Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.
As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 17.08

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 17.08

Data

16 de August, 2018

Share

Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira

Há beleza quando a censura, devidamente quebrada, vira gostosura. A inexplicável proibição do Queermuseu, em setembro do ano passado em Porto Alegre, apenas renovou a luz de led da exposição, separando-a da sombra dos vetos tortos das pequenas ditaduras. Dura na queda, remontada com vaquinha popular, ela chega ainda mais ereta às Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). O hiato entre o fim e o recomeço é recompensado pelo próprio tempo: até quem não sabia sobre a exposição agora quer conferir o que tanto chocou a tradicional família brasileira. É para tanto? Nunca é. Aberturas, linhas moles, linhas duras, velcros secos e molhados, encaixes, pelos, corpos híbridos, glandes, lábios pequenos e grandes: tudo da gente, tudo da vida, mas nem tudo exposto por lá, viu? Afinal, queer jamais foi sinônimo de pornografia, embora nunca tenha tido medo de corpo algum.

Primeira plataforma curatorial com abordagem exclusivamente queer já realizada no Brasil e a primeira da América Latina com tal envergadura, a exposição conta com 214 obras de 82 artistas reconhecidos nacional e internacionalmente – entre eles, Adriana Varejão, Cândido Portinari, Guignard, Lygia Clark, Pedro Américo e Yuri Firmeza. Paralelamente, debates e discussões, além de programação musical caprichada, dão corpo e voz ao Queermuseu, resistente e diverso.

Queermuseu. Abertura: sábado (18.08), às 11h. Visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 17h. Em cartaz até 16.09. Gratuito.
A EAV Parque Lage não impedirá o acesso de crianças (viadas ou não) de qualquer idade à exposição, mas informa que o conteúdo não é recomendado para menores de 14 anos desacompanhados de seus pais ou responsáveis.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Orquestra de Jerusalém

Em comemoração às sete décadas de fundação do bairro Kfar Chabad, próximo a Tel Aviv, em Israel, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém se apresenta no Theatro Municipal. A regência é do maestro Yeruham Scharovsky, nascido na Argentina, com mais de 25 anos de profissão, seis deles à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 1998 e 2004. O solista violinista israelense Itamar Zorman também participa. O programa inclui o Concerto para Violino em ré Maior, Op 35, de Tchaikovisky, considerado uma das execuções mais difíceis para o instrumento.

Orquestra de Jerusalém. Domingo (19.08), às 17h. Ingressos a partir de R$ 120, aqui.
Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Praça Floriano, s/nº- Centro.

A Gloriosa

Integrantes do projeto que, no domingo, leva samba à Glória | Foto: Kita Pedroza/Divulgação

Neste domingo, a Feira Popular da Glória recebe o projeto de nome simpático, uma roda de samba comandada pelo músico Paulão Sete Cordas, que se apresenta com o grupo A Mesa da Diretoria. A ideia é revitalizar antigas e charmosas praças da cidade com o auxílio luxuoso de pandeiro, tan-tan, violão e reco-reco. Além do sambinha bom, uma biblioteca volante estaciona por lá, das 15h às 18h, horário em que também vão ser promovidas atividades recreativas ligadas às artes visuais. Ou seja: passeio completo na Glória.

A Gloriosa Nos Coretos e Praças. Domingo (19.08), das 15h às 20h. Gratuito.
Feira Popular da Glória. Avenida Augusto Severo – Glória.

Data

16 de August, 2018

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.