Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Se você já leu esse guia até aqui, deve ter entendido que o SXSW é uma agitação só. Entre palestras, networking e intervalos para relaxar (dos quais 80%, independente do título oficial, podem ser traduzidos como festa), os parcos momentos para pensar no combustível que mantém o corpo em pé raramente são usados com consciência limpa – sorry, nutricionistas, não queremos iludir ninguém… Mas, se você é uma pessoa saudável e disciplinada, nossa dica para continuar assim em tempos de SouthBy é a seguinte: assim que chegar a Austin, procure o Wholefoods ou o Walgreen’s mais próximos e abasteça-se com barrinhas de cereal e frutas secas, além de multivitamínico e antiácido, pois, o que você vai encontrar nos próximos dias se resume a tacos, churrascos e o álcool.
Curadoria Chicken or Pasta + White Rabbit:
Em Austin, os food trucks têm tanto status quanto um restaurante tradicional, e é bem provável que alguém te convide para comer em um lugar incrível e anuncie a chegada diante de um desses veículos adaptados.
Nos arredores do Convention Center há vários food trucks oficiais do SXSW, mas há muitos espalhados por outros bairros. É quase um festival à parte, com sabores que valem um passeio para fora do centro – e, se você tiver tempo para seguir em direção ao East Side, vai encontrar os melhores preços. O site oficial da cidade pode ser seu aliado na rota da gastronomia sobre rodas de Austin. Alguns a gente indica:
A agitação do SXSW pode afetar sua memória, especialmente na hora do almoço, então, para garantir, comece o dia com um café da manhã reforçado. Por sorte, boas opções não faltam em Austin. Algumas podem causar estranheza a princípio, mas abraçar a cultura local é uma das riquezas de uma viagem, portanto, deixe o preconceito de lado e faça como os locais: vá ao Juan in a Million na 2300 E Cesar Chavez St, +1 512-472-3872) e escolha um taco como sua primeira refeição.
No dia seguinte, você pode voltar para algo mais tradicional, sem problemas. O Walton’s Fancy and Staple, na 609 W 6th St, é uma deli que começou como floricultura. Os donos diversificaram os negócios e passaram a oferecer várias opções de sanduíches, queijos, pães e outras delícias feitas no forno, mas as flores continuam lá, com todo o charme.
Para continuar variando, escolha um dia para conhecer o Alta’s Cafe, que fica na 74 Trinity St, quase na trilha de caminhada e bicicleta e com vista para o Lady Bird Lake. Eles seguem à risca o conceito farm-to-table na hora de servir café da manhã e sanduíches, mas se superam com vinho e cerveja artesanal (oops! Melhor deixar isso para depois do almoço).
Outra opção é o Blenders and Bowls (206 E 4th St), que elabora delícias simplesmente batendo frutas naturais no liquidificador, também servem açaí coberta com granola de cânhamo, frutas e mel local.
Voltando à ideia de abraçar a cultura local, o Counter Cafe, na East 6th Street, é um restaurante com estilo bem americano e preços razoáveis. Eles servem café da manhã o dia todo, inclusive com opções saudáveis e orgânicas (Tá vendo com a gente se preocupa em deixar sua nutri feliz?).
Austin é uma cidade onde a gastronomia pode ser considerada parte dos atrativos. Há sempre muitas novidades e chefs que capricham na qualidade, que sabem ousar nos sabores e abraçam a diversidade – seja na nacionalidade da cozinha ou na opção por ingredientes. Para quem vai ao SXSW, o ideal é se manter nas redondezas do evento, mas, veja bem, essa limitação geográfica está longe de ser uma limitação gastronômica. Dúvida? Então, olhe o tamanho da listinha que selecionamos:
O SXSW é um evento único e, por mais que exista uma trilha básica de acontecimentos, o óbvio está longe de ser regra. Daí, mesmo sabendo que há grandes chances da ideia de jantar não estar na sua cabeça, de você estar mais interessado em enfrentar a fila de uma festa em vez de sentar-se num restaurante e desembolsar seus amados dólares… Mesmo assim, a gente separou algumas dicas de restaurantes legais, afinal, vai que você encontra aquele cliente que merece ser impressionado? Ou surge um novo negócio que pede comemoração?
O Roaring Fork, na 701 Congress Ave, tem requinte em um visual rústico pensado em detalhes, com assentos confortáveis e serviço amigável. A cozinha mescla as culinárias sulista e tex-mex. Outro que prima pelo ambiente sofisticado é o Second Bar + Kitchen, que mudou de endereço, trocando o centro de Austin pelo coração do movimentado bairro East End (1108 E 6th St). A caminhada de 19 minutos a partir do Convention Center, será recompensada por deliciosos pratos, especialmente suas saladas, pizzas, entradas e sobremesas, bastante elogiadas por quem mora em Austin.
O Comedor (501 Colorado St) é outro restaurante frequentado pelos moradores da cidade, que elogiam os pratos e bebidas inspirados na culinária mexicana servidos no local. Já deu para ver que os sabores do vizinho México fazem sucesso no Texas, né? Outro restaurante que é mestre em agradar paladares com culinária tex-mex é o La Piscina Ceviches & Fajitas, que fica dentro do Austin Proper (600 West 2nd Street).
Já o Emmer & Rye (SkyHouse, 51 Rainey St #110) se inspira naquilo que está nas prateleiras de seus fornecedores a cada dia, por isso, o cardápio não é fixo. Para atender a diversidade do público do SXSW, Austin precisa desse tipo de vibe, assim como precisa de opções que cubram todo tipo de paladar. De restaurantes franceses cheios de requintes – como o Péché, na 208 W 4th St, com seus pratos que enchem os olhos – à culinária chinesa, com pratos coloridos e aromáticos – como os que saem da fazenda para a mesa no Wu Chow, que fica na 500 W. 5th e tem opções veganas no cardápio.
Por mais internacional que seja a cena gastronômica de Austin, naturalmente, há espaço para os sabores americanos. Os destaques ficam por conta do Geraldine’s (605 Davis St) e do Caroline (que, além de jantar, serve café da manhã e almoço na 621 Congress Ave. Suite 101).
Quer encerrar a noite com algo mais leve? Um peixe pode ser uma boa pedida. Nesse caso, vá ao Truluck’s Ocean’s Finest Seafood and Crab, na 400 Colorado St, ou experimente um dos pokes do Pokeworks, na 1920 East Riverside Dr Suite 110. Outra opção pode ser o Barlata, que serve tapas de primeira na 1500 S Lamar Blvd #150.
Caso a culinária mediterrânea seja mais a sua cara, especialmente se você gosta de conhecer combinações inusitadas, experimente algo do menu de inspiração israelense e turca do The Peacock Mediterranean Grill (Austin Proper – 600 W 2nd Street).
Se você é fã de reality shows de culinária, a dica é o Arlo Grey (111 E Cesar Chavez St), restaurante liderado pela vencedora do Top Chef, Kristen Kish. Suas criações gastronômicas representam a alta culinária do meio-oeste americano.
Assim como Kristen Kish saiu da Coreia do Sul para brilhar na cena gastronômica de Austin, um brasileiro também está fazendo sucesso por lá, ele se chama “rodízio de pizza”. Quem levou a modalidade para cidade foi a dupla Vanderleia “Dede” Mallmann e Evandro Caregnato, com a Delucca Gaucho Pizza and Wine, que fica na 4200B W Braker Ln. Infelizmente, a caminhada saindo da região central de Austin para prestigiar nossos conterrâneos seria longa, mas de carro você vai levar 20 min, segundo o Google Maps.
Americanos adoram donuts de tal forma que uma loja especializada nesses bolinhos fica aberta das 6h da manhã até as 3h da madrugada em Austin – e sua fama não vem apenas do horário estendido. A Voodoo Doughnut nasceu em Portland, se espalhou pelos EUA e se transformou em atração turística em todos os lugares onde está presente. O poder da marca é tanto que muita gente escolhe suas lojas para realizar sua cerimônia de casamento.
Seu séquito de fãs está convencido de que “Good Things Come In Pink Boxes”, afinal o que encontram nas embalagens da Voodoo Doughnut é sempre saboroso, cheio de personalidade e humor. Em Austin, tem uma unidade na 212 East 6th Street (10 min. a pé, partindo do Convention Center) – se perder o endereço, é só procurar uma casa em tons rosa com (muito provavelmente) uma fila na porta. Para escapar da espera, faça o pedido online ou por telefone (512 215-8586).
Caso você seja vegetariano ou vegano, nós recomendamos essa lista.
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsExcelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!
undefined
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.