Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Em tempos tão radicais, nada melhor do que a arte para abrir o caminho da reflexão. Acontece até este sábado a primeira edição do Festival Colors: Cinema + Diversidade. Desde a última terça-feira, o festival exibiu mais de 40 filmes de 15 países. São produções que abordam os questionamentos contemporâneos sobre a diversidade, a igualdade e a liberdade. Longas, médias e curtas-metragens estão na programação, que pode ser conferida aqui.
Colors: Cinema + Diversidade. Até sábado (04.11). Gratuito.
Sessões em diversos horários no Cine Guarani (Av. República Argentina, 3430, Portão) e Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco).
A Grotesc-O-Vision é uma mostra de cinema de horror e grotesco, com curadoria do cineasta Paulo Biscaia Filho. Entre os seis filmes de todo o mundo que são parte da programação, está “Virgin Cheerleaders in Chains” (2016), dirigido por Biscaia e filmado parte nos Estados Unidos e parte em Curitiba. Também tem contação de histórias de terror num Guairinha à luz de lanternas…
Grotesc-O-Vision. Até quinta-feira (02.11). Gratuito.
Guairinha – Rua XV de Novembro, 971, Centro.
O espetáculo bilíngue (espanhol-português) de Federico Garcia Lorca estreou em 2012 na Ave Lola Espaço de Criação, e desde então tem circulado o Brasil com grande sucesso de público e crítica. Atores e bonecos revelam uma forma teatral transposta e poética que dialoga intrinsecamente com o texto. Tudo se passa em um jardim e os personagens são insetos que falam de amor e paixão.
O Malefício da Mariposa. Sexta-feira (03.11) às 21h30; sábado (04.11) e domingo (05.11) às 11h e às 16h. Pague quanto vale.
Ave Lola Espaço de Criação – Rua Marechal Deodoro, 1227, Centro.
Dando continuidade ao projeto “Cinema Brasileiro: Emersão ou Emergência?”, será exibido o filme Elena – the film/ o filme, de Petra Costa.
“Elena”. Sábado (04.11) às 16h. Gratuito.
Cine Guarani – Avenida República Argentina, 3.432, Portão.
Curitibano, é graduado em jornalismo pela UFPR e pós-graduado em jornalismo literário pela ABJL. Foi repórter, editor e colunista do jornal Gazeta do Povo. Trabalha na Rádio Educativa de Curitiba, é editor do blog Pista 1, no portal Bem Paraná, e colaborador da revista VICE Brasil.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.