De repente, China

A China nos olhos de uma carioca.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 27.07

Data

26 de July, 2018

Share

Para fugir | 16ª Festa Literária Internacional de Paraty

A Flip está ali, em Paraty. Para inspirar e para fugir um pouco do Rio. Uns quase 250 quilômetros separam as cidades, e as palavras reconstroem a distância, fazem valer a pena percorrê-la. Afinal, é uma festa de palavras, do que elas apreendem e deixam escapar. Este ano, especialmente, é uma festa para celebrar as palavras de Hilda Hilst, morta em fevereiro de 2004 e viva até hoje, vejam só, justamente por suas palavras malditas, obscenas, líricas, provocadoras, oblíquas. O centro histórico da cidade – com ou sem chuva dessa vez, hein? – ficará tomado por gente à caça de palavras para ouvir, ler e guardar. E essa gente que procura sempre acha. Os encontros acontecem até domingo com um recorde de casas com programação parceira: são 22, ante as sete de 2017. O principal ponto de encontro é o auditório da Matriz, onde acontecerão as 18 mesas literárias do programa principal. E você, flipa ou flopa?

Flip. A programação vai até domingo (29.07). Confira os detalhes no site do evento.

Rolé Carioca no Museu Nacional

O Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista | Foto: Rafael Moura/Divulgação

Em sua sexta edição, o rolé dessa vez rola pelo Museu Nacional, que é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Se já conhece, vale apostar num reconhecimento, dessa vez guiado por professores de História, que apresentam detalhes e curiosidades desse patrimônio carioca. Para aproveitar melhor o passeio, os interessados vão se dividir em pequenos grupos.

Projeto Rolé Carioca Visita. Domingo (29.07), às 9h. Gratuito.
Ponto de encontro: em frente Museu da Nacional (Quinta da Boa Vista). Avenida Pedro II, s/nº – São Cristóvão.

Seminário Internacional Desafios dos Museus no Século XXI

São três dias para uma intensa troca de ideias e de circulação de experiências culturais no Museu de Arte do Rio – MAR. Através de um encontro interdisciplinar, a proposta do seminário é discutir de que forma os museus e instituições culturais respondem a temas contemporâneos, como diversidade, representatividade, reestruturação de processos de experimentação e produção de conhecimento, face às novas tecnologias e à democracia cultural. Na quinta-feira, a partir das 16h, Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, participa da roda de conversa sobre como a cultura em rede pode contribuir para o advento de estratégias sociabilidade, práticas artísticas, colaborativas e de produção.

Seminário Internacional Desafios dos Museus no Século XXI. De quinta-feira (26.07) a sábado (28.07), com horários diversos. Confira a programação no site do MAR. As inscrições podem ser feitas aqui. Gratuito.
MAR. Praça Mauá, 5 – Centro.

Peraí, que tem mais

O Anima Mundi está no Para Assistir, mas se desenrola por aqui também. Na quinta-feira, como parte da programação paralela do evento, o Centro Cultural dos Correios abriga uma conversa sobre a representatividade feminina no mercado de animação. Mediado por Aída Queiroz, o bate-papo conta com Melissa Garcia, Luciana Egutti e Rosaria.
Mulheres na Animação: Representatividade no Mercado (no Anima Mundi). Quinta-feira (26.07), às 16h15. Confira a programação dos debates e conversas aqui.
Centro Cultural dos Correios. R. Visc. de Itaboraí, 20 – Centro.

No sábado, os apreciadores da música clássica têm um encontro com a soprano Eliane Coelho. Nascida no Rio de Janeiro, ela é considerada a artista lírica brasileira de maior destaque internacional, tendo atuado em papéis de protagonista em teatros internacionais de ópera. Ela apresenta com a Orquestra Sinfônica Brasileira árias de Giuseppe Verdi.
Orquestra Sinfônica Brasileira e Eliane Coelho. Sábado (28.07), às 20h. Ingressos a R$ 40, aqui.
Sala Cecília Meireles. Largo da Lapa, 47 – Centro.

Data

26 de July, 2018

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

Comentários

  • Olá, boa tarde! Gostaria de enviar algumas sugestões de pautas para avaliarem! Qual email
    - Sabrina Vasconcellos do Amaral

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.