e história se encontram na Mantiqueira

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de December, 2016

Share

Apresentado por

Encravada na Serra da Mantiqueira, Passa Quatro é um paraíso com sua natureza privilegiada. Florestas com matas nativas, cachoeiras, parques, estradas rurais, perfeitas para um passeio em um 4×4 em seus 370km de estradas. A pequena cidade possui construções coloniais do final do século 19 em perfeitas condições.

Passa Quatro fica na Estrada Real, o antigo caminho que levava viajantes de São Paulo ou Rio a Minas Gerais. A população atual é de cerca de 15.000 habitantes. A história da cidade é de longa data. Ninguém sabe ao certo quando começou, mas há interpretações que afirmam que o local foi percorrido por expedições portuguesas de reconhecimento ainda no primeiro século de colonização do Brasil. Outros consideram que a armada de Martim Afonso de Souza esteve na região em 1531. E ainda há outras versões, mas nenhuma delas totalmente confirmada por falta de registros históricos. O que se tem certo são os 300 anos de histórias e 100 anos como município. Passa Quatro ganhou relevância após a descoberta do ouro em Minas Gerais na virada do século 17 para o 18, pois tornou-se parte da rota principal entre as capitais do Sudeste.

estac%cc%a7a%cc%83o-de-trem-passa-quatro-daniel-garcia-neto
Foto: Daniel Garcia Neto (CC BY 2.0)

A cidade abrigou ainda, em 1912, uma expedição científica internacional para estudar a ocorrência de um eclipse solar. Foi também palco de dois episódios militares brasileiros, as revoluções de 1930 e 1932. Em 1941 ganhou o título de Estância Hidromineral pelas propriedades medicinais oriundas de suas fontes de águas oligo-minerais.

Por lá, o passeio mais famoso é o da maria-fumaça, uma antiga locomotiva datada de 1929. São duas horas percorrendo seus 10km, entre o centro da cidade e a Estação Coronel Fulgêncio, já na divisa com São Paulo. A cidade é charmosa, bem cuidada e hoje é uma ótima rota de fuga para quem quer se embrenhar na natureza da Serra da Mantiqueira.

Já Itanhandu acompanha Passa Quatro na história. O que as separa são 15 quilômetros apenas de distância. A população tem praticamente o mesmo tamanho, mas as atrações são menores. Itanhandu é conhecida como “Cidade Saudável” por conta do clima puro e belezas naturais. A cidade também possui belas cachoeiras, que são formadas a partir de seus vários rios. O principal deles é o Rio Verde, que forma várias corredeiras, cachoeiras e poços em sua extensão.

Se for a Passa Quatro, vale a pena conhecer Itanhandu.

Como Chegar

Restaurante Villa Comini - Divulgação
Restaurante Villa Comini – Divulgação

Saindo de São Paulo, siga pela Rod. Presidente Dutra (BR-116) até Cachoeira Paulista, onde se deve pegar a saída 34 para Cruzeiro. Seguindo a SP-52, depois de Cruzeiro a estrada sobe a Serra da Mantiqueira. Entrando em Minas Gerais, a estrada passa a ser MG-158 e aproximadamente 8 quilômetros depois você chegará em Passa Quatro. Itanhandu fica na mesma estrada, 9 quilômetros adiante, não tem erro.

Onde comer

O Restaurante Taipas Branca oferece comida mineira caseira feita em forno à lenha. O restaurante é bem simples, com mesas espalhadas num jardim, onde se encontra uma piscina natural, deixando o lugar ainda mais bonito. Eles servem buffet por preço único e prepare-se para comer até sair rolando. Só de opções de doces, são mais de 50.

Restaurante Taipas Branca
Endereço: Estrada para o Pico do Itaguaré | Pousada Taipas Branca
Telefone: (35) 9965-1634

Horários: Todos os dias das 6h à 00h

A caminho da Cachoeira do Andorinhão (veja abaixo), no bairro Paiolinho, fica o Rancho do Zé. Dizem que a batata frita deles é imbatível e os preços são honestos. O lugar também é simples e fica em meio à mata, com direito à quedas d’água para refrescar depois (ou antes) do almoço.

Rancho do Zé
Endereço: Rancho do Zé – Paiolinho 37460-000, Passa Quatro
Telefone: 35 9144-9439
Horários: Sábado e Domingo das 10h00 às 19h00

O Restaurante Villa Comini é pequeno, aconchegante e conta um buffet de comida caseira de qualidade e também opções de pratos à la carte com bons preços. Um dos pratos mais populares é a Truta com amêndoas e outra sugestão saborosa é a carbonara.

Restaurante Villa Comini
Endereço: Rua Doutor Arlindo Luz 201, Passa Quatro
Telefone: (35) 3371-1225
Horários: Segunda a sexta das 11h30 às 14h30, sábado e domingo das 11h30 às 15h

Onde petiscar

O Empadas La Motta é uma boa opção para quando bater a vontade de petiscar um salgado. Eles oferecem diversos sabores, incluindo opções doces, que são assadas na hora. É a empada perfeita.

La Motta
Endereço: Rua Tenente Viotti 64, Passa Quatro
Telefone: (35) 99183-7562
Horário: Todos os dias exceto quarta-feira, das 13h às 23h

O dono do bar Balcão do Vinagre é um colecionador de vinil. Aqui é o lugar pra sentar na mesa e escutar música boa e pedir uns petiscos.

Balcão do Vinagre
Endereço: Rua Doutor Almeida, 244, A, Centro, Passa Quatro

O que fazer

O trem da serra da Mantiqueira na estação Passa Quatro. Foto: Daniel Garcia Neto (CC BY 2.0)
O trem da serra da Mantiqueira na estação Passa Quatro. Foto: Daniel Garcia Neto (CC BY 2.0)

As principais atrações de Passa Quatro são a natureza e a ferrovia Rio-Minas. Pela cidade passa um trecho de 10 km da ferrovia ainda funcionando, onde é possível fazer um passeio com o trem centenário. O passeio de maria-fumaça na linha Rio-Minas, conhecido como Trem da Serra da Mantiqueira, parte de Passa Quatro e vai até a Estação Coronel Fulgêncio. Em Manacá, os passageiros podem visitar uma feira de artesanato e guloseimas enquanto o trem é preparado para a subida da serra.

grande-tunel-garganta-do-embau-glauco-umbelino
fO Grande Túnel, embaixo da Garganta do Embaú. Foto: Glauco Umbelino (CC BY 2.0)

Na Estação Coronel Fulgênico, enquanto o trem manobra, você tem tempo para uma visita ao um dos maiores frontes durante a Revolução Constitucionalista de 1932, o Túnel da Mantiqueira. Numa altitude de 1085 metros, esse marco histórico liga Minas Gerais a São Paulo. Na estação tem uma exposição de fotográfica com imagens da revolução e algumas séries de TV gravadas no local.

Os passeios são realizados aos sábados e domingos. O preço é R$ 50 e é recomendável reservar por telefone ou email. Mais informações são disponíveis no site da ABPF.

ABPF
Endereço:  Av Benedito Valares 159, Praça Dr Paulo de Frontin, S/N
Telefone da Estação: (35) 3371-2167
Email: [email protected]

Cachoeira do Andorinhão. Foto: Giuliana Xavier
Cachoeira do Andorinhão. Foto: Giuliana Xavier

No bairro rural Alto Paiolinho, em Passa Quatro, cujo acesso é por uma estradinha de terra bem esburacada e estreita, encontra-se o Cachoeira do Andorinhão. Um carro 4×4 é aconselhável para chegar, então teu EcoSport vai ser providencial. A cachoeira fica dentro de um propriedade privada, e paga-se uma entrada simbólica pelo acesso. Uma trilha (não sinalizada) leva a um poço formado por rochas com água verde esmeralda e a queda d’água no meio, ótimo para um banho de descarrego.

O famoso espécime de ingazeiro de Passa Quatro é uma árvore centenária de tamanho impressionante. É tão imponente que parece ter saído de uma pintura. Fica dentro da Fazenda dos Paivas, a 5 km do asfalto. Embaixo dessa copa gigante é um lugar quase mágico para montar um piquenique.

Fazenda dos Paivas
Endereço: Estrada da Toca do Lobo | Fazenda dos Paivas, Passa Quatro

travessia-serra-fina-silvio-serrano-_-wikimedia-commons
A crista famosa na travessia da Serra Fina. Foto: Silvio Serrano (CC BY-SA 4.0)

Conhecida como “a mais difícil do Brasil”, a Travessia Serra Fina demanda preparo físico que não deverá ser subestimado. Essa travessia sai da Toca do Lobo e avança serra acima. Os desníveis são grandes e a palavra íngreme descreve bem o passeio. São quatro dias e quase todo o tempo subindo ou descendo. É difícil? Não a mais difícil de todas, mas leve não é.

fdadd
Cachoeira Iporã na Floresta Nacional de Passa Quatro. Foto: Jimfotografia  (CC BY-SA 3.0)

Para se sentir perto da natureza, a Floresta Nacional de Passa Quatro é uma boa opção. Além da mata, um dos destaques da área é a cachoeira Iporã, alcançada por uma caminhada fácil de cerca de meia hora a partir do estacionamento. Na saída, um café na Kaporanga é uma boa para fechar a programa.

Floresta Nacional de Passa Quatro
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, domingo e feriado, das 9h às 16h
Telefone: (35) 3371-1356

Onde comprar

Na Casa do Chocolate, tem chocolate, bolos e doces de produção própria de excelente qualidade. Além disso, é uma boa parada para tomar um café e um sorvete.

Casa do Chocolate
Endereço Itanhandu: Rua Dr. Delfim Pinho Filho,175 Centro Itanhandu
Endereço Passa Quatro: Rua Tenente Viotti,332 Centro Passa-Quatro
Telefone: (35) 3361-1344
Horários: Segunda a Sábado das 9h às 19h, Domingo das 12h às 19h

Não perca o doce de leite da Ecila, que é um dos melhores da região. Outro destaque entre os produtos é o queijo meia cura delicioso. Tem duas loja, uma em Itanhandu e outra em Passa Quatro.

Ecila
Endereço: Capitão Francisco Mota, 57, Passa Quatro
Telefone: (35) 9158-1812

* Foto destaque: Daniel Garcia Neto (CC BY 2.0)

Não perca também os guias de Itatiaia, Analândia, Pedra Bela, Gonçalves, Ibitipoca, Tiradentes, Ilha Grande, CunhaBananal, São Francisco XavierPassa QuatroHolambra, PETAR, Praia Branca, PenedoSão Luiz do Paraitinga, CastelhanosVale Europeu, Santo Antônio do PinhalCampos GeraisCapitólio, e Serra da Canastra

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

22 de December, 2016

Share

Apresentado por

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.