Amsterdã, a capital das bicicletas

Data

26 de November, 2014

Share

Coffee and Coconuts (Pijp) fica num prédio moderno de três andares decorados com muito bom gosto. Ele é todo aberto, possibilitando ver cada um dos andares. O menu conta com uma várias opções de brunch, a maioria feito com produtos orgânicos. Tem café coado, tem torrada com avocado, sucos e chás especiais, tem wi-fi decente. São duas opções de menu de café da manhã, um que vai até às 13h, com sanduíches, e outro até às 16h30 com ovos feitos de diversas formas, iogurte, granola. Endereço: Ceintuurbaan, 282-284, GK. Tel: 203541104. Funciona diariamente das 8 às 23h.

De Bakkerswinkel (Westerpark) é uma padaria dentro de um prédio antigo, com um anexo para take away. Não oferecem wi-fi, já que o parque disponibiliza. O “scone” com creme de limão e o chá de menta fresca são famosos. Não deixe de dar uma espiadinha no prédio do café, caso não conheça. Se fizer sol, é só sentar numa mesinha na frente do anexo (take away) para economizar na conta, já que não terá taxa de serviço. Endereço: Polonceaukade 1, 1014 DA. Funciona segunda a quinta, das 8h30 às 17h; sexta, 8h30 às 18h; sábado e domingo, das 10 às 18h.

‘t Blawe Theehuis (Vondelpark): Que tal café da manhã em uma casa azul redonda bem no meio de um parque lindo? A Casa de Chá Azul (‘t Blawe Theehuis) foi inaugurada em 1934, e tem muita história para contar: já foi incendiada, esteve fechada por vários anos (após o assassinato misterioso do dono) e finalmente revitalizada, funcionando desde 1998 a todo vapor com um dos maiores terraços da cidade e capacidade para 700 pessoas. Endereço: Vondelpark 5, 1071 AA. Funciona segunda a terça, das 9 às 19h; quarta a domingo, das 9 às 17h.

't Blauw Tee Huis
‘t Blauw Tee Huis (Foto: Wikipedia)

O Two for Joy (Oost) importa grãos de café do mundo inteiro e tem um processo próprio para torrá-los, por isso oferecem um café de excelente qualidade. O cardápio, com sanduíches, sucos, bolos e tortas maravilhosas, muda com uma certa frequência, ótimo para não deixar o paladar  cair na rotina. A loja no Oost (Zona leste) é menor mas bem aconchegante e sempre cheia de gente de bem com a vida. Endereço: Frederiksplein 29, 1017 XL. Segunda a sexta, das 7h30 às 19h; Sábado e domingo, das 8 às 18h.

O Roost Koffie (Oost) oferece pães, croissants, sanduíches, bolos e comidinhas frescas, todas de produtores locais e alguns produtos vindo da casa da mãe de um dos donos. Grãos de café selecionados de torrefação local e feitos no V60, Aeropress e também expresso. Eles também oferecem boas opções de chás, todos da Damman Frères. O wi-fi é ótimo e o lugar é uma boa opção para trabalhar. No almoço oferecem tortas, quiches, saladinhas. Endereço: Camperstraat 36, 1091, AG. Segunda a sexta, das 7h30 às 17h; Sábado, das 9h30 às 17h. Não abre aos domingos.

Roost Koffie, Amsterdã. Foto: Ola Persson

O Stek Amsterdam (Oost) serve brunch o dia todo. O menu é farto com ovos preparados de vários jeitos, café da manhã típico inglês, iogurte com cereais, além de um menu bem gostoso para almoço com steak tartare, saladinhas, sopas, pratos especiais do dia e sanduíches, quase todos preparados pelos donos. E o lugar é uma gracinha. Super charmoso, aconchegante, conta com um grande salão interno decorado com itens industriais. Endereço: Wibautstraat 95, 1091 GK. Segunda a sexta, das 8 às 19h; Sábado e domingo, das 9 às 19h.

Stek Amsterdam. Foto: divulgação

O Gary’s Deli (Kinkerbuurt) tem uma variedade de bagels caseiros deliciosos, croissants, geléias e transmite aquela “vibe” de bairro por ser totalmente fora da rota turística. Endereço: Kinkerstraat 140, 1053 EG. Segunda a sexta, das 8h30 às 18h; sábado, das 9 às 18h e domingo, das 10 às 18h.

The Virus Coffe (Noord) caso esteja pelos arredores do Eye e gosta de café, vale a pena a escapada para esse pequeno café escondido dentro da Escola de Artes de Amsterdã, atrás da Adam Tower. Decoração rústica, fotos espalhadas pela parede e um delicioso jardim externo. Eles tem diariamente grãos selecionados e servem café coado com aeropress ou V60 e expresso. Tem deliciosos sanduíches, bolos e comidinhas. O preço é bem razoável e o atendimento super simpático. Um dos cafés mais gostosos que tomamos em Amsterdã. Endereço: Overhoeksplein 2, 1031 KS. Segunda a sexta, das 9 às 16h30.

Ted’s (Oud-West) no dia que for visitar os museus, que tal esticar (ou começar) o dia com um belo brunch? O Ted’s serve brunch a qualquer hora, com comida de respeito. Os ovos podem vir desde os simples cozidos até os beneditinos perfeitos. O melhor acompanhamento para eles é o croissant grande e crocante, com uma lasca gorda de salmão defumado. Ainda tem uma seleção de cafés moídos na hora, e uma carta de drinks digna, que vai desde os básicos bloody mary e mimosa, até modernidades como o gim tônica de morango e pimenta preta. Se o tempo estiver bom, tente garantir um lugar na calçada, com vista para a rua charmosíssima.
Endereço: Bosboom Toussaintstraat 60, 1054. Todos os dias, das 8h às 17h.

O cookie mágico da Van Stapele Koekmakerij. Foto: divulgação

Van Stapele Koekmakerij (Centro) não é exatamente um café, mas uma lojinha que vende apenas um tipo de cookie tão saboroso, que faz pessoas do mundo todo esperar pelo menos quinze minutos na fila para conseguir comprar o seu. Endereço: Heisteeg, 4, 1012 WC. Segunda, das 12 às 18h; terça a sexta, das 10 às 18h; sábado e domingo, das 11 às 18h. 

Data

26 de November, 2014

Share

Assine nossa newsletter