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NDC: A nova tecnologia que vai mudar a maneira de comprar sua viagem

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

01 de May, 2018

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Quando você se decide por uma viagem, o normal é buscar os melhores preços de passagens, hospedagem, traslados e passeios por meio de agentes de viagens, agências online ou direto nos sites dos provedores dos serviços, como por exemplo, site das companhias aéreas.​

Foto: Iata/Divulgação
​Agora imagine uma tecnologia que unifique todas as suas necessidades​ e ainda traga a customização como novidade. A IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) desenvolveu o NDC (New Distribution Capability), que promete revolucionar o mercado, e acabar com a falta de detalhes necessários para se fazer uma compra da maneira bem informada. Trata-se de uma tecnologia de transmissão de dados baseado em XML, uma nova linguagem feita para a indústria de viagens com objetivo de melhorar a capacidade de comunicação de dados entre companhias aéreas, agentes de viagens, sites de turismo e o consumidor final.
Em uma conferência em Abu Dhabi em outubro de 2012, foi assinado um acordo internacional para a mudança para o novo sistema (NDC). E, em dezembro de 2017, a meta foi estabelecida para atingir 20% do volume mundial das passagens até janeiro de 2020. A partir de agora, as companhias aéreas vão poder oferecer uma diferenciação com imagens dos produtos (para a escolha da poltrona virtualmente como no vídeo abaixo), vantagens e upgrades até então pouco oferecidos para o público geral de maneira clara, e vendas cruzadas (negociação com empresas de traslado como Uber, hotéis, serviços de hospedagem não tradicionais como HomeAway e Airbnb por exemplo). E o viajante até poderá fazer a personalização de produtos/serviços oferecidos no avião, como comida, bebida, internet e itens de conforto.

O sistema das companhias aéreas funcionará a partir do ano que vem por hashtags (na pesquisa), onde se poderá acrescentar serviços dentro do voo. Um exemplo: Usando as palavras chaves #casalgay, #aniversariodecasamento, #vip, #primeiraclasse e #concierge, para uma comemoração de aniversário de casamento com direito a primeira classe, acesso a serviços especiais, como upgrade de poltrona, champagne e até um traslado romântico com serviço de concierge para suas bagagens, chegada na acomodação com check-in automático, sem problemas para ter uma cama de casal para dois homens gays em hotel de luxo.

Foto: Iata/Divulgação

São 58 companhias aéreas já certificadas pela IATA para interagir com a indústria através da tecnologia NDC. As empresas certificadas incluem as grandes companhias internacionais, tais como a American Airlines, Air France, Air Canada, British Airways, Cathay Pacific, China Eastern, China Southern, Emirates, Etihad, Iberia, KLM, Korean, Lufthansa, Qatar, Swiss, TAP e United. Das empresas brasileiras, apenas a GOL está certificada para comunicar através do NDC.

Jeremy Jameson da AirShopRQ é parceiro estratégico da IATA, e nos contou essa incrível novidade em primeira mão na 2ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT que aconteceu em São Paulo.

*Foto Destaque: Ewan Robertson – Unsplash

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Fabio Allves

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01 de May, 2018

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