Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

Guia para curtir o SXSW 2019 sem perrengue

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de March, 2019

Share

Festivais e cartões de acesso

Para quem ainda não sabe, o SXSW funciona basicamente com 3 conferências: Interactive, Film e Music. Além delas, há também uma programação ao longo do festival dedicada a Gaming & Comédia.

Interactive Festival

O Interactive Festival cresceu muito em popularidade nos anos recentes e é hoje uma das conferências mais concorridas do SXSW. Em 2019 o Interactive acontece entre os dias 8 a 16 de Março. Para começo de conversa, recomendamos que o ponto de partida para a escolha sobre o que assistir seja seus assuntos de maior interesse, assim é possível selecionar com tranquilidade as trilhas de conteúdo do evento (o que o SXSW chama de tracks). Entre as 19 trilhas de 2019 do Interactive temos:

  • Blockchain & Cryptocurrency (nova track)
  • Cannabusiness (nova track)
  • Brands & Marketing
  • Cities, Government & Politics
  • Design
  • Entrepreneurship & Startups
  • Food
  • Future Workplace
  • Health & Medtech
  • Tech Industry & Enterprise
  • Global & Social Impact
  • Intelligent Future
  • VR/AR/MR

Com seus tracks escolhidos, você consegue filtrar tudo que precisa pelo aplicativo ou agenda online . Um detalhe relevante é que algumas das tracks se concentram em grande parte no mesmo local, o que evita grandes deslocamentos.

Aparição surpresa de Elon Musk no painel sobre a série Westworld em 2018. Foto: Amy E. Price/Getty Images
Aparição surpresa de Elon Musk no painel sobre a série Westworld em 2018. Foto: Amy E. Price/Getty Images

Film Festival

Emily Blunt e John Krasinski na premiere de “A Quiet Place” no Film Festival 2018. Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images
Emily Blunt e John Krasinski na premiere de “A Quiet Place” no Film Festival 2018. Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images

A conferência de cinema vai acontecer juntamente com a Interactive, entre dias 8 a 16 de Março. Além de apresentações de novos filmes, ela celebra criatividade e os negócios da indústria cinematográfica.

O foco é:
-Influenciadores da indústria com palestrantes da área de entretenimento, cinema e televisão;
 Indústria de cinema e TV focando no negócio, desde produção, captação, monetização, etc.;
Entre os filmes lançados no festival estão as estreias mais aguardadas do ano, como o filme Us, do diretor Jordan Peele.

O Film Festival é o lugar de encontro das personalidades mais influentes na indústria do entretenimento (produtores, diretores, atores, etc.) e você pode encontrá-los em sessões de filmes, mentorias, workshops e painéis. É também um ótimo lugar para arejar a cabeça depois de ver uma sequência de palestras mais cabeçudas. Por que não almoçar numa sala de cinema enquanto assiste a um filme entre uma palestra e outra? Pois é possível.

Music Festival

Bad Gyal, Pussy Riot, Chelsea Manning, Superchunk

O festival de música do SXSW tem dois públicos distintos: os profissionais do negócio da música (artistas, empresários, produtores e também plataformas) e a audiência. Entre os dias 11 a 17 de março, a conferência de música traz meetups, painéis e workshops para quem é da indústria e shows – muitos shows.

São mais de dois mil shows com artistas de 63 países em palcos espalhados pelos bares, parques e clubes da cidade. Austin fica realmente weird e mais divertida.

Os shows acontecem em praticamente todos os espaços que possuam um palco na cidade, incluindo igrejas.

SXSW Art Program


Instalação Blooming, de Lisa Park, vai estar em exposição no SXSW 2019.

Entre os dias 8 e 16 encontram-se espalhadas pelo festival diferentes instalações artísticas. As obras são selecionadas com base no que agregam ao festival e inspiram em seus atendentes, refletindo os valores do SXSW de criatividade, cultura, inovação e engajamento.

Trade Show

O Trade Show acontece entre 10 a 13 de Março, apresentando expositores que demonstram como as indústrias presentes no SXSW podem convergir, reunindo desde startups até empresas líderes de diversos países, incluindo o Brasil, que tem presença cada vez maior no SXSW.

Outras Exibições

Flatstock (14-16 Março)
A Flatstock é uma feira dedicada à cultura de pôsteres de shows.

Virtual Cinema (11-13 Março)
Exibição de storytelling em realidade virtual e aumentada.

Gaming Expo (15 a 17 Março)
Epicentro da cultura gamer no SXSW, a expo de games reúne desenvolvedores, empresas e fãs de todas as facetas da comunidade gamer.

SXSW Marketplace (15 e 16 Março)
Marketplace que reúne uma curadoria de marcas locais, nacionais e globais.

Startup Spotlight (11 de Março)
Evento destaca novas empresas de tecnologia atuando dentro das indústrias presentes na programação do SXSW. É bem interessante para conhecer as novidades tecnológicas que vem para mudar as mais diversas indústrias, desde bebidas até a medicina.

SXSW Wellness Expo (9 e 10 de Março)
Realizada no Palmer Events Center, essa exibição é voltada para os participantes interessados na crescente indústria de saúde e bem-estar.

Ativações de marcas e países

Além de toda a programação oficial, o SXSW inclui, em paralelo lounges, casas e ativações especiais criadas por marcas, plataformas e países, com programação de palestras, comida, instalações e shows. São duas fases: na primeira, durante o festival Interactive, até mesmo os bares são tomados por diversas marcas e publicações, como Pinterest, National Geographic e Mashable, por exemplo. Já a segunda fase acontece durante o festival Music, onde a maioria dos espaços muda completamente de formato, sendo ocupados por plataformas dedicadas à música, como o Pandora, Spotify, Vevo, Youtube, por exemplo.

Existem também as casas dedicadas a mostrar o que cada país tem de melhor (muitas vezes como iniciativa dos governos) e atuam como espaços para networking, palestras e shows, e apresentando para o público do festival sua cultura, música, comida e oportunidades de negócio. Nesse ano teremos a Casa Brasil, iniciativa da Apex, onde devem ser apresentados alguns dos destaques brasileiros dentro do tema “Meet the True Makers” – pessoas que estão impactando o Brasil ao transformarem recursos disponíveis em iniciativas, produtos e organizações extraordinárias.

Os badges e os valores

SXSW Badges. Foto: Divulgação
SXSW Badges. Foto: Divulgação

Os ingressos, a essa altura, são vendidos apenas a com o preço cheio no site oficial do evento (www.sxsw.com) – isto é, sem os descontos da compra antecipada. As opções de acesso são:

Platinum: dá acesso a todos os festivais e atividades do SXSW:  US$$1,650
Interactive: US$ 1,325
Filme: US$ 1,325
Música: US$ 1,325

Mas se você ainda não comprou seu ingresso, entre antes no grupo do Brazil @SXSW. Lá acontecem muitas vendas de badges, e a taxa de transferência custa US$ 175. Vale a pena comprar de alguém que pagou o valor de um dos primeiros lotes. Ou ainda, busque no Craigslist. Já tivemos duas experiências dessa forma. A única dica é: sempre efetuar o pagamento após receber o email da organização do festival confirmando a transferência. Peça nome, Facebook, confirme que é uma pessoa “real”, e desconfie de preços muito baixos.

Todos os badges dão direito as sessões de Gaming, Trade Show, Trailer Park, o SXSW Outdoor Stage, e algumas áreas comuns.

Vale ressaltar que os encontros de networking não estão inclusos em nenhuma das badges e são vendidos separadamente (e, honestamente, são money-makers… não valem a pena)

Acesso expandido

Todos os badges dão acesso a todos os eventos, porém com prioridade para o seu próprio. Se você tiver o badge do festival de música, por exemplo, e quiser ver algo do Interactive, você poderá assistir caso não tenha alcançado a lotação máxima. Você perderá os “headliners” que lotam, mas poderá ter um gostinho de todos os festivais. O badge Platinum dá direito a frequentar as 3 conferências.

 

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

01 de March, 2019

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

Comentários

  • Excelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!
    - Paula
  • undefined
    - Sheila

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.