Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Após passagem pelo IMS de São Paulo, a retrospectiva da obra da suíça Claudia Andujar dedicada aos Yanomami, indígenas ameaçados de extinção, chegou no começo desta semana ao Rio. A exposição reúne aproximadamente 200 imagens e uma instalação da fotógrafa e ativista, além de livros e documentos sobre a trajetória do povo em busca de sobrevivência. A seleção do material no acervo de mais de 40 mil imagens da artista é do curador Thyago Nogueira, coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS.
Claudia Andujar: a luta Yanomami. Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 11h às 20h. Entrada gratuita.
IMS Rio. Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea.
Outra novidade é “Estrangeiros na coleção Roberto Marinho”, que ocupa a casa do Cosme Velho desde o dia 19. A mostra apresenta obras de artistas nascidos no exterior que o jornalista reuniu ao longo dos anos, de modo assistemático. Por isso, diferente de outros conjuntos apresentados anteriormente, aqui há um predomínio da pluralidade. Assim, o abstracionismo expressivo de Pierre Soulages, a leveza dos trabalhos de Marc Chagall, a pintura metafísica do greco-italiano De Chirico e as ilustrações surrealistas de Salvador Dali convivem em harmonia na primeira sala dedicada à exposição, uma marca também presente nos outros espaços. Para o público, é a chance de ver originais de importantes artistas, raramente exibidos no Brasil.
“Estrangeiros na coleção Roberto Marinho”. Em cartaz de terça-feira a domingo, das 12h às 18h. Entrada a R$ 10. Em cartaz até 27.10.
Casa Roberto Marinho. Rua Cosme Velho, 1105 – Cosme Velho.
Provavelmente, o espaço de inspiração mais cobiçado do universo nerd no fim de semana. O evento promove o encontro dos parques de diversões com as aventuras dos games. As promessas dos organizadores são novas atrações exclusivas, games clássicos e atuais para jogar, experiências imersivas e três arenas preparadas para batalhas épicas. Há também roda-gigante, pista de kart elétrico, estádio de futebol virtual, montanha-russa e shows ao vivo. Desta vez, uma programação musical ainda inclui shows de Iza (sexta), Projota (sábado) e Mano Brown (domingo). Como não poderia deixar de ser, produtoras e fabricantes de jogos batem ponto no Parque Olímpico para saciar a curiosidade dos gamers. Até o fechamento deste guia, apenas os ingressos de sábado (27.07) estavam esgotados.
Game XP 2019. Quinta-feira a domingo, das 10h às 21h. Ingressos a partir de R$ 250.
Parque Olímpico. Av. Embaixador Abelardo Bueno 3.401 – Barra.
Para quem associa flores apenas à primavera, uma surpresa. Em pleno inverno carioca, o Museu da República abre as portas para orquidófilos e interessados no mundo das orquídeas. A exposição Orquídeas no Museu traz cinco orquidários comerciais (com preços convidativos), palestras sobre cultivo, dicas sobre controle de pragas e doenças, entre outras atrações.
Orquídeas no Museu. De sexta-feira (26.07) a domingo (28.07), das 8h às 17h. Entrada gratuita.
Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete.
O projeto Férias no MAR é uma opção de diversão para os pequenos e seus familiares. No sábado (27.07), das 14h às 17h, a oficina gratuita As cores do céu pretende incentivar a visão criativa dos participantes – esta é voltada para crianças de 3 a 5 anos. Até domingo, último dia do evento, há outras atividades relacionadas ao acervo do Museu de Arte do Rio.
Férias no MAR. Consulte a programação na página do Facebook.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5 – Centro.
Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.