Amsterdã, a capital das bicicletas

Data

26 de November, 2014

Share

Nada melhor que arte para inspirar e refrescar o espírito do viajante, não é? Selecionamos então cinco lugares muito interessantes que oferecem história da arte, pintura, escultura, fotografia, cinema e arquitetura.  O ideal é dividir esse tour em dois ou três dias ou fazer uma lista com os pontos de interesse e visitar de olho no relógio. A parte boa é que os museus e galerias normalmente fecham um pouco mais tarde que lojas, por exemplo. Dica: sempre que possível compre a entrada através dos sites dos museus, assim evita duas filas na hora da entrada.

Stedelijk Museum tem um acervo de aproximadamente 90.000 objetos, datados de 1870 até hoje. O museu é uma parada obrigatória para quem curte arte contemporânea pois apresenta uma coleção distintiva de obras originadas em movimentos como Bauhaus, Amsterdam School, De Stijl, CoBrA, Expressionismo Abstrato, Pop art, Arte Minimalista e Arte Conceitual. Inclui peças de Appel, Cézanne, Chagall, Dijkstra, Van Gogh, Kandinsky, Kienholz, De Kooning, Koons, Matisse, Mondriaan, Picasso, Pollock, Rietveld, Sottsass e Warhol. Sem falar na maior coleção de trabalhos de Malevich disponível ao público, fora da Rússia. O Family Lab oferece atividades para pais e filhos possibilitando a produção de uma obra de arte com direito a levar para casa e tudo. Endereço: Museumplein 10, 1071 DJ. Diariamente, das 10 às 18h. Na quinta até às 22h.

Rijksmuseum, antes de ser declarado oficialmente um museu (em 1800), era chamado de “Galeria Nacional” (Nationale Kunstgalerij) e tem uma história cheia de altos e baixos: parte de coleções em outras cidades, mudanças de prédios, em 1876 o arquiteto Pierre Cuypers assinou o projeto de reforma combinando influências góticas e renascentistas o que lhe rendeu muitas criticas na época. Ao longo dos séculos, o Rijksmuseum superou todas as adversidades e se estabeleceu como um dos museus mais importantes e relevantes museus para a arte nacional e internacional. Em 2013, depois de 10 anos de reforma, o tão celebrado museu dedicado à arte holandesa re-abriu as portas de maneira gloriosa, onde  as propostas originais de Cuypers foram executadas de maneira ainda mais vanguardista para oferecer uma experiência completa relativamente à apreciação de obras de arte.  Endereço: Museumstraat 1, 1071 XX. Diariamente, das 9 às 17h.

Rijksmuseum (Foto: Divulgação, créditos: John Lewis Marshall )
Rijksmuseum (Foto: Divulgação, créditos: John Lewis Marshall )

FOAM: museu, galeria , revista e fundação. A FOAM é o lugar mais incrível de Amsterdã para quem gosta de fotografia. Se estabeleceu bastante nos últimos 5 anos devido ao vanguardismo na curadoria da revista e das exposições. Outros pontos positivos: é localizada em um dos canais mais famosos de Amsterdã (Keizersgracht) e tem uma cafeteria agradabilíssima. Endereço: Keizersgracht 609, 1017 DS. Segunda, terça, quarta e domingo, das 10 às 18h; quinta e sexta, das 10 às 21h.

EYE também é indicado para quem adora imagem, mas principalmente um show de arquitetura. Ele  foi projetado pela empresa austríaca Delugan Meissl que também assinou o proejo do Porsche Museum de Stuttgart. E é sem dúvidas um dos prédios mais incríveis de Amsterdã para visitar, tomar um café ou assistir um filme, já que o acervo do museu conta com “apenas” 46.000 filmes, 35.000 posters e 450.000 fotografias. Para chegar lá, apanhe a balsa com o nome “Buiksloterweg” que sai por trás da Estação Central. Endereço: IJpromenade 1, 1031 KT. Domingo a quinta, das 10 às 22h; sexta e sábado, das 10 às 23h.

Uma das "curvas" do EYE. (Foto: divulgação, créditos: Ralph Richter)
Uma das “curvas” do EYE. (Foto: divulgação, créditos: Ralph Richter)

Em uma cidade onde “tudo é motivo para museu”, também há um para o conhecimento. O Science Center NEMO é um lugar perfeito para quem adora acompanhar temas relacionados a avanços científicos e tecnológicos. O caráter jovial e a arquitetura explêndida do NEMO fazem dele o 5. museu mais visitado de Amsterdã. No verão é possível tomar um drink no terraço. Endereço: Oosterdok 2, 1011 VX. Terça a domingo, das 10 às 17h30.

Foto por: dabldy / Shutterstock.com
Foto: dabldy / Shutterstock.com

Visite também: Van Gogh Museu (Paulus Potterstraat 7 1071 CX), Cobra Museum (Sandbergplein 1 Amstelveen 1181) e o Museu das Bolsas Tassen Museum (Herengracht 573 1017 CD).

Data

26 de November, 2014

Share

Assine nossa newsletter