Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Guia para curtir o SXSW 2020 sem perrengue

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de February, 2019

Share

Se você já leu esse guia até aqui, deve ter entendido que o SXSW é uma agitação só. Entre palestras, networking e intervalos para relaxar (dos quais 80%, independente do título oficial, podem ser traduzidos como festa) os parcos momentos para pensar no combustível que mantém o corpo em pé raramente são usados com consciência limpa – sorry, nutricionistas, não queremos iludir ninguém… Mas, se você é uma pessoa saudável e disciplinada, nossa dica para continuar assim em tempos de South-by é a seguinte: assim que chegar a Austin, procure o Wholefoods ou Walgreen’s mais próximos e abasteça-se com barrinhas de cereal e frutas secas, além de multivitamínico e anti-ácido, pois, o que você vai encontrar nos próximos dias se resume a tacos, churrascos e o álcool.

Curadoria Chicken or Pasta + White Rabbit:

Em Austin, os food trucks têm tanto status quanto um restaurante tradicional, e é bem provável que alguém te convide para comer em um lugar incrível e anuncie a chegada diante de um desses veículos adaptados. 

Nos arredores do Convention Center há vários food trucks oficiais do SXSW, mas há muitos outros bairros de Austin, quase um festival à parte, com sabores que valem um passeio para fora do centro da cidade – e, se você tiver tempo para seguir em direção ao East Side, vai encontrar os melhores preços. O FoodTrailersAustin pode ser seu aliado na rota da gastronomia sobre rodas de Austin, lá você encontra uma mapa com a localização de todos os food trucks da cidade. Alguns a gente indica:

Torchy’s Tacos
Os moradores de Austin, simplesmente, amam Torchy’s Tacos, tanto que o food truck original deu origem a uma rede que se espalha pelos EUA.
110 San Antonio St Unit 120

Arlo’s
Especializado em burgers e tacos, mas tudo baseado no uso de plantas.
900 Red River

Veracruz All Natural Food Truck
A autêntica cozinha mexicana, com muitas opções vegetarianas. Você vai se deliciar com tortillas e chips caseiros, tudo servido com ingredientes frescos.
1704 E Cesar Chavez St

Via 313 Pizza
Pizza quadrada, ao estilo de Detroit.
61 Rainey St

Kebabalicious
O Doner Kebab  é o carro-chefe, mas também serve wraps, saladas, falafels e batatas fritas com tempero especial.
W 3rd St & Congress Ave, Austin, TX 78701

Garbo’s Lobster Downtown
Cozinha da Nova Inglaterra com um toque de Austin. Serve ótimos pãezinhos de lagosta.
823 Congress Ave, Austin, TX 78701

Chi’Lantro
Já pensou em misturar as cozinhas coreana e mexicana? Esses caras pensaram e agradaram! Dica especial: prove as batatas fritas kimchi.
303 Colorado St #100

Para tomar café da manhã

Foto: Richard Hemmer.
Foto: Richard Hemmer.

A agitação do SXSW pode afetar sua memória, especialmente na hora do almoço. Para garantir, comece o dia com um café da manhã reforçado. Por sorte, boas opções não faltam em Austin. Algumas podem causar estranheza a princípio, mas abraçar a cultura local é uma das riquezas de uma viagem, então, deixe o preconceito de lado e faça como os locais: vá ao Juan in a Million (2300 E Cesar Chavez St, +1 512-472-3872) e escolha um taco como sua primeira refeição do dia.

No dia seguinte, você pode voltar para algo mais tradicional, sem problemas. O Walton’s Fancy and Staple https://www.waltonsfancyandstaple.com/, na 609 W 6th St, é uma deli que começou como floricultura. Os donos diversificaram os negócios e passaram a oferecer várias opções de sanduíches, queijos, pães e outras delícias feitas no forno, mas as flores continuam lá, com todo o charme.

Mas a gente bem sabe o que noites regadas a álcool e festas fazem com uma pessoa… Você vai perder a hora mais cedo ou mais tarde. Então, guarde logo essa localização: 603 Brazos St. É onde fica o Jugo, um bar no estilo grab-and-go que serve sucos, smoothies, café, chá e comidinhas saudáveis.

Falando nisso, tem o Alta’s Cafe, que fica na 74 Trinity St, quase na trilha de caminhada e bicicleta e com vista para o Lady Bird Lake. Eles seguem à risca o conceito farm-to-table na hora de servir café da manhã e sanduíches, mas se superam com vinho e cerveja artesanal (oops! Melhor deixar isso para depois do almoço). 

Outra opção é o Blenders and Bowls (206 E 4th St), que elabora delícias simplesmente batendo frutas naturais no liquidificador, também servem açaí cobertas com granola de cânhamo, frutas e mel local.

Voltando à ideia de abraçar a cultura local, o Counter Cafe, na 626 N Lamar Blvd, é um restaurante com estilo bem americano e preços razoáveis. Eles servem café da manhã o dia todo, inclusive com opções saudáveis e orgânicas (‘tá vendo com a gente se preocupa em deixar sua nutri feliz?).

Para almoçar

Austin é uma cidade a gastronomia pode ser considerada parte dos atrativos. Há sempre muitas novidades e chefs que capricham na qualidade, que sabem ousar nos sabores e abraçam a diversidade – seja na nacionalidade da cozinha ou na opção por ingredientes. Para quem vai ao SXSW, o ideal é se manter nas redondezas do evento, mas, veja bem, essa limitação geográfica está longe de ser uma limitação gastronômica. Duvida? Então, olhe o tamanho da listinha que selecionamos:

 Iron Works Barbecue
Pertinho do Centro de Convenções, impressiona os frequentadores do SXSW com as grandes costelas de carne que oferece, as carnes são suculentas e os molhos são de primeira, tudo isso servido em um ambiente que leva você a mergulhar na atmosfera.
100 Red River St

Cooper’s Old Time Pit Bar-B-Que Austin
Situado num edifício histórico, serve ótimas carnes defumadas.
217 Congress Ave

Koriente
Um lugar bem descontraído, com um pátio legal. Serve pratos da cozinha pan-asiática, com grande influência coreana, e traz opções veganas e sem glúten no cardápio.
621 E 7th St

True Food Kitchen
Restaurante de comida saudável, com opções veganas e coquetéis.
222 West Ave Ste HR100

Franklin Barbecue
O restaurante de churrasco mais famoso de Austin (se você encontrar uma fila enorme na fila, já sabe o motivo). As carnes defumadas e suculentas são o motivo da fama, e a espera por um lugar pode demorar algumas horas.
900 E 11th St

MAD Greens – 2nd & San Antonio St.
Customize salads with proteins like grilled steak, shrimp, and tofu. Grain bowls, wraps and juices are also part of the menu.
419 W 2nd St

Taverna
Boa comida italiana a preços razoáveis. O local também é uma ótima opção para um brunch embriagado com mimosas a US$ 2.00.
258 W 2nd St

Flower Child
Um café boêmio que serve comida saudável. Você poderá pedir saladas personalizadas, tigelas com grãos e sopas com proteínas sem aditivos.
500 W 2nd St #133

Numero28
Uma pequena cadeia de restaurantes em que o carro-chefe são pizzas e antepastos napolitanos feitos em forno a lenha.
452 W 2nd St

North Italia
Se seu desejo for por culinária italiana sofisticada, vá a esse restaurante moderno e aconchegante, que serve ótimas pizzas com crosta fina.
500 W 2nd St #120

Forthright
Um espaço iluminado e agradável, seja para um almoço de trabalho ou para um encontro casual. Também oferece coquetéis e especiais para happy hour.
35 Brazos St

Red Ash
Um lugar bem interessante, a começar pelo contraste entre o interior com aparência industrial e o menu italiano clássico. As massas caseiras são bem executadas, além disso oferece carnes assada no forno a lenha e pratos pequenos.
Colorado Tower, 303 Colorado St #200

Ramen Tatsu-Ya
Noodle house & bar bastante popular, especialmente por sua vibração funky. Serve ramen clássico com muitas opções de cobertura.
1600 E 6th St

Para jantar

O SXSW é um evento único e, por mais que exista uma trilha básica de acontecimentos, o óbvio está longe de ser regra. Daí, mesmo sabendo que há grandes chances da ideia de jantar não estar na sua cabeça, de você estar mais interessado em enfrentar a fila de uma festa, em vez de sentar-se num restaurante e desembolsar seus amados dólares… Mesmo assim, a gente separou algumas dicas de restaurantes legais, afinal, vai que você encontra aquele cliente que merece ser impressionado? Ou fecha um negócio que pede comemoração?

O Roaring Fork, na 701 Congress Ave, é bem requintado, um visual rústico pensado em detalhes, assentos confortáveis e serviço amigável. A cozinha mescla a as culinárias sulista e tex-mex. Outro que prima pelo ambiente sofisticado é o Second Bar + Kitchen. Muito bem localizados – no The Austonian, 200 Congress Ave -, serve pratos que podem ser compartilhados e é reconhecido por quem mora em Austin pelas suas saladas, pizzas, entradas e sobremesas.

Se você é fã de reality shows de culinária, a dica é o Arlo Grey (111 E Cesar Chavez St), restaurante liderado pela vencedora do Top Chef, Kristen Kish. Suas criações gastronômicas representam a alta culinária do meio-oeste americano.

Já se o cinema for sua paixão, não perca tempo e se dirija à 320 E 6th St, e entre no Cinema Ritz, mas, em vez de ir para a bilheteria, vá para o Alamo Drafthouse e escolha seu jantar. Os favoritos da casa – hambúrguer “Royale com queijo”, pizzas, biscoitos de chocolate e panquecas – revelam uma cozinha um tanto junk, mas quem liga? O importante é jantar no cinema :;

O Comedor (501 Colorado St) é outro restaurante frequentado pelos moradores de Austin. Ao entrar, você reconhecerá o design industrial, bem dentro das tendências de decoração do momento. Os pratos e bebidas são inspirados na culinária mexicana. Já o Emmer & Rye (SkyHouse, 51 Rainey St #110) se inspira naquilo que está nas prateleiras de seus fornecedores a cada dia, por isso, o cardápio não é fixo.

Cheer Up Charlie's. Foto: Divulgação
Cheer Up Charlie’s. Foto: Divulgação

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de February, 2019

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Excelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!

    - Paula
  • undefined

    - Sheila

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.