Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Uma amiga outro dia falou que “o Norte está para Amsterdã assim como o Brooklyn está para NYC”… E é verdade… As semelhanças são muitas! Esse bairro de Amsterdã já fez minha imaginação contratar o caminhão de mudança várias vezes, de tanta que é a vontade de mudar para lá… (Suspiros). Na última década, o Norte, cresceu muito e toda a zona industrial portuária passou por uma transformação profunda e recebeu uma nova identidade. O ambiente pesado e as ruas vazias deram lugar à arquitetura sustentável de quem adora transformar qualquer espaço em algo pitoresco, habitável e se possível rentável. Me refiro aos holandeses nesse caso. Mais que isso, o Norte é casinha para quem não liga para marcas, frescuras e só quer ser feliz. É onde Mad Max e Janis Joplin se encontrariam para comer, rezar e amar. :)
Botel é um barco cruzeiro com 176 quartos em forma de hotel três estrelas com precinho camarada. É uma maneira alternativa, divertida e acessível para se hospedar no Norte. Dica: as letras do nome são apartamentos com características diferentes todos com vista para o grande canal (e a letra L acomoda 4 pessoas).
Já o Brooklyn Hotel é uma acomodação para quem procura um hotel mais moderno por preço intermediário. A maioria das suítes tem vista completa já que as paredes do hotel são basicamente de vidro. E bem na frente está o Faralda Krane, onde o exotismo, loucura boa e originalidade chegaram e de lá nunca mais foram embora! Esse hotel com apenas três quartos e uma jacuzzi é incorporado dentro de (nada mais que) um guindaste e lá o preço caminha junto com a originalidade e vale cada centavo investido. Já falei dele aqui.
O Café de Ceuvel é um dos meus lugares preferidos no Norte, assinado pelo arquiteto Wouter Valkanier (o mesmo que realizou o Hannekes Boom e o BRET) bem conhecido por trabalhar com o reaproveitamento de materiais de demolição. O café-restaurante da ilha feita de “lixo” (Ceuvel) oferece pratos vegetariano e coca-cola caseira, tudo uma delícia e por preço ótimo com atendimento simpático. Dica: não vá para jantar no verão: é lotado, tudo demora horas e às vezes cozinha encerra antes de você receber a refeição… Para fingerfood, tomar um vinho ou cervejas é ok.
Topa conhecer um multi-espaço super curtido composto por vários containers com serviço de cafeteria, restaurante, programa cheio de atividades como yoga, e que também serve de palco para festas incríveis a noite? Tem que ir no Pllek!
O Noorderlicht Cafe... Coisa mais pitoresca do mundo é esse café restaurante dentro de uma “estufa” de vidro com vista maravilhosa de Amsterdã (do lado de lá). Indico as noites por lá e de preferência quando estiver rolando uma das festinhas épicas. Dica: menu delícia!
Pro domingão, o Noorderparkbar: a cafeteria do Noorderparkkamer (um espaço cultural dentro do Noorderpark), para quem tem necessidade de tomar um capuccino gostosíssimo no domingo e dar uma caminhada no parque, curtindo a programação que frequentemente oferece música ao vivo, teatro infantil, djs, etc.
O Van Dijk & Ko, para quem adora decoração de interiores, up-cycling e peças industriais ou antigas, esse galpão é um paraíso. É enorme, por isso vá com tempo. E o melhor: eles entregam na Holanda inteira por precinho camarada. Outro paraíso para quem curte cacareco é o Kringloopwinkel De Lokatie, um galpão cheio de tudo que foi jogado fora ou doado, vendido a preços simbólicos – nem tudo está em bom estado mas dá para encontrar coisas ótimas para casa e pagar pouquíssimo. Last but not least, ainda para quem ama comprar muito e gastar pouco, está o maior “mercado das pulgas” na Europa: o IJ-Hallen. Uma feira maravilhosa com 750 bancas, que acontece uma vez por mês e vende de tudo. Dica: chegar na feira antes das 09:00hs, quanto mais tarde mais difícil fica caminhar e encontrar o “achado” dos sonhos.
O capuccino, a arquitetura e qualquer que seja o filme em exibição no EYE… Um kroket vegetariano no ‘t PontStation e, por fim, sentar nas mesas do jardim e curtir a programação legal do Tolhuistuin.
Café de Ceuvel
+31 20 229 62 10 / Korte Papaverweg 4, Amsterdã
Horários: Terça a sexta, 12:00 às 00:00, sábados e domingos, 12:00 às 2:00
Pllek
+31 020 290 0020 / Tt. Neveritaweg 59, Amsterdã
Horários: Diariamente, 09:30 à 01:00, sexta e sábados de 09:30 às 3:00
Noordlicht
+31 20-4922770 / NDSM Plein 102, Amsterdã
Horários: Diariamente, 11:00 até tarde (a cozinha encerra às 22:00)
Noorderparkbar
Floraparkweg 1, Amsterdã
Horários: Domingos, 12:00 às 19:00
Van Dijk & Ko
+31 020 – 684 15 24 / Papaverweg 46, Amsterdã
Horários: Terça a sábado, 10:00 às 18:00 e domingos,
Kringloopwinkel De Lokatie
+31 20 – 463 11 15 / Distelweg 85, Amsterdã
Horários: Terça a sexta-feira, 10:00 às 17:00
IJ-Hallen
T.T. Neveritaweg 15, Amsterdã
Horários: olhe a programação aqui
* Imagem destacada – Fonte:businesstraveller.com.ru
***********************************************
Esse post foi originalmente publicado no Almost Locals. Siga Almost Locals no Instagram
A Priscilla escolheu como mantra a frase de Amyr Klink: "Pior que não terminar uma viagem é nunca partir". Adora mapas e detesta malas. Não perde uma promoção ou um código de desconto e coleciona cartões de fidelidade. Nas horas vagas é diretora de arte, produtora de festas, dj e coletora de lixo nas ruas de Amsterdã. Escreve aqui e no www.almostlocals.com
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.