Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Guia para curtir o SXSW 2019 sem perrengue

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de March, 2019

Share

Esqueça o que você aprendeu sobre nutrição: no Texas, os três grandes grupos de alimentos são os tacos, os churrascos e o álcool – sendo a cerveja artesanal e a margarita protagonistas do terceiro grupo. Ou você luta contra isso, ou se prepara, passando no primeiro dia no Walgreen’s  pra ir comprando um multivitamínico, um anti-ácido, e muitas barrinhas de cereal e frutas secas para ter na mochila. (Pode dar meu telefone para sua nutricionista me agradecer).

Curadoria Chicken or Pasta + White Rabbit:

Austin é a Meca dos foodies de plantão. Não se impressione se resolverem te levar num lugar ótimo na cidade para comer e ser um food truck: eles são instituição na cidade, e levados tão a sério quanto restaurantes comuns. Os trucks do próprio evento são o Southbites – e aqui tem uma lista completa de todos os food trucks oficiais do SXSW.

Se tiver tempo, vá um pouco em direção ao East Side. Lá tem food trucks mais baratos. A lista completa com todos os food trucks da cidade você encontra no FoodTrailersAustin.

Entre as laricas mais cultuadas de Austin está o Torchy’s Tacos. O que começou como um food truck, hoje é uma rede que se espalha por mais de 14 pontos na cidade – assim como por todo o Texas e outros estados. Caso você ainda não conheça, vale a pena experimentar e descobrir porque o Torchy’s atrai tantos fãs (inclusive o Obama).

Para tomar café da manhã

No SXSW é bem comum você esquecer de comer, principalmente no almoço. Então aproveite para começar o dia com um bem reforçado.

Taco? Sim, taco lá é sinônimo de café da manhã. No Juan in a Million, o proprietário, Juan, embala e entrega o taco pessoalmente. Juan in a Million, 2300 E Cesar Chavez St, +1 512-472-3872.

Juan in a Million | Tacos | Divulgação
Juan in a Million | Tacos | Divulgação

Para um café orgânico e vegetariano, para compensar a estúpida quantidade de álcool que você vai ingerir, o Mother’s Cafe, 4215 Duval St, Austin, +1 512-451-3994.

O Walton’s Fancy and Staple serve sanduíches, queijos, pães e outras delícias direto do forno. Além de seu ótimo menu do tipo deli a outra estrela do Walton’s são suas flores, uma ode ao Walton’s original que começou como uma floricultura fundada em 1969.

Funcionando durante todo o dia, o Sour Duck Market é parte padaria, café, bar e mercado. Todos os produtos servidos são feitos com ingredientes provenientes da região. Sour Duck Market: 1814 E Martin Luther King Jr Blvd.

Oferecendo café da manhã, brunch, almoço, happy hour e jantar, o Josephine House é outro bom restaurante com proposta semelhante ao Sour Duck Market. A gastronomia destaque em seu cardápio é a chamada “nova cozinha americana” e os ingredientes também são locally-sourced. Fica na 1601 Waterston Ave.

Pra quem gosta de uma mistura inusitada a indicação é o Elizabeth Street Cafe, já que é um misto de café vietnamita e padaria francesa. Aproveite para experimentar suas delícias em seu espaço agradável e pátio com jardim. Fica na 1501 S. First Street.

Para o dia-a-dia:

Aparentemente Austin está cheia de novidades gastronômicas de sucesso. Claro que optar por se manter nas redondezas do SXSW é uma decisão sábia, por isso vamos deixar aqui algumas dicas. O que não falta em Austin é opção, para todos os perfis e preferências: Comida chinesa, indiana, veggie… Isso sem falar dos cafés e, claro, os Food Trucks – que a gente já deixou claro que são parada obrigatória na city! Mas, vamos ao nomes:

Nosso marco zero é o Austin Convention Center, que tem um catering diversificado, mas os preços são relativamente altos e talvez não correspondam a expectativas! Tá a fim de um hot dog e cerveja gelada? Então vale conhecer o Frank  na 407 Colorado St .  Uma opção veggie maravilhosa é o True Food Kitchen, na 222 West Ave Suite HR100 – eu falei que tinha tudo!

Não perca a chance de conhecer o Hopdoddy, o hambúrguer mais famoso da Austin. A hamburgueria tem um perfil bem hip, usa carnes totalmente naturais, pães feitos em casa e possui um cardápio de cervejas interessantes. Sua loja mais próxima do fervo SXSW fica na South Congress 1400.

As mais novas opções do pedaço são esses dois lugares que abriram há pouco tempo e a gente super recomenda:

Malibu Poke: o restaurante serve ótimos pokes, muito além do óbvio, criados por um chef premiado. 211 Walter Seaholm, Ste. 115,
Austin, Texas 78701

Domo Alley-Gato Tatsu-ya: é novo restaurante dos reis do lámen em Austin. O Domo Alley-Gato oferece, além de um ótimo trocadilho, um menu Japão-meets-Texas BBQ. 1600 E 6th

Ali pela região tem mesmo de tudo e parece que o SXSW chamou atenção geral e a cada ano as opções aumentam, para todos os gostos e bolsos, vale a pena pesquisar.

Para ir após conferências:

Caso você não tenha nenhum lugar específico para dar um rolê depois das palestras, nossa indicação é: vá para a Rainey Street! A rua fica bem agitada e tem restaurantes e bares a rodo pra você escolher. Dentre as opções da rua o Banger’s, com seus 30 tipos de salsichas caseiras e 100 tipos de cerveja on tap,  é unanimidade. Banger’s Sausage House & Beer Garden: 79, 81, & 81.5 Rainey St.

A ótima curadoria de drinks do Bar Peached faz a visita valer a pena. Seu ambiente confortável e boas opções de comida e petiscos também são um atrativo. Fica na 1315 W 6th St.

Eu ouvi coquetéis saudáveis? É o que você vai encontrar no Cheer Up Charlie’s. Seus drinks a base de sucos e ingredientes mais exóticos incluem misturas que vão desde vodka com água de coco (pra mim tanto faz) a kombucha com whisky e gengibre. 900 Red River St.

E se você não estiver a fim de sofisticação e quiser dar prioridade para sua saúde financeira, a dica é o The Side Bar, com seu sempre confiável preço de 3 dólares por drink ou cerveja, todos os dias. The Side Bar: 602 E 7th St.

Cheer Up Charlie's. Foto: Divulgação
Cheer Up Charlie’s. Foto: Divulgação

No Velho Oeste, a melhor comida era feita no fogão à lenha, com ingredientes frescos e cheios de sabor. O serviço é impecável e o espaço super gostoso, ótimo para um jantar. O Roaring Fork de Stonelake vale pela vista durante o almoço. Roaring Fork, 10850 Stonelake Blvd.

Para uma fome de tamanho bom, comida italiana recomendadíssima por locais é no Taverna. Gnocchi com costelinha e o peixe espada são recomendações por lá, a preços bem razoáveis. Ah, tem um brunch bem gostoso com mimosas a dois dólares. Taverna, 258 W 2nd St (Lavaca St).

Clark`s Oyster bar | Austin SXSW | Divulgação
Clark`s Oyster bar | Austin SXSW | Divulgação

O Clark’s Oyster bar é um pouco mais arrumadinho, com excelentes ostras e frutos do mar. Mas também é legal para uma happy hour e hambúrgueres pós conferência. Reservas pelo Open TableClark’s Oyster Bar, 1200 W 6th St (Blanco).

Vá para o Eberly para ótimos drinks e ambiente impecável com direito a rooftop. Eberly: 615 S. Lamar.

O Loro é uma asian smokehouse e bar, criação conjunta dos donos do Uchi e do Franklin Barbecue e, como você pode imaginar, é um grande acerto. Seu menu consiste em grande parte de churrascos e carnes grelhadas com inspiração asiática – todos os seus pratos são muito criativos. Loro2115 South Lamar Boulevard

Combinou de sair comer com um grupão de 10 pessoas e descobriu que achar um lugar que atenda as necessidades de todo mundo vai ser um problemão? Não se estresse e leve a galera para o Hank’s! O menu serve desde avocado toasts a burgers vegetarianos, massas e sanduíche de frango frito. Ninguém sai de barriga vazia. Hank’s5811 Berkman Drive.

Para um belo BBQ (churrasco texano):

Você já deve ter ouvido falar no Franklin BBQ. Se você tem uma startup de um assunto bem mala, esse lugar é para você: terá a oportunidade de fazer networking embaixo do sol durante 4 a 5 horas enquanto aguarda a sua mesa. Como ninguém terá nada melhor a fazer, é capaz que escutem seu pitch. Agora, se seu objetivo é comer churrasco, sugerimos evitar.

Mas sem pânico! Há outras churrascarias texanas que não devem nada (nada mesmo) ao Franklin.

Iron Works – Divulgação

O  Iron Works é a principal dica de todo mundo que foi no festival em 2016. Tem o mesmo estilo do Franklin. O brisquet e a carne derretem na boca, os molhos são ultra típicos e em um saloon bem texano. Ah, infelizmente, é preciso deixar as armas de fora, diz a placa. Iron Works BBQ, 100 Red River St (Cesar Chavez St) . +1 512-478-4855 

Um outro lugar com ótima nota e com o plus de ser atrás do Austin Convention Center é o Cooper’s Old Time Pit Bar-B-Que na 217 Congress Ave, que fica num espaço muito bacana, um edifício histórico com varanda, só visitando e conferindo!

Para levar cliente:

Porque o SXSW é lugar de coisa séria, quer aproveitar para impressionar aquele potencial cliente? A gente ajuda! Algumas das opções que citamos acima, para o dia a dia, também comportam esse tipo de encontro, mas abaixo temos algumas bem clássicas.

O Central Standard faz jus ao hype. O cardápio é novo, fresco, cheio de gente interessante, para impressionar seu cliente sem fazer um rombo absurdo no seu orçamento. Faça reserva antes pelo Open Table. Central Standard / 1603 South Congress Avenue, +1 512-942-0823.

Uchi | Austin SXSW | Divulgação
Uchi | Austin SXSW | Divulgação

Uchi é um restaurante  japonês autoral super bem cotado e premiado na cidade. É difícil achar mesa no dia a dia, imagina então no SXSW! Mas já olhamos no Open Table a ainda é possível fazer reserva. Se você ama um japa bem feito ou tem uma reunião no jantar importante, a pedida é lá. Se não tiver, pode tentar o Uchiko, do mesmo dono. Uchi , 801 S Lamar Blvd,  +1 512-916-4808.

Quer impressionar? Leve o cliente no Odd Duck. O restaurante serve um menu com uma forte inspiração sulista combinada com influências étnicas. A comida em combinação com o ambiente resultam em uma experiência que oferece o melhor do sul dos EUA com um twist moderninho. Prepare o bolso! Odd Duck1201 S Lamar Blvd.

O Le Politique, restaurante de inspiração francesa, é uma brasserie que tem como highlight de seu menu, frutos do mar. Para a sobremesa, não deixe de experimentar algo do menu pastry. Fica na 110 San Antonio St.

Se a preferência for pela quase unânime cozinha italiana, seu destino é o Juliet. O restaurante oferece uma cozinha italiana clássica com uma abordagem moderna. O espaço é lindo e a comida é excelente. Juliet Italian Kitchen: 1500 Barton Springs Rd.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de March, 2019

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Excelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!
    - Paula
  • undefined
    - Sheila

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.