Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Guia: melhores eventos pra curtir em casa – semana 6

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

23 de April, 2020

Share

Quanto mais tempo livre temos, menos sabemos o que fazer com ele. Especialmente quando o futuro, que sempre esteve ali na frente nos esperando, não está mais.

As lives estão começando a se profissionalizar e acontecendo em mais profusão do que nunca. Fizemos uma listinha modesta do que nos apetece e deixa o coração bem quentinho por aqui. No dia 22 de abril se comemorou o Dia da Terra, então tem vários eventos celebrando a data, incluindo um com a Patti Smith, Cat Power e o Michael Stipe pra animar o fim de semana.

Para dançar

ODD: vai rolar uma edição nesse finde :)

A Quack criou uma programação com workshops, bate-papos e, claro, DJ sets. O encontro rola no Twitch nos dias 23 e 24 de abril, das 18 às 22h; e no dia 25 das 15 à 0h.

A Fissura nasceu online reunindo um time de DJs e VJs de BH e SP. Rola sempre às quintas, das 21 à 1h no Zoom. Line-up completo desta quinta aqui.

A ODD, uma das nossas favoritas da cidade, não faz uma, mas duas edições neste fim de semana pra matar as saudades. Dias 24 e 25 de abril, das 18 às 2h. O line-up tá maravilhoso. Tem Vermelho, Zopelar, Amanda Mussi, Davis, entre outros, além de muita performance com Rodrag e Aun Helden. Quem puder doar, a festa está arrecadando $ pra Casa 1. :)

A festa não pode parar e a pista vai rolar por 24 horas ininterruptamente na edição Equilíbrio da Versa. Tem Caio Taborda, Gabriel Brugnara, Valentina Luz, Amanda Mussi, além de performance e fotografia. A rave começa dia 24 de abril às 22h no Facebook e no Instagram da festa.

A SILVER/Tape abre a pista online no sábado, dia 25 de abril, das 21h à 1h. No Facebook quem toca é o Nazier e no Instagram é Kara Catharina.

Pistinhas mundo afora

O Club Quarantäne rola ao longo do fim de semana com o fino da bossa da música eletrônica. Tem Cashu, Jayda G, Ben UFO, entre outros. Começa dia 24 de abril, a partir das 17h (Horário Brasília) e vai até 27 de abril. Doações aqui.

O Earth Night com 100 DJs em 50 cidades diferentes tocando uma música em back-to-back. Aqui tem o mapa com as cidades participantes. O evento foi lançado em 2018 para “aproveitar a energia da vida noturna para gerar ação climática” (tradução livre). Rola no domingo, 26 de abril, das 11 às 20h30 (horário Brasília). Tem Soul Clap, BLOND:ISH, Cosmo Baker, Louisahhh, Soul Clap, Mr. V, Doorly, DJ Holographic, etc.

A Defected Records faz sua 4ª edição de seu festival virtual nos dias 24 e 25 de abril, das 10 às 20h (horário Brasília). Ele rola no Facebook, Twitter, Twitch e Youtube do selo.

A minha pistinha favorita nessa quarentena continua sendo a da Klunkerkranich, que sempre rola de quinta a sábado , das 11 às 14h (horário Brasília) com DJs sets com cara de verão bem quentinho. A cereja do bolo é que sempre rola ver o por-do-sol de Berlim rolando nas costas do DJ.

A dupla canadense Bob Moses tem feito live set às quintas-feiras no Youtube e Facebook, a partir das 21h (horário Brasília).

Para fãs de post-punk e de bandas como Echo and the Bunnymen, The Cure, Killing Joe, Jesus and Mary Chain é bom ficar de olho no que vai rolar no Rockaway Beach’s Post Punk Pub Quiz, uma iniciativa pra arrecadar fundos para os pubs de Liverpool. Para assistir é necessário doar um valor mínimo de 2 libras. É se inscrever e estar preparad@ pro quiz.

O United We Stream Berlin continua com a programação a milhão de quinta-feira a sábado. Cada dia um clube ou um projeto se apresenta.

Para ver shows

Cat Power por Ryan Pfluger/NYT

Também celebrando o Dia da Terra, o Pathway to Paris tem um line-up enxuto, mas dos sonhos: Patti Smith, Cat Power, Ben Harper, Michael Stipe, Nikolai Fraiture (Strokes), entre outros. O projeto é capitaneado desde 2016 pela Jesse Paris Smith (filha da Patti Smith & Fred). Rola no domingo, 26 de abril, às 17h (horário Brasília). Acontece no Instagram do projeto e doações podem ser feitas aqui.

O Global Music Fest traz o mundo indie pra sua casa. De 23 a 26 de abril com artistas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, Chile, Argentina e Itália, totalizando 20 artistas dierentes. As transmissões rolam a partir das 16h no canal do Minuto Indie no Youtube.

Post Malone faz tributo ao Nirvana nessa sexta-feira, às 19h (horário Brasília), no Youtube.

Hoje, quinta-feira, tem novo show do Radiohead disponibilizado no Youtube. O show que vai ao ar é o gravado em Buenos Aires em março de 2009.

O KEXP também tem transmistido lives. Nesta quinta-feira quem se apresenta é a Laura Marling, às 16h (horário Brasília). A NPR também está com transmissões diárias.

O Block by Blockwest, festival do Minecraft com Massive Attack, Pussy Riot, Citizen entre outros. Acontece no dia 25 de abril, às 16h (horário Brasília) aqui.

O Queremos! se juntou com a Heineken para uma edição bem especial com Luedji Luna, Céu, Seu Jorge e o Mathew Hawthorne. No sábado, 25 de abril, das 16 às 22h no Youtube.

O Pickathon é um festival que rola em Portland e nasceu pra internet mesmo com suas edições acontecendo fisicamente. Porém, foi pensado pós-festival… eles estão disponibilizando um show por dia.

Quer mais shows? Acessa a plataforma Live Nation: Live from Home que tem uma lista imensa de shows incríveis rolando nesse mundão online chamado internet. O Dice.fm/TV também tem uma boa seleção.

Para inspirar

Cena do filme “Em Chamas”, de Lee Chang Dong, que será tema de debate no MIS.

Meu amigo Ivi Brasil é o curador da expo Contemplatio, do fotógrafo Rodrigo Albertini. A mostra online abre nesta quinta-feira às 16h com um bate-papo entres os dois sobre o projeto no @rodri_albertini.

O MIS-SP está promovendo o #MISemCASA trazendo um acervo inédito com vários bate-papos interessantes nas áreas de fotografia, cinema, música. O próximo encontro será no sábado, 25 de abril, com exibição do filme coreano “Em Chamas” (Dir. Chang-Dong Lee, 2018, 16 anos) seguido de uma conversa acerca da obra com Cássio Starling, Natan Noveli e Eder Javier com mediação de Raphael Scire. A iniciativa é uma parceria com o Petra Belas Artes à la Carte. Para assistir ao filme é só se inscrever neste link. No site do MIS-SP tem o restante da programação.

As Bibliotecas das Fábricas de Cultura de SP estão com uma extensa programação especial pra quem curte literatura, poesia, zines com encontros ao vivo no Youtube. Para conferir a programação completa é só acessar este link.

Para ouvir

O novo álbum fantástico da Fiona Apple, “Fetch the Bolt Cutters”, que fez a pena valer a longa espera desde o lançamento de seu último disco.

AmarElo: O filme invisível, um podcast do Emicida em que ele faz uma viagem sonora pelo vasto universo criativo que ele intitula como neo-samba.

O podcast Freestyle é encabeçado pelo trio Lúcio Ribeiro, Daniela Cachich e o German Carmona. Todas as terças-feiras eles batem papo com um convidado especial de um jeito bem descontraído.

O ArtNews tem o excelente podcast “The Art Angle” convidando semanalmente nomes expoentes da arte para um bate-papo. O convidado dessa semana é o Ai Wei Wei. Em inglês.

Para assistir

Estreia do doc sobre o Beastie Boys dirigido por Spike Jonze

Nesta sexta-feira estreia o documentário Beastie Boys Story na Apple TV.

Listamos 9 filmes para desbravar lugares inóspitos na Terra do sofá de casa.

Quem se interessa por tendências, a White Rabbit (da Van aqui do site) convidou dois experts no assunto para duas lives: Amy Webb (Futurista e CEO do Future Today Institute) e o Rohit Bhargava (Fundador da Non-Obvious Company).

Para aprender

Ableton promove o Loop Weekend pra quem quer aprender a produzir música. Foto: Alexandre Debiève

Sempre quis aprender a produzir música mas não rolou? Olha aí a oportunidade: a Ableton vai promover o Loop Music-Making Weekend, de 23 a 25 de abril, das 11 às 19h (horário CEST – ou das 6 às 14h – horário Brasília). Cada dia um instrutor diferente e, no fim, rola uma live e a festa segue no United We Stream Berlin. Caso não tenha o Ableton, aproveita que eles estão disponibilizando uma licença gratuita por 90 dias.

A Oficina Oswald de Andrade promove dois cursos bem interessantes na área de gestão cultural: Caminhos do Marketing Cultural e da Economia Criativa, dias 29 e 30 de abril, das 18 às 19h30; e Captação de Recursos na Prática, dias 6 e 7 de maio, das 14h30 às 16h. Nos dois são necessários inscrições.

O curso “Music Moves: Why Does Music Make You Move?” é ministrado pela Universidade de Oslo e investiga música x movimento. Estou fazendo e adorando. No total são 3 horas divididas em 6 semanas. Vem comigo que é de graça.

Quer mais?

Você pode aproveitar e conhecer a minha nova newsletter, a Espiral. Se curtir, é só assinar. A última edição tem um monte de dicas de leituras e também links para coisas que assisti e curti.

Foram criados tours virtuais nas casas do Frank Lloyd Wright.

Nossos guias anteriores têm várias dicas de cursos, filmes e outros programas com programação de longa duração. Aqui, aqui, aqui, aqui.

Sugestões pode ser enviadas pra gente no [email protected].

Quem escreveu

Lalai Persson

Data

23 de April, 2020

Share

Lalai Persson

Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.