Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Então, mil coisas:
A primeira é que o melhor, mais completo and mais vitaminado guia do carnaval de rua é este aqui, feito com carinho pela parceira Kamille especialmente para o Chicken or Pasta.
Maaas, como já estamos aqui, vou dizer pra vocês qual é a minha seleção pra folia, ou o que eu já fui e sei que vale, tá bom? Tem muita coisa que a info é pouca, eu sei, mas essa é a minha grande dica pra quem está aflito com os blocos secretos: paciência and perseverança, irmãos. A info vai sair em cima da hora e se alastrar igual conjuntivite pelo zap zap. Peça aos seus amigos entendidos pra te informarem e tenha fé, tá bom?
Embaixadores da Folia
Se você não estiver nem na Auê e nem da V de Viadão e quiser já pegar um bloquinho sexta, eu iria pro Embaixadores, que é um bloco clássico, que toca marchinhas clássicas e sempre pega a galera saindo do trabalho na sexta, então é mistura gostosa de gente e aquela alegria do carnaval finalmente começando. Quem aguentar pode ir perguntando onde vai ser o Filhotes Famintos, que sai mais tarde, geralmente na Praça Mauá, e vara a madrugada.
Concentração às 18h, no Buraco do Lume, Centro
Ainda estou super na dúvida do que fazer neste sábado de carnaval.
Ano passado, o famigerado Gota Serena saiu no sábado cedinho, na Glória. Se vai sair de novo não sei, mas vale ficar atento e perguntar pros seu amigos entendidos.
O Cordão do Prata Preta já foi incrível, mas ano passado não achei que decolou. De toda forma, ainda é um bloco clássico, que toca as melhores marchinhas e sempre tem gente legal.
Concentração: às 16h, na Praça Coronel Assumpção (Praça da Harmonia), Gamboa. Trajeto: Praça da Harmonia, Rua Sacadura Cabral e Largo São Francisco da Prainha.
Domingo é dia da grande Escolha de Sofia deste carnaval: você vai Charangar ou você vai Boitolar? Sigo na dúvida, mas as duas opções são incríveis:
Boitolo
Grande lenda do carnaval carioca, o Boi Tolo sai quase que sem rumo pelas ruas do centro e por horas seguidas. No ano passado, o bloco se dividiu em vários cortejos simultâneos, para diminuir a muvuca.
Concentração: 7h, local a ser divulgado na véspera, mas sempre ali pela candelária.
Charanga Talimã
O bloco sai na Vila da Penha, Zona Norte, e se inspira nas mais diversas manifestações culturais brasileiras e latinas.
Concentração: 8h, local a ser divulgado na véspera
Segunda geralmente sai o Na Moita, que é secreto e eu só posso te dizer pra se informar com os amigos entendidos. Nos dois últimos anos saiu em lugares e horários completamente diferentes. Um pouco mais fácil de achar, mas também meio secreto, é o Bunytos de Corpo, bloco sem banda que sai atrás de uma bike/DJ que toca sucessos do dance/pop music, com os foliões paramentados de roupa de academia. É uma delícia, mas nem sempre é fácil de achar. Tem ficar ligadinho no insta deles.
Terça tem Agytoê e Technobloco, ambos de noite (o Techno mais tarde). Ambos divulgam horário e local em cima da hora. O Agytoê tem instagram e divulga por lá, o Technobloco é cada um por si e jah por todos. Ano passado mudou de lugar algumas vezes antes de sair e muita gente acabou desistindo, mas quem chegou disse que foi épico. Tem que ter pique, irmãos.
Vejo vocês nas ruas <3
Luiza S. Vilela é paulistana naturalizada capixaba, mas foi parar no Rio pra cursar letras há 15 anos e nunca mais saiu. Fugiu da vida acadêmica pra escrever, produzir conteúdo e, mais recentemente, casar pessoas. Já coordenou a editoria de FVM e Culinária da Revista Capitolina e contribuiu com Matador, Noo, Rio Etc, Modices e tantas outras. Bate um papo reto sobre literatura, claro, mas também sobre moda, culinária, feminismo e esportes. Site: www.luizaescreve.com
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.