Amsterdã, a capital das bicicletas

Data

26 de November, 2014

Share

A Holanda ou Reino dos Países Baixos, é um país bem pequenino localizado no norte europeu com fronteiras delimitadas pela Bélgica, Alemanha e o Mar do Norte, mas culturalmente enorme. Mundialmente famoso por seus moinhos de vento (8 estão em Amsterdã), tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo Gouda, bicicletas e conhecida por seu posicionamento em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. O sistema político holandês é monarquia constitucional – parlamentar democrática e o país é bem seguro e com bastante qualidade de vida. Por ser um país pequeno, anda-se frequentemente de bicicleta e a pé, de toda forma o transporte público é diversificado e eficiente. A Holanda possui as quatro estações, e verão é delicioso, os parques ficam lotados e os canais cheios de barcos.  A primavera é excepcionalmente linda, as ruas são enfeitadas com flores e o famoso jardim Keukenhof é aberto ao público, atraindo visitantes do mundo inteiro. Já o outono é chuvoso, venta bastante e o inverno é bastante frio mas  isso só contribui para a lotação nos cafés e bares, tornando o ambiente mais aconchegante.

Informações básicas

As maiores cidades da Holanda são Amsterdã (capital), Haia (sede do governo) e Roterdã. As cidades Utrecht, Groningen (ao norte) e Maastricht (ao sul) também merecem uma visita. Um fato pitoresco: são consideradas de território holandês também as ilhas: Bonaire, Saba e Santo Eustáquio, localizadas no Caribe. Amsterdã é uma pequena cidade grande: 219 quilômetros e 811,000 habitantes (divididos em 150 nacionalidades), caracterizada por inúmeros canais e o uso predominante da bicicleta como meio de transporte. Ou seja, uma cidade perfeita para quem quer usufruir ao máximo e andar o mínimo. Outra característica charmosa de Amsterdã são os quatro maiores canais (Singel, Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht) que formam o “cinto” de canais, conectando várias zonas da cidade e tornando possível ir de um bairro a outro de barco.

Logo na chegada, o aeroporto oferece wi-fi gratuito – que também é oferecido na maioria dos cafés, bares e restaurantes. É muito fácil comprar um chip de celular e créditos em qualquer supermercados da rede Albert Heijn (no aeroporto mesmo tem um), tabacarias e correios. A moeda local é o Euro, nenhuma outra moeda é aceita como forma de pagamento. Na falta do dinheiro em espécie, são aceitos os cartões de débito Maestro e Visa. Nem toda loja aceita cartão de crédito. Mastercard, Visa e Amex são populares nesta ordem. Aqui, quase nada se resolve no caixa, tudo é feito através da internet e por isso não há fila nas agências.

Desmistificando alguns assuntos, o consumo de álcool não é permitido em muitas ruas da cidade, drogas pesadas são proibidas e não há qualquer tolerância por parte da polícia. O mesmo se aplica a andar de bicicleta embriagado ou sem as luzes – o resultado é uma multa garantida. Também são proibidos animais de estimação sem coleira e o saco higiênico deve estar sempre à mostra – também está sujeito a multa quem não obedecer. Ainda relativo aos animais, a Holanda é o único país no mundo onde existe um partido político dedicado ao desenvolvimento de leis que protegem a fauna: o PvdD (Partido dos Animais), isso quer dizer que não existem animais na rua e os direitos deles são relativamente definidos e protegidos por aqui. Amsterdã é bilíngue, fala-se holandês e inglês nas ruas, já o restante da Holanda não: quanto menor a cidade, maiores são as suas chances de conseguir usar aquela frase cheia de consoantes decorada na viagem. :)

Números de Emergência:

Polícia, incêndio, emergência: 112
Polícia (perguntas) 0900 8844
Reportar um crime (Anônimo): 0800 7000
Médico (Emergência):  088 00 30 600
Dentista 24hs: 0900 821 22 30
Farmácia (depois de 23:00hs): 020 – 5923315
Emergência veterinária: 0900 – 210.00.00
Consulado brasileiro em Rotterdã: +31 85 902 2600

*Este guia foi atualizado em 22 de agosto 2017.

Data

26 de November, 2014

Share

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter