Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Primavera Fauna acontece por apenas um dia, sempre próximo ao feriado de 15 de novembro, dando uma boa oportunidade para um respiro antes do ano acabar (e Santiago é sempre um bom lugar para estar). O festival reúne grandes nomes do rock e da música eletrônica. O line-up tem sempre alguns artistas que vêm tocar no Popload Festival que acontece na sequência.
Link: primaverafauna.cl
O Popload Festival concorre facilmente ao festival indie mais bacana do Brasil. Festival boutique na medida certa, com organização bem feita e lineup enxuto, mas sempre de fazer os olhos brilharem. Na última edição a Lorde e Debbie Harry foram as headliners.
Link: poploadfestival.com
O Festival Se Rasgum é tão bacana, que leva um monte de gente do eixo Rio–São Paulo para acompanhar suas edições. O festival conta com doze anos no currículo focando na música brasileira, também de norte a sul do país, além de atrações internacionais. O SeRasgum é uma plataforma de cultura e música que movimenta Belém ao longo do ano com shows, cursos, mostra de cinema e audiovisual. Ele é hoje um dos festivais independentes mais importantes no Brasil.
Link: www.facebook.com/serasgum
Quem está com a Islândia nos planos de viagem, o Iceland Airwaves é uma ótima desculpa para ela acontecer. O festival acontece no meio do outono, com dias um pouco mais curtos, quando é possível (se der sorte) ver auroras boreais. O palco principal é na casa de concertos Harpa, mas há outros palcos menores espalhados pela capital islandesa, como museus, escola de teatro, arena de esportes, bares e igrejas. Costumam passar cerca de 60 mil pessoas, ou seja, quase a metade da população de Reykjavik. O festival abre inscrições para bandas independentes tentarem uma vaga em um dos palcos do festival.
Link: icelandairwaves.is
O Strawberry Fields é um festival de artes e música eletrônica com duração de três dias à beira de um belo lago na Austrália. Ele fica a algumas horas de Melbourne e a pedida é acampar. A programação conta com performances, workshops, fóruns de discussões. O lineup sempre conta com artistas internacionais e australianos. O clima é bem relaxado, a comida é boa e os australianos são animadíssimos e amigáveis.
Link: www.strawberry-fields.com.au
O Pitchfork Paris começou pequeno, mas tem crescido a cada ano que passa. O festival traz sempre grandes nomes indies e emergentes. Acontece por três dias no Parc de La Villette, próximo ao centro de Paris. Além dos shows, o festival conta também com after-parties imperdíveis.
Link: pitchforkmusicfestival.fr
Além de Montreal, São Francisco e Cidade do México, o Mutek ganhou uma edição em Tóquio no ano passado. Deu tão certo, que o festival vai para sua terceira edição.
Mutek Japan. Início de novembro, data ainda não confirmada.
Tóquio, Japão.
Olha ele aí de novo: o Mutek tem sua segunda maior edição anual na Cidade do México. Quem procura um festival para dar uma explodida na cabeça com tanta coisa boa, pode colocá-lo na agenda.
Mutek México. Novembro, data ainda não confirmada.
Cidade do México, México.
O festival rola num lugar paradisíaco no México com gente linda, riqueza e sucesso. Se você quer ir num festival pra arrasar no instagram, esse festival é pra você. Eu confesso ter sido fisgada pela locação (amigos foram e gostaram). Mas prepara o bolso, porque é para poucos.
Ondalinda Festival. Meados de novembro – data ainda não confirmada.
Careyes, México.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsO festival Sziget Festival acontece em BUDAPESTE que é capital da “HUNGRIA” ( você colocou ÁUSTRIA).
Obrigado, me ajudou a encontra um evento.
Gabriel, você tem toda razão. É isso que acontece quando a gente se mete a escrever um guia tãaaaaaao longo e completo. No meio as ideias já ficam meio confusas! Está corrigido.
Que bom que ajudamos você a encontrar seu festival.
Abs
Faltou no mês de Junho 2019 o Tropical Burning Man Natal Brasil
sim, é que vou fazer um só do Brasil (a gente já até escreveu sobre o Tropical Burn aqui)… :)
Prezados, há festival de musica infantil?
No Rio tem o “Meu Primeiro Festival”, que acontece em novembro, dedicado às crianças. O Lollapalooza Chicago tem um palco dedicado às crianças. Tem um outro que acontece na Inglaterra: https://www.campbestival.net/kids
Parabéns pelo apanhado!
valeu!
Oi Lalai, que trabalho lindo esta lista!!! ???
O Bilbao BBK está com data de julho mas listado em agosto ;)
eita, corrigindo agora… :)
A mais completa seleção de festivais que já vi!!! Amamos o burning man e recomendamos muito apesar da logística surreal, vale cada minuto e centavo investidos!!!
Arrasaram, como sempre <3
Opa, que bom que curtiu o guia. :) Quero muito ir no Burning Man esse ano. Vamos ver se vai rolar.
Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
Parabéns, super legal dividido pelos meses ainda. Muitos festivais interessantes, pra todos os gostos.
Não lembro se vi o rock in Rio Lisboa na lista, mas rola esse ano também.
Sim, eu soube ontem sobre a edição Lisboa. Vou inclui-lo :)
Acho que em julho faltou um festival em Madri, o Mad Cool!
na verdade faltam vários, né? valeu a dica.. .vou dar uma olhada, pois eu não conheço :)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.