Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia para curtir Berlim além do muro – vol. 2

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

02 de October, 2017

Share

Bauhaus Archiv – Dedicado a manter viva a história da maior e mais importante escola de design do mundo, o Arquivo Bauhaus é parada certa para que gosta de arte. Localizada ao sul do Tiegarten, o prédio já faz menção à criatividade ligada a Bauhaus desde que é avistado. A exposição do acervo deles é dedicada a trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o período áureo da escola, com professores como o próprio Gropius, Mies e Kandinsky. Há também exposições temporárias. A loja na saída tem desde objetos incríveis e caros de design do mundo todo, até uma vasta seleção de pôsteres lindos por módicos 5 euros. Endereço:Klingelhöferstraße 14, Tiergarten. Horários: quarta a segunda, das 10 às 17h. Não abre às terças-feiras.

Bauhaus Archive. Foto: divulgação

Museu Judaico – Projetado pelo arquiteto judeu Daniel Liebeskind, tem uma grande e interativa exposição sobre a história e a cultura judaica, mas o que chama atenção mesmo é o hall de acesso entre o edifício antigo e o anexo novo. Dividido em 3 eixos que se cruzam, mostra através de uma experiência sensorial os caminhos traçados pelas famílias européias durante a Segunda Guerra: o exílio, a continuidade e o  holocausto. Não deixe também de fazer um pit stop no restaurante. Além da boa comida, tem um grande pátio envidraçado muito bom para experimentar a deliciosa torta de ruibarbo. Endereço:Lindenstraße 9-14, Kreuzberg. Horários: segunda, das 10 às 22h; demais dias, das 10 às 20h.

IMG_5347

Hamburger Bahnhof – A antiga estação de trem, bem ao lado da novíssima Hauptbahnhof, foi transformada em museu de arte contemporânea, com um acervo impressionante, e abriga ainda exposições enormes de grandes nomes da arte alemã e mundial. Se você é dos que gosta de carregar peso, na loja de livros de arte deles dá para perder horas. Endereço: Invalidenstraße 50-51, Mitte. Horários: terça, quarta e sexta a domingo, das 10 às 18h; quinta até às 20h. Não abre às segundas.

IMG_8076

Auguststrasse – O Mitte, onde tudo acontece, é também o point das galerias de arte mais bacanudas da cidade. A Auguststrasse, em especial, reúne muitas, e as melhores delas. No mesmo quarteirão, quase vizinhas, ficam as que mais gostamos: a KW e a Me Collectors.

C/O Berlin. Foto: divulgação

O C/O Berlin é uma das principais galerias de fotografia de Berlim e, talvez, do mundo. A galeria, fundada em 2000, não tem fins lucrativos. Abriga simultaneamente até três exposições em salas com estilo minimalista dos anos 1950, espalhadas em seus dois andares. Além do espaço expositivo, a C/O Berlin conta com um ótimo café e uma livraria dedicada à fotografia, claro, de tirar o fôlego. Endereço: Hardenbergstraße 22-24, Charlottenburg. Horários: diariamente das 11 às 20h.

Außenansicht Bunker. Foto: © NOSHE. Sammlung Boros.

A galeria de arte Sammlung Boros fica num antigo bunker construído em 1942 numa caixa de concreto de 5 andares, ocupando uma área de 3 mil metros quadrados. Em 2003 o o publicitário Christian Boros comprou o espaço para abrigar sua coleção de arte e, também, servir de sua moradia. Em 2007 a galeria abriu suas portas ao público com uma exposição de duração de 4 anos com um belo apanhado da arte contemporânea, incluindo obras de artistas como Olafur Eliasson, Sarah Lucas e Elizabeth Peyton. Por lá somente visitas guiadas agendadas previamente. A visita é concorrida e quando visitamos o local o agendamento foi feito com quase três meses de antecedência. Endereço: Reinhardtstraße 20, Mitte

Sammlung Hoffmann. Foto: LAX to DCA

Outra coleção particular aberta para visitação pública é o Sammlung Hoffman. A Sra. Erika Hoffmann desenvolve a cada ano uma curadoria inteligente e provocativa sobre sua vasta coleção, abrindo as portas da sua residência aos sábados para exibi-la ao público. Com sorte, é possível encontrá-la entre um salão e outro. Com simpatia e sensibilidade, ela não se importa em interagir com os convidados. Nas conversas fica claro o propósito da Sra. Hoffmann: transformar arte privada em pública mais no sentido político e social do que artístico. Vale a pena a visita e é necessário agendar a visita, que sempre acontece aos sábados, via telefone ou email. Endereço: Sophienstraße 21, Mitte.

O AGORA é um coletivo que busca discutir as interações artísticas por meio do trabalho em grupo. Nele funcionam estúdios, residências de artistas, ateliês para workshops e discussões, e claro, exposições. Localizado em Neukölln, o AGORA esconde outras maravilhas, um café e um restaurante, onde servem eventualmente brunch e almoço. Antes de visitar, confira a programação no site. Às vezes é possível assistir uma performance ou intervenção artística antes de matar sua fome. Endereço: Rollbergstrasse, 26 – Untergeschoss

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

02 de October, 2017

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.