Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Como se define uma pessoa que faz de tudo? A Maria Clara Villas trabalha oficialmente como videomaker, fazendo direção, câmera e edição. Mas fora isso ela também é uma pesquisadora, curadora, produtora de conteúdo, tudo dentro da área de arte e cultura. Inclusive é ela que faz uma das newsletter que a gente mais gosta, a Hysteria das Galáxias! Com um repertório desses, para onde será que ela está planejando viajar nesse ano?
Me conte o que anda fazendo e seus planos pós pandemia
Sou freelancer de conteúdo na área de arte e cultura e tive um ano mais introspectivo e com muito trabalho. Justamente por estar há tanto tempo em casa no centro de São Paulo, sempre que possível achava uma brecha na agenda para respirar um ar puro e ficar mais perto da natureza. Aproveitei as restrições de viagens internacionais para conhecer mais o Brasil, o que foi incrível. Fui para a Bahia, Lençóis Maranhenses, Paraty e virei expert em encontrar bons Airbnbs perto de São Paulo, tanto na serra quanto no mar. Mas confesso que não vejo a hora de voltar a explorar esse mundão e descobrir novas culturas, me perder por ruas cheias de gente e comer pratos diferentes. Para o pós-pandemia, quero expandir ainda mais meus projetos e poder colaborar com empresas e pessoas interessantes por aí, além de poder voltar a riscar a minha lista de lugares que quero conhecer!
Qual é o destino que está no seu radar, que você já está se organizando para ir no próximo ano, e porque escolheu esse destino?
Estava com tudo planejado para passar o ano novo em Lisboa, mas acabei desistindo por causa da nova variante e restrições por lá. Resolvi então adiar essa viagem para maio e vou para Portugal e Espanha, visitar o litoral e algumas cidades que não conheço, como Porto e Sintra – e terminar a viagem no Primavera Sound, em Barcelona.
Qual evento/festival/acontecimento você quer ou vai participar no próximo ano? O que ele tem de tão especial?
Justamente ele, o Primavera Sound, em Barcelona! Acho que nada mais justo do que estrear as viagens internacionais pós-pandemia com um festival com um line up incrível e dias de sol no quase verão catalão. Viajar para ver shows é meu passatempo favorito <3 Também quero muito ir na documenta, mostra de arte que acontece a cada 5 anos em Kassel, na Alemanha, de junho a setembro. Uma experiência inesquecível.
Qual é o lugar de desejo que você gostaria muito de ir? Pode ser um lugar novo que você descobriu, um lugar do coração, um lugar que tem uma história nova para você… e por que?
Na lista dos sonhos atual está o sul da Itália, conhecer as ilhas e cidades litorâneas dignas de um romance da Elena Ferrante. O Vietnã e o sudoeste asiático, um lado da Ásia que sempre sonhei em conhecer e depois de maratonar Street Food: Ásia (Netflix) só aumentou minha curiosidade (e apetite!). E voltar para o Japão e apresentar para a minha mulher um dos lugares que mais adorei conhecer. No Brasil, estou com o norte no radar: voltar para Belém e Manaus, conhecer Alter do Chão e passear pelos rios da Floresta Amazônica. (me empolguei, rs.)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.