Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Após uma edição pós-pandêmica levemente… sub frequentada, vamos dizer assim, lá vamos nós para Austin, para mais uma edição do SXSW. E, pela quantidade de ingressos vendidos e pelo auê que os brasileiros vão fazer, já vemos que será uma edição histórica.
Em 2023, o festival acontece de 10 a 18 de março. Os brasileiros buscam principalmente a parte conferência do festival – antigamente chamado de Interactive -, que hoje abrange também uma conferência focada na indústria da música. Além da conferência, o SXSW conta com showcases de mais de 1.400 bandas e artistas de todo o mundo, além de premiéres mundiais de filmes e o SXSWEdu, que discute temas relacionados a educação alguns dias antes do evento principal.
Vou começar com a resposta da pergunta que mais fazem: em geral, para 99% dos brasileiros frequentadores do festival, a badge Interactive é suficiente. Agora se você vai para ver principalmente Filmes ou Música, você precisa das badges específicas ou platinum. Mas vamos às descrições:
A educação tem um status único dentro do SouthBy, afinal, sem ela não temos como levar adiante o futuro que a comunidade do festival tanto valoriza, pelo menos não de forma democrática, saudável e sustentável. Por isso, é o SXSWEdu que abre caminho para o evento principal. Esse ano, ele acontecerá entre 06 e 09 de março, e o foco será em discutir sobre como melhorar as habilidades de empregabilidade
Boa parte das pessoas que vão para o South by Southwest vão para o que se chamava SXSW Interactive – agora Conference. Essa é a parte do festival mais voltada para a discussão de ideias, tendências, tecnologias de uma forma mais aplicada aos negócios em geral, que acontece entre 10 e 17 de março. As palestras, meetups, workshops são classificados de acordo com temas (ou tracks) definidos pelos organizadores. Em 2023, teremos 25 tracks:
Esta classificação ajuda muito na hora de escolher qual sessão assistir. Para nós, o melhor é partir delas na hora de montar sua agenda, seja através do site ou do aplicativo do SXSW.
Entre 10 e 18 de março, o SouthBy vai ocupar as telas dos cinemas de Austin para exibir o talento que, seja atrás ou na frente das câmeras, faz olhos brilharem com histórias que despertam risos, lágrimas e identificação. O destaque já começa na diversidade do programa. Só para citar alguns países representados, temos Mongólia, Áustria, Romênia, Emirados Árabes, China, Irã, Bélgica, Palestina, Líbano, Qatar, Portugal, Argentina, Polônia, Grécia, Taiwan, entre outros – inclusive nós, Brasil, com dois títulos, pelo menos – Yuki MR e Rockets, by Pillow.
Foi com a música que o South by Southwest começou, por isso o SXSW Music Festival tem um gostinho especial e dá a pegada mais subversiva do festival. Uma de suas marcas é dividir os palcos entre artistas estabelecidos e novatos dos mais diversos estilos musicais e nacionalidades. Mais de 1.400 atrações já estão se preparando para tocar nos palcos do evento de 13 a 15 de março, entre eles, o brasileiro Rogê, a dupla colombiana Paraísos, o sul-coreano Beenzino, o lendário The Zombies. Mas, quer saber? Tem um jeito bem melhor de ficar a par do que vai rolar no SXSW Music Festival. É só acessar a playlist no Spotify, AppleMusic ou no YouTube.
Honestamente, em décadas indo para o festival eu, pessoalmente, só tentei ir uma vez. O SXSW Comedy Festival se estende por uma semana, trazendo grandes nomes do humor, alguns bem conhecidos, outros que, mesmo em início da carreira, já se destacam. Se quiser tirar a prova, algumas gravações de anos anteriores estão disponíveis aqui.
A paisagem do SouthBy é um espetáculo à parte. O encontro de culturas diferentes num clima festivo é totalmente orgânico e inspirador por si só. Mesmo assim, os organizadores do evento criaram algo mais para provocar reflexões e inspirar. Este é o papel do SXSW Art Program, que exibe obras em que a interseção entre arte e tecnologia se destaca, despertando discussões sobre o papel das artes visuais e digitais na cultura e tecnologia.
O antigo Trade Show mudou de nome há algum tempo, mas continua sendo um grande chamariz no SouthBy, além de ser um espaço onde você encontra a maior parte das inovações que estão no seu começo e produtos-conceito. Esse ano, entre 12 e 15 de março, ele vai ocupar o Austin Convention Center. É um ótimo lugar se você quer conectar sua empresa com outros da mesma área internacional.
O SXSW reúne um público ímpar, com inovadores, formadores de opinião, pessoas abertas a conhecer o novo sem receios. De modo geral, é um perfil não só curioso, como disposto a lançar novos olhares a propostas, oferecendo insights que podem enriquecer qualquer visão de marketing. Talvez seja por isso que tantas marcas escolhem o festival como palco para grandes iniciativas. Da mesma forma, diversos países apostam no festival para atrair olhares para aquilo que pode gerar dividendos, seja em exportações, investimentos ou imagem.
Empresas como Twitter e Dell investem alto em instalações que recebem o público com novidades, glamour e mimos. Em 2022, a Amazon, por exemplo, montou um parque temático para levar a marca Prime Vídeo para o SXSW. Já a Samsung, transformou uma casa de Austin em um espaço temático cheio de tecnologia de ponta.
As casas, aliás, costumam ser a escolha dos países com representação no festival, mesmo que não sejam casas propriamente ditas. Em 2019, o Brasil ocupou um estúdio de Yoga, que foi decorado com toda brasilidade possível . Quem visitava o local podia provar comidinhas típicas, assistir a shows de artistas brasileiros, além de acompanhar painéis e conteúdos que promoviam o país (que inclusive fomos nós que fizemos a curadoria de palestrantes para eles).
Para ver tudo isso de perto, você pode comprar o badge que dá acesso às atrações do SXSW no site oficial do evento, mas atenção, pois há sete opções diferentes:
*Preço válido até 02/02/2023
Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.
Ver todos os postsExcelente, melhor guia do SXSW, parabéns aos envolvidos!
undefined
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.