Guia para curtir Berlim além do muro – vol. 2

Data

02 de October, 2017

Share

Berlim, assim como as principais capitais do mundo, passou há alguns anos a cultivar a cultura do café. Eles se espalham por diversos bairros, tem grãos selecionados, defendem o “slow coffee”, oferecem espaço para freelancers trabalharem, servem brunch o dia todo e é um ótimo ponto de encontro.

Ovos benedicts no 19gramms do Mitte. Foto: Lalai Persson

19grams – é o café por trás da torrefadora dos Trez Cabezas y Amigos. Cafés de diversos lugares do mundo, como Costa Rica, Brasil, Quênia, Etiópia e por aí vai, servido com as mais diversas técnicas. Além do café de qualidade, o 19grams do Mitte tem um delicioso cardápio de brunch durante o dia todo, que você pode montar do jeito que quiser, além de ótimos bolos e tábuas de frios. Vale muito a pena tomar um brunch tardio por lá no fim de semana. Já o café de Kreuzberg e de Friedrichshain tem um menu mais compacto com bolos e tortas. Endereços: Chausseestraße 36, Mitte (ótimo para ir depois de uma visita no Hamburger Bahnhof Museum) – funcionamento segunda a sexta, das 8 às 20h (cozinha das 9 às 15h); sábado e domingo, das 9 às 20h (cozinha até às 16h); Schlesische Str. 38, Kreuzberg (ao lado do East Side Gallery, Badeschiff e Visionäre) – funcionamento de segunda a sexta, das 8 às 18h; sábado e domingo, das 10 às 18h; Trez Cabezas – Boxhagener Str. 74, Friedrichshain – funcionamento segunda a sexta, das 8 às 20h; sábado e domingo, das 9 às 20h).

Barcomi’s Deli – escondida no meio do jardim de um conjunto de prédios residenciais, uma das estrelas aqui é a torta New York. É uma delicatessen especializada em tortas doces e bolos, tem também processo próprio de torrefação, mas o café servido é somente expresso. O menu conta com sanduíches, saladas, bagels e wraps. Tem também uma loja em Kreuzberg. Endereço: Sophienstraße 21, Mitte. Horários: segunda a sábado, das 9 às 21h; domingo, das 10 às 21h.

The Barn Coffee Roasters, Berlim. Foto: www.highsnobiety.com

The Barn – quem aprecia e leva a sério a cultura do café, o The Barn não irá desapontar. Eles trabalham com lotes pequenos de cafés premium, hoje distribuídos em diversos cafés mundo afora. Em Berlim possuem três endereços: o The Barn Roastery, um brew bar, ou a butique deles; o segundo, o The Barn Coffee, é minúsculo e bom mesmo para uma parada para um café e, no máximo, um sanduíche; já o terceiro é o icônico Cafe Kranzler, aberto na Berlim Ocidental em 1834, que vale a pena a visita pelo lugar, uma construção 360º em Charlottenburg. Mas prepare o bolso, porque os bons cafés custam em torno de 4,50 euros. Endereços: The Barn Roastery – Schönhauser Allee 8, Prenzlauer Berg. Funciona segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábado e domingo, das 10 às 18h; The Barn Coffee – Auguststraße 58, Mitte. Funciona segunda a sexta, das 8 às 18h; sábado e domingo, das 10 às 18h; Café Kranzler – Kurfürstendamm 22, Charlottenburg. Funciona diariamente, das 10 às 20h. Aceita cartão de crédito.

The Black Isle Bakery – a padaria acabou de abrir as portas e parece ter saído de um board do Pinterest. Mas não é só a beleza do lugar que atrai. Tudo por lá é delicioso. A padaria é comandada pela padeira e confeiteira inglesa Ruth Barry, que há dois anos fornece pães e bolos para cafés da cidade e feito trabalho de catering. Endereço: Linienstraße 54, Mitte. Horários: terça a sexta, das 8 às 17h; sábado e domingo, das 10 às 17h.

Oslo Kaffebar – comando por dois noruegueses, não há como não sentir o ar escandinavo ao entrar no café, onde ele é o foco. O interior mistura concreto com madeira rústica norueguesa, dando um ar bem relaxado ao lugar que, aliás, é ótimo para trabalhar. Além do café de várias regiões do mundo, eles servem também tortas, bolos e especialidades norueguesas. Vale a pena até o coado na garrafa, que custa 2 euros e é muito bom. Endereço: Eichendorffstraße 13, 10115, Mitte. Horário: segunda a sexta, das 8 às 19h; sábado, das 9 às 19h; e domingo, das 9 às 18h.

Koffee A.Horn. Foto: eni nella FOTOGRAFIE – divulgação

Kaffee A.Horn – o A.Horn é um café super aconchegante quase à beira do Rio Spree, bem no comecinho de Kreuzberg. A especialidade da casa é o bagel feito por lá diariamente. No menu tem um brunch especial, servido o dia todo, com frios, salsicha, compotas caseiras e, claro, bagel. Sanduíches feitos com bagel ou croissant, saladas, massas, bolos, tortas, quiches, pão de banana, focaccia, iogurte, granola, frutas frescas e torradas também estão disponíveis a qualquer hora do dia. O café tem também uma boa seleção de vinhos servidos em jarras de 500ml. O duro mesmo é sair de lá. Endereço: Carl-Herz-Ufer 9, 10961, Kreuzberg. Horário: diariamente, das 9 à 0h.

The Visit Coffee Roastery. Foto: divulgação

The Visit Coffee Roastery – fica num salão amplo e arejado dentro de um prédio em Kreuzberg. A decoração é minimalista, com móveis de madeira e cadeiras brancas. Tem até uma bancada aos fundos, onde dá para sentar e ficar somente assistindo o público entrar e sair. Serve café em diversas técnicas e grãos selecionados de diversas partes do mundo. O café conta também com uma ótima área para quem precisa trabalhar remotamente. Endereço: Adalbertstraße 9, Kreuzberg. Horário: segunda a sexta, das 8 às 19h; sábado e domingo, das 9 às 19h.

Westberlin Cafe

Westberlin Bar & Shop – Estrategicamente localizado perto do famoso Checkpoint Charlie, o Westberlin é um café e um espaço de mídia muito gostoso e diferente. Mistura locais, turistas e profissionais que procuram o ambiente tranquilo e muito bem decorado para trabalhar de uma forma mais descontraída ou até mesmos para um simples café. O menu é variado e o café é excepcionalmente bom. Os ambientes são muito bem decorados pelo próprio dono, um arquiteto americano, e transpiram criatividade. Tem uma ótima seleção de revistas para ficar folheando enquanto toma um café. Endereço: Friedrichstraße 215, 10969, Kreuzberg. Horários: segunda a sexta, das 8h30 às 19h; sábado e domingo, das 10 às 19 horas.

Five Elephant – é conhecido por seu delicioso cheesecake, mas o café, filtrado ou expresso, também merece atenção. São grãos selecionados de países como, Panamá, Guatemala, El Salvador, Etiópia e Brasil. Tem também iogurte, granola, pão de banana, bolos. Mas experimentar o cheesecake. Abriram recentemente também uma loja super fofa em Mitte. Endereço: Reichenberger Str. 101, Kreuzberg. Horários: segunda a sexta, das 8h30 às 19h; sábado e domingo, das 10 às 19h.

Bonanza Coffee Roasters – outro paraíso para quem ama café bem feito com grãos selecionados. O Bonanza tem duas lojas, uma perto do Mauerpark e outra escondida num prédio em Kreuzberg. O lugar é para ir tomar café ou comprar grãos para levar para casa, pois servem apenas tortinhas doces. O espaço e a decoração também são bons motivos para conhecê-lo. Endereço: Adalbertstraße 70, Kreuzberg. Horários: segunda a sexta, das 9 às 18h; sábado e domingo, das 10 às 18h. 

Cabslam – brunch o dia todo. Foto: divulgação

Cabslam – além de ficar numa casa super charmosa de frente a um canal em Neulkönn, o Cabslam tem um cardápio de brunch de chorar de tão bom, servido o dia todo. Ovos benedicts, panquecas, burritos e até huevos rancheros, além de iogurte, granola, hambúrguer (delicioso) acompanhado de fritas, café coado, sucos, cervejinhas, compõem o saboroso menu. Tem até um simpático brasileiro trabalhando por lá. O único problema? Super concorrido nos finais de semana rendendo longas esperas. O preço médio é 8 euros por prato. Endereço: Innstraße 47, Neulkönn. Horários: Segunda, terça, quinta e sexta, das 10 às 16h; sábado e domingo, das 10 às 16h. Não abre às quartas-feiras. Pagamento somente em dinheiro.

*Foto capa seção: Toa Heftiba no Unsplash

Data

02 de October, 2017

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter