Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O carnaval carioca é famoso no mundo inteiro. Mas, além do desfile das escolas de samba, nos últimos anos o carnaval de rua teve um crescimento absurdo, e é hoje um dos maiores do país (em 2015, só o Cordão da Bola Preta reuniu pelo menos um milhão de pessoas). Vale a pena ficar de olho no nosso guia de fim de semana para saber a programação pré-carnavalesca dos blocos.
A folia das grandes escolas também começa muito antes da data oficial. Mal termina o concurso, as agremiações já começam a eleger o enredo e fazer as disputas de samba. Até o fim do ano, ele já está definido e iniciam-se os ensaios. Confira alguns que escolhemos:
Mangueira: A quadra fica numa comunidade, mas isso não é impedimento para que a Verde e Rosa seja uma das mais frequentadas por turistas. A escola tem feijoada com atrações musicais uma vez por mês. Os ensaios acontecem aos sábados, a partir das 22h. Mais informações no site da escola. Rua Visconde de Niteroi, 1.702 – Mangueira. Telefone: (21) 2567-4737.
Portela: Uma das mais antigas e tradicionais escolas, atrai muita gente de fora da comunidade para a Feijoada da Família Portelense, que acontece um sábado por mês e sempre tem atrações musicais. O clima é bem família. Os ensaios acontecem às quartas, a partir das 20h, e sextas, às 21h. Fica longe da Zona Sul/Centro, mas o acesso é relativamente fácil: basta pegar o metrô até a Central e, de lá, o trem até Oswaldo Cruz. A quadra, conhecida como Portelão (a antiga quadra ainda existe, e é chamada de Portelinha), fica pertinho da estação. A agenda do site costuma estar atualizada. Rua Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz. Telefone: (21) 2489-6440.
Salgueiro: A escola é também bastante popular entre turistas e reúne bastante gente jovem. Também tem sua feijoada, um domingo por mês, com shows. Os ensaios acontecem às quartas, a partir das 20h, e aos sábados, às 22h. Rua Silva Teles, 104 – Andaraí. Telefone: (21) 2238-9226.
Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.