Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Moogfest nasceu em 2004 reunindo pensadores futuristas, inventores, empreendedores, designers, engenheiros, cientistas e, claro, todos relacionados à música. O nome do festival é uma homenagem ao Robert Moog, criador do sintetizador, a estrela do Moogfest. Tecnologia, arte e experimentalismos são o que permeiam os quatro dias em que o festival acontece. A mulherada está em peso nesta edição: Kelela, Mouse on Mars, KRS-One, Chelsea Manning, Jon Hopkins, Aurora Halal, Amber Mark, Ellen Allien, Shanti Celeste, Madame Gandhi, DJ Dijon, só para citar algumas. O Michael Stipe faz lançamento de seu novo trabalho audiovisual.
Link: www.moogfest.com
O Hyperreality é um festival multidisciplinar para celebrar a cultura de clubs através da música eletrônica experimental. Reúne alguns dos coletivos de clubes e selos mais interessantes do mundo, Principe (Portugal), NON (África do Sul), GHE20G0THIK (NY), Bala Club (UK) e Staycore (Dinamarca e Ghazal), que apresentam seus showcases. Coloca na agenda pra conhecer caso a Áustria esteja nos planos durante esse período, já que a programação é bem longa.
Link: www.facebook.com/wienerfestwochen
O All Points East estreou em 2018 com produção impecável assinada pelos organizadores do Coachella, a Golden Voice. O festival chegou chegando para ocupar o belo Victoria Park, em Londres, e promete ser um dos principais festivais que acontecem no fim da primavera na Europa. Nomes confirmados: Chemical Brothers, Spiritualized, Christine and the Queen, Metronomy, Maribou State, Beach House, Bon Iver (que só por eles já vale a pena a ida)
Link: www.allpointseastfestival.com
O Movement acontece na meca do techno, Detroit, de onde só sai coisa boa quando o assunto é música. O festival é reconhecido globalmente como um dos mais influentes do gênero. Sabe aquele lineup que faz nosso coração tremer um pouco emocionado? O do Movement é assim. Ele não abraça só o techno, mas também todas as vertentes. Nomes já confirmados: DJ Nobu, Amelie Lens, Chris Lake, Danny Brown, Orbital.
Link: movement.us
Lyon abriga há dezessete anos um ótimo festival para quem gosta de música eletrônica, o Nuits Sonores. Ele recebe cerca de 80 mil pessoas por edição, 250 artistas, entre nomes conhecidos internacionalmente e apostas locais da música eletrônica e indie, seja rock, pop ou hip-hop. Cada dia de festival tem um curador especial convidado. Este ano os curadores são Bonobo, Peggy Gou, Maceo Plex e Lena Willikens.
Link: www.nuits-sonores.com
Motivos no Primavera Sound para ir, além da música, nunca faltam. Acontece na bela e ensolarada Barcelona à beira-mar, reunindo sempre artistas dos mais diversos estilos. Passou a apostar nos últimos anos mais na música eletrônica com vários palcos dedicados à ela. O lineup faz sempre os olhos e o coração de todos brilharem e cada edição traz novidades. Em 2019 o festival conta com mais de 50% de mulheres no line-up, entre las tem Robyn, Erykah Baduh, FKW Twigs, Courtney Barnett, Cardi B, Janelle Monáe, Solange, Rosalía, entre outras. A edição portuguesa rola em Porto entre 6 e 8 de junho de 2019. Se você prefere um festival menor, embarque para lá.
Link: www.primaverasound.es
O que me chamou atenção inicialmente no Heartland foi a locação de cair o queixo, o castelo Egeskov, a duas horas de Copenhagen. É um festival pequeno e local, que recebe cerca de 6 mil pessoas apenas por dia. São dois palcos e uma tenda para bate-papos. O Heartland reúne música em shows intimistas, arte, gastronomia e conversas. Uma das convidadas na próxima edição é a Michelle Obama. Tocam Solange, The Smashing Pumpkins, Charlotte Gainsbourg, Elbow, Die Antwoord, entre outros.
Link: www.heartlandfestival.dk
Para saber o que rola na cena musical cubana.
Manana Cuba. Início de maio.
Santiago de Cuba, Cuba.
Arte e música se encontram neste festival que é considerado transformativo. A música eletrônica é o que rege a programação em seus oito palcos, mas a yoga tem presença forte por lá também. O line-up 2019 ainda não foi divulgado.
Lightning in a Bottle. De 8 a 13 de maio, 2019.
San Antonio Recreation Area, Califórnia, EUA.
Festival de música eletrônica do selo Dekmantel numa versão mais intimista.
Lente Kabinet. De 25 a 26 de maio, 2019
Amsterdã, Holanda.
Celebração da street life e a cultura de clube que, por cinco dias, ocupa Copenhagen. Programações rolam nas ruas e em clubes. Cem mil pessoas passam por dia de festival. É um verdadeiro caos organizado. O festival completou 20 anos em 2018.
Distortion. De 29 de maio a 2 de junho, 2019.
Copenhagen, Dinamarca.
Festival de música eletrônica abraçando estilos como dance music, trip-hop, drum & bass, dubstep, techno e grime.
Love Saves the Days. Dias 25 e 26 de maio, 2019.
Bristol, Inglaterra.
Paraíso indie no meio da Holanda com direito a lago e lineup impecável. Mas é melhor não contar sobre ele pra ninguém. Os nomes já confirmados são Kraftwerk (olha aí os sumidos), Bon Iver, entre outros.
Best Kept Secret. De 31 de maio a 2 de junho, 2019.
Hilvarenbeek, Holanda. Fica a 130km de Amsterdã.
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsO festival Sziget Festival acontece em BUDAPESTE que é capital da “HUNGRIA” ( você colocou ÁUSTRIA).
Obrigado, me ajudou a encontra um evento.
Gabriel, você tem toda razão. É isso que acontece quando a gente se mete a escrever um guia tãaaaaaao longo e completo. No meio as ideias já ficam meio confusas! Está corrigido.
Que bom que ajudamos você a encontrar seu festival.
Abs
Faltou no mês de Junho 2019 o Tropical Burning Man Natal Brasil
sim, é que vou fazer um só do Brasil (a gente já até escreveu sobre o Tropical Burn aqui)… :)
Prezados, há festival de musica infantil?
No Rio tem o “Meu Primeiro Festival”, que acontece em novembro, dedicado às crianças. O Lollapalooza Chicago tem um palco dedicado às crianças. Tem um outro que acontece na Inglaterra: https://www.campbestival.net/kids
Parabéns pelo apanhado!
valeu!
Oi Lalai, que trabalho lindo esta lista!!! ???
O Bilbao BBK está com data de julho mas listado em agosto ;)
eita, corrigindo agora… :)
A mais completa seleção de festivais que já vi!!! Amamos o burning man e recomendamos muito apesar da logística surreal, vale cada minuto e centavo investidos!!!
Arrasaram, como sempre <3
Opa, que bom que curtiu o guia. :) Quero muito ir no Burning Man esse ano. Vamos ver se vai rolar.
Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
Em Julho rola o North Sea Jazz Festival, em Rotterdam, na Holanda. É uma experiência e tanto :)
Parabéns, super legal dividido pelos meses ainda. Muitos festivais interessantes, pra todos os gostos.
Não lembro se vi o rock in Rio Lisboa na lista, mas rola esse ano também.
Sim, eu soube ontem sobre a edição Lisboa. Vou inclui-lo :)
Acho que em julho faltou um festival em Madri, o Mad Cool!
na verdade faltam vários, né? valeu a dica.. .vou dar uma olhada, pois eu não conheço :)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.