Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Uma seleção de espetáculos nacionais e internacionais inéditos no Brasil, que vão do circo infantil ao contemporâneo, estão na programação da quinta edição do festival. São os últimos dias para curtir o evento, espalhado por diversos espaços da cidade. Entre os destaques do fim de semana, está o espetáculo francês “Finding no man’s land”, da Cie Two, que acompanha duas pessoas em um mundo poético que beira o impossível, com toques de humor e tragédia.
Festival Internacional de Circo. O espetáculo “Finding no man’s land” vai ser apresentado de sexta-feira (16.11) a domingo (18.11), às 20h. Ingressos a R$ 30.
Circo Crescer e Viver. Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova.
Informações de outros espetáculos podem ser consultadas no site do festival.
A mostra é resultado de cinco anos de residência e pesquisa de Eliane Band pelo interior do Nepal, do Vietnã e da Índia. Em busca de povos remotos que ainda preservam suas tradições, a fotógrafa registrou imagens de momentos rotineiros e solenes dessas pessoas: são paisagens, rostos, corpos e ritos distantes da nossa realidade. A exposição faz parte da programação do Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas.
Mundos Esquecidos no Laura Alvim. Em cartaz até 16 de dezembro, das 13h às 20h. Entrada gratuita.
Casa de Cultura Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema.
Um bom motivo para pegar a barca e ir paquetear em Paquetá, esse bucólico bairro do Rio de Janeiro. A Flipa está em sua segunda edição e é uma iniciativa de moradores, ativistas e organizações locais para promover a cultura na ilha, tendo como objetivo principal aproximar crianças e jovens do mundo literário. A programação traz encontros, lançamentos, palestras, contação de histórias, oficinas e exposição.
Flipa – Festa Literária de Paquetá. Sábado (17.11) a terça-feira (20.11). Diversos espaços do bairro realizam atividades durantes os dias de evento.
Ilha de Paquetá. As barcas saem da Praça XV e o trajeto dura menos de uma hora.
Outra festinha literária, dessa vez em Petrópolis. Mais de 40 convidados participam da terceira edição do evento. São escritores, jornalistas, atores, filósofos, sociólogos, historiadores, artistas plásticos e cantores, que se reunirão no Museu Imperial e na Casa da Educação Visconde de Mauá. Geovani Martins, Antônio Torres, Jessé Andarilho, Marcelo Moutinho, Bárbara Paz e Zezé Motta são alguns desses nomes. Assim como sua colega de Paquetá, a Flisi dedica especial atenção aos jovens e inclui palestras, lançamento de livros, encontros com escritores, exposição e saraus em sua programação. Além disso, serão inauguradas três bibliotecas em escolas municipais nos dias de evento. É para subir a Serra.
Flisi – Festa Literária da Serra Imperial. De quarta (21.11) a sexta-feira (23.11). A programação completa, com horários e atrações, está no site do evento.
Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.
Ver todos os postsBoas dicas.
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.