Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Não faz muito tempo andei escrevendo sobre algumas séries e filmes na Netflix sobre viagem. A primeira delas foi ‘Dark Tourist‘, do jornalista neo-zelandês David Farrier. Na série de 8 episódios, David sai pelo mundo fuçando e explorando lugares e situações desta nova modalidade de turismo que explora spots guerra, situações macabras e até situações de risco de vida, chamada dark tourism. Uma espécie de turismo macabro, ou inusitado. Vale muito a pena assistir!
Outra série que também vale muito a pena e que também já falei por aqui é ‘Somebody Feed Phill‘, do genioso e engraçado Philip Ronsenthal. Aqui a premissa é unir destinos à boa comida. E isso o Philip faz muito bem. Em suas duas temporadas, com 6 episódios cada, o cara foi de Bangkok a Buenos Aires provando das comidas mais tradicionais aos mais conceituados restaurantes do momento de cada cidade. Desde a barraquinha de rua com o melhor noodle de Chang Mai, até as preparações extraordinárias de chefs como os do Noma ou de Massimo Bottura em Módena, ele não deixa escapar o que há de melhor em cada bocada. Sem mencionar o bom humor do sujeito. Recomendo em velocidade cinco!
Pois bem, outro dia estava ocioso, já meio cansado da minha literatura atual – ‘O Terceiro Prato’ do Dan Barber – resolvi dar uma zapeada em séries e filmes na Netflix sobre viagem, natureza e aventura. O primeiro que me surgiu foi ‘Expedition Happiness’. Curioso, dei play! Que ótima idéia que eu tive. O documentário/biografia conta a história de um cineasta, sua esposa e seu cachorro em uma viagem que parte do Alasca e tem como destino a Argentina, em um ônibus escolar-casa. É simplesmente sensacional!
Depois dele, o algoritmo me capturou e dela surgiram muitos outras séries e filmes na Netflix sobre viagem bem interessantes. E graças a essa métrica, compartilho humildemente essa lista de 10 títulos sobre viagem, natureza e aventura. Não vou dar spoilers, tampouco resenhas. Mas deixei a ordem conforme a minha preferência do que mais curti, para o que menos gostei.
Assista os trailers e decida o que ver. Eu, no caso, assistira todos se fosse você!
* Foto destaque: Expedition Happiness
O Jo é do tipo que separa pelo menos 30% do tempo das viagens para fazer o turista japonês, com câmera no pescoço e monumentos lotados. Fascinado pelas diferenças culturais, fotografa tudo que vê pela frente, e leva quem estiver junto nas suas experiências. Suas maiores memórias dos lugares são através da culinária, em especial a comidinha despretensiosa de rua. Seu lema de viagem? Leve bons sapatos, para agüentar longas caminhadas e faça uma boa mixtape para ouvir enquanto desbrava novos lugares. Nada é melhor do que associar lindas memórias à boas canções.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.