Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Gonçalves – gastronomia e aventura na Mantiqueira

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de September, 2016

Share

Apresentado por

A cidade de Gonçalves fica no sul de Minas Gerais, no conhecido Circuito Serras Verdes, do qual também fazem parte Monte Verde, Campos do Jordão e o Circuito das Águas e das Malhas. É menos conhecida e explorada do que suas irmãs, porém isso é na verdade considerado um ponto positivo, já que oferece preços melhores e maior disponibilidade. O clima é subtropical, variando de 18 a 32 graus, sendo que no inverno pode chegar a temperaturas negativas.

Foto: Josep
Foto: Josep

As belezas naturais fazem de Gonçalves um lugar único. Ali é possível visitar cachoeiras, fazer caminhadas, descer rios, andar a cavalo e escalar pedras. A cidade ainda é ótima para se fazer um bom turismo gastronômico, já que tem restaurantes sensacionais.

Como chegar

A distância de São Paulo a Gonçalves varia de 183 a 214 quilômetros, dependendo do caminho escolhido.

O mais fácil e indicado – por ter estradas melhores e um percurso mais regular – é sair pela Ayrton Senna, no sentido Campos do Jordão. No meio da serra, na Rodovia Floriano Pinheiro, pegar sentido Sul de Minas. Você ainda passará pelas cidades de Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí antes de chegar a Gonçalves.

Agora, se você quer apreciar um pouco a paisagem, saia ainda pela Ayrton Senna, passe por São José dos Campos e Monteiro Lobato para pegar a estrada antiga de Campos do Jordão. Saia na direção de Sul de Minas e termine como no roteiro acima.

Por fim, se quiser um caminho mais “aventura” – e mais rápido também – vá pela Fernão Dias e entre em Cambuí. Siga mais 5 quilômetros até Córrego do Bom Jesus e outros 22 quilômetros de estrada de terra com subidas íngremes até a cidade.

Onde comer

Le Gourmet Bistrot

Para quem ama uma boa cozinha mineira, Gonçalves vai ser o paraíso. Tudo é muito simples, sem muita afetação, aquela boa e velha comida da alma. Além disso, a região é conhecida pela truta, parente do salmão, e é bem fácil encontrar boas – e diferentes – opções com o peixe.

No centro da cidade, dê um pulo no Deméter na Roça. Escondidinho em uma rua próxima ao portal, o restaurante oferece um buffet com comida de roça, tudo feito no fogão a lenha. As saladas são orgânicas e fresquinhas, e rola aquele docinho mineiro caseiro na saída. O preço é fixo. Quem comanda a cozinha é a Dona Neusa, que tem mais de 40 anos de profissão – dizem que o seu bolinho é imperdível – enquanto seu filho Adriano recepciona os clientes.

Deméter na Roça
Endereço: R. João Carlos da Silva, 320, Centro
Telefone: (35) 3654-1117
Horários: Quarta a domingo, das 12h às 17h

O Ao Pé da Pedra fica na base da Pedra Chanfrada. Uma das dicas é ir antes do almoço, deixar o carro no restaurante e subir a pedra para apreciar a vista. Voltando ao restaurante, mais uma ótima opção de comida mineira caseira, boa mesa de saladas e doces deliciosos. Todos os sucos são naturais e feitos na hora, e eles oferecem uma cachaça de aperitivo. Nos dias de semana, funciona a la carte, e nos fins de semana é self-service.

Ao Pé da Pedra
Endereço: Estrada Para Juncal, Km 10, Terra Fria
Telefone: (35) 9910-3866
Horários: Sexta a domingo, das 12h às 16h

Com uma culinária mais elaborada, mas tendo ainda um ótimo custo-benefício, o Le Gourmet Bistrot procura utilizar ingredientes provenientes da Serra da Mantiqueira para resgatar e preservar a cultura local. A cozinha é baseada na culinária do sul dos Estados Unidos, chamada soul food. Para chegar lá, é preciso pegar uma estrada um pouco sinuosa, o restaurante fica em um lugar mais afastado, com uma vista incrível para a mata de araucárias. Não aceita cartão.

Le Gourmet Bistrot

Endereço: Estrada dos Venâncios-Cachoeira do Simão Long 45 50W lat 22 41 S
Telefone: (35) 9977-0306
Horários: Sexta e sábado, das 12:30h às 23h; Domingo, das 12h às 16h

Dizem que o Restaurante da Vilma é parada obrigatória em Gonçalves. Com comida genuína de roça a preço justo, não tem como não amar. A salada é fresca, da horta do próprio restaurante. O ambiente é um pouco pequeno, mas simples, bonito e acolhedor, dá a sensação de almoço na própria casa. Existe ainda uma lojinha de artesanato no local. A especialidade por ali é a carne em lata e o frango caipira. Como fica um pouco longe da cidade – a estrada é de terra mas é boa – é bom dar uma ligada antes de ir para confirmar se estão abertos.

Restaurante da Vilma

Endereço: Estrada Goncalves/Venancios, km 8
Telefone: (35) 9837-0876
Horários: De sexta a domingo, das 12h às 16h. Em janeiro e julho abre diariamente.

Como já falamos, a truta é super presente na culinária local. Na Truticultura Restaurante, que fica na Pousada Lago Azul, você não só saboreia os pratos com esse peixe maravilhoso, como também conhece todo o processo de criação, desde a desova até a engorda. O restaurante fica em frente a um lago, e lá você pode comer sashimi e casquinha de truta, além do bom e velho filé, aqui servido com molho de amêndoas.

Truticultura Restaurante
Endereço: Estrada Sertao Do Cantagalo Km 13, Bairro Monte Azul
Telefone: (35) 9982-5498
Horários: Fins de semana e feriado, das 12h às 16h

Restaurante Sauá

Na pousada Bicho do Mato fica o restaurante Sauá, que tem como lema “Cozinha moderna com toque caipira”. A cozinha é comandada pelo chef Ricardo Andrade, que usa ingredientes da própria horta da pousada ou produtores locais. Destaque para a torta de maçã, feita na hora. Os hóspedes da pousada ganham desconto.

Restaurante Sauá

Endereço: Estrada Gonçalves/Sertão do Cantagalo, km 7,5 – Bairro Sertão do Cantagalo
Telefone: (35) 3473-3141 ou (12) 99798-4422 (Whatsapp)
Horários: De sexta a domingo: café da manhã das 8:30 às 10:30h; Almoço das 12 às 1h; Jantar das 19:30 às 22h. Em julho e janeiro, o restaurante abre diariamente.

Um café fofo na cidade é o Café com Verso. Eles têm um menu executivo para o almoço e jantar, contando com couvert, entrada, prato principal, sobremesa e café. Mas o mais gostoso é ir para lá no fim do dia, tomar um café ou uma sopa.

Café com Verso

Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 246
Telefone: (35) 3654-1241
Horários: Segunda e terça e de quinta a sábado, das 12h às 21h; Domingo, das 12h às 20h

Onde petiscar

O Janelas com Tremela é ótimo para petiscar: tem porções de todas as regiões do país: queijo coalho com geléia, bolinhos de milho, caldinho de feijão e torresmo. O lugar também é conhecido por oferecer produtos da região. Tem música ao vivo e, dependendo da atração, pode ficar bem cheio.

Janelas com Tremela
Endereço: Rua Coronel Joao Vieira 65
Telefone: (35) 3654-1279
Horários: Quinta, das 18h às 23h; Sexta e sábado, das 13h às 23h. Domingo das 13h às 19h

Se você gosta de jogar conversa fora no boteco, o Bar do Marcelo é o lugar. Nesse tradicional bar da cidade tem de tudo um pouco, não só da região mas de todo o Brasil. Perdeu um pouco do charme depois da reforma, mas o tamanho do menu ainda torna a visita imperdível.

Bar do Marcelo
Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 234
Telefone: (35) 3654-1286

Outra opção para quem gosta de música ao vivo é o Porta do Céu. Dentre os pratos, o chef Sergei Kotolevzev é conhecido pelas massas, pizzas e caldos. A decoração é uma atração a parte, super lúdica.

Porta do Céu
Endereço: Cel Procopio Ribeiro 90, Centro
Telefone: (35) 3654-1233

O que ver

Foto Josep
Foto Josep

As maiores atrações de Gonçalves são as ligadas à natureza. Por estar localizada na Serra da Mantiqueira, é quase impossível achar alguma área plana por lá. Esse relevo acidentado é responsável pela grande quantidade de pedras para escalar na região, bem como de cachoeiras – os maiores chamarizes turísticos do local.

Começando pelas pedras, a maior delas é a Pedra Bonita. Tem 2120 metros, e do topo dá para ter uma visão de 360 graus da cidade, além de se ver o Vale do Paraíba, a Serra do Mar e o Sul de Minas Gerais. A trilha dura em torno de 7 horas – é necessário reservar um dia inteiro para a caminhada, que é em mata fechada. Não é recomendado subir sem a presença de um guia.

Como chegar: O acesso é pelo Bairro do Campestre

A aproximadamente 10km do centro da cidade fica a Pedra Chanfrada. Tem 100 metros de altura, 1650 metros de altitude. A caminhada para o topo dura em torno de 40 a 50 minutos e do topo é possível ver a Pedra do Forno e Pico Agudo, em Campos do Jordão.

Como chegar: Siga pela estrada de terra em direção ao de Terra Fria e depois em direção ao restaurante Ao Pé da Pedra.

Não existem trilhas definidas para chegar ao topo da Pedra do Barnabé. A pedra tem formato de pirâmide e por isso é conhecida também como Pedra da Pirâmide. Ao redor, bosques incríveis de araucárias e pinheiros.

Como chegar: Siga pela estrada de terra em direção a São Sebastião. Após o bairro, vire na primeira entrada a direita e siga por mais 1,5km.

Além dessas 3 pedras, as outras pedras famosas da cidade são: Pedra da Divisa, Pedra do Cruzeiro, Pedra do Forno, Pedra do Grotão e Pedra de São Domingos.

Cachoeira do Simão - Foto por Renato Soares Moreira
Cachoeira do Simão – Foto por Renato Soares Moreira

Das cachoeiras, a mais famosa é a Cachoeira do Simão, porque tem o acesso mais fácil e é de graça. Por isso mesmo é a mais cheia de todas elas também. O ribeirão ali é o Campestre e a queda tem 7 metros. A água é bem gelada o ano todo, porém ela é limpa. Dá para nadar na piscina que ela forma, mas deve-se ter cuidado pois o relevo é irregular – melhor ver com um guia os lugares mais seguros. Tem um estacionamento pequeno para cerca de 50 carros perto.

Como chegar: Siga a estrada de terra em direção a São Sebastião e entre a esquerda após 4 km na estrada do Bistro Le Gourmet.

A cachoeira mais bonita da cidade é a Cachoeira Sete Quedas. Ela possui várias quedas, formando várias piscinas naturais pelo seu percurso. Esse, aliás, se divide em vários planos para no final se juntarem em uma grande cascata. Por ser propriedade privada, o local só é aberto aos sábados, domingos e feriados, e é cobrada uma taxa de R$3,00 por pessoa – inclui estacionamento.

Como chegar: Siga pela estrada de terra em direção a São Sebastião até o Rancho Aventura ou Pousada Trem das Cores. Aqui você vai deixar o carro e subir a estrada de terra a direita por cerca de 500m.

Para nadar, a melhor delas é a Cachoeira do Cruzeiro. O rio ali é o Capivari, e a queda tem em torno de 7 metros. O lugar é lindo, apropriado para descansar e fazer piquenique. A água é bem gelada, como na maioria das cachoeiras da região. A entrada no complexo custa R$3,00 – é o mesmo da Sete Quedas, a distância entre as duas é 1200 metros.

Como chegar: Siga pela estrada de terra em direção a São Sebastião até o Rancho Aventura ou Pousada Trem das Cores. Aqui você vai deixar o carro e subir a estrada de terra a direita por cerca de 1000m.

Para quem quer ver ainda mais cachoeiras, outras opções são: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira Pedra do Forno – para esportes radicais – e Cachoeira da Ponte do Retiro – boa para crianças e pessoas que não sabem nadar.

Para ver um pouco de história, vale a pena ir para o Bairro dos Venâncios. Ali, mesmo na estrada, já dá para ver casas antigas construídas pelos primeiros moradores da região. A Casa de Pau-a-Pique é referência e tem mais de 150 anos. A casa é bem conservada e hoje o neto do construtor mora por lá.

Como chegar: Siga pela estrada de terra no sentido de São Sebastião e vire a esquerda na direção do Le Gourmet Bistrot. Siga em direção ao Bairro dos Venâncios.

Onde comprar

Uma das coisas mais legais de Gonçalves é toda a cultura de orgânicos que a região tem. Com isso, foi formado o Orgânicos da Mantiqueira, uma associação de produtores com sede na cidade e que faz todo sábado, nesta mesma sede, uma feira com venda direta para consumidores. Uma dica é deixar para tomar um café da manhã de roça por lá.

Feira Orgânicos da Mantiqueira
Endereço: Rua Fausto Resende de Sousa, 183 (estrada para São Sebastião das Três Orelhas)
Telefone: (35) 3654-1453
Horário: Todos os sábados, das 9h às 13h

Para comprar guloseimas da região – para dar de presente ou não – uma ótima dica é ir na loja A Senhora das Especiarias. Lá você encontra geléias, antepastos, chutneys, conservas e temperos. A produção é toda própria, usando matéria prima toda natural, açúcar orgânico e sem conservantes.

A Senhora das Especiarias
Endereço: Praça. Monsenhor Dutra, 138
Telefone: (35) 3654-1450
Horários: Todos os dias, das 9h às 17h

*Foto destaque: Ana Paula Hirama

Quem escreveu

Chicken or Pasta

Data

08 de September, 2016

Share

Apresentado por

Chicken or Pasta

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.