Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 25.01

Data

24 de January, 2019

Share

Rio Matsuri

O evento que exalta a cultura japonesa está em sua segunda edição no Rio – a primeira foi ano passado – e traz várias chances de divertimento e inspiração. Quem percorrer os corredores do Pavilhão 4 do Riocentro vai se deparar com expositores de moda, arte e gastronomia. O espaço também abriga atrações musicais e workshops de artes japonesas, além de apresentações esportivas. O universo dos animes, mangás e cosplays (este, com direito a concurso) também vai ser celebrado nos três dias do Rio Matsuri.

Rio Matsuri. Sexta (25.01), das 17h às 22h. Sábado (26.01) e domingo (27.01), das 10h às 22h. Ingressos a R$ 30 – crianças até 8 anos não pagam. Confira a programação aqui
Riocentro: Pavilhão 4. Av. Salvador Allende,  6.555 – Barra. 

100 anos de Athos Bulcão

Últimos dias para conferir a exposição que celebra o centenário de Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural. A mostra, que se despede do CCBB no dia 28, apresenta mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos. Com isso, é possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima. No sábado (26.01), o projeto CCBB Educativo recebe Isabela Acioli Silva, do BoreArte, para visitar a exposição. Ela vai apresentar um paralelo entre o trabalho do artista e as intervenções urbanas com azulejos realizadas pelo grupo da favela do Borel.

Com a Palavra convida BoreArte. Sábado (26.01), às 16h. A exposição fica em cartaz até segunda (28.01), no horário de funcionamento do espaço, das 9h às 21h. Gratuito.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.

Interferências

Cerca de 50 artistas ocupam a cidade com 15 criações multilinguagem do campo da arte e tecnologia. A nova edição do  Interferências – projeto gerido pelo Oi Kabum! Lab, local de formação e desenvolvimento de coletivos jovens das periferias cariocas – começou na quarta-feira e vai até domingo (27.01), com programação nas  zonas Norte, Sul, Oeste, Centro e Niterói. As obras envolvem  design, projeção mapeada, animações, ensaios fotográficos, curtas e minidocs em vídeo, grafite, lambes, live cinema, sensores interativos, instalações, performances e shows. Na sexta-feira (25.01), várias delas serão apresentadas no Largo do Machado a partir das 9h. Para conhecer melhor as 15 criações, visite o site. Na foto, Kura Urbana, performance e instalação com referências à natureza e ao útero da terra.

Interferências. Obras apresentadas em diversos locais até dia 27.01. Na sexta-feira (25.01), concentração de 14 intervenções no Largo do Machado a partir das 9h. Gratuito.

Peraí, que tem mais

Este também é o último fim de semana para apreciar duas obras que estão expostas no Oi Futuro. Elas fazem parte do projeto Arte Pública. “Paisagens Internas”, de Antonio Pedro, retrata um cenário abstrato que dimensiona a passagem do tempo, na crença de que as representações das paisagens resgatam a esperança. Já “A vida às margens do rio”, de Mario Chagas, apresenta um poema baseado em seu livro “Água Salobra”, de 2015, em que fala da vida às margens do rio e também às margens do Rio de Janeiro.
“A vida às margens do rio” + “Paisagens Internas”. Em cartaz até domingo (27.01), das 11h às 20h. Gratuito.
Centro Cultural Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo.

Promovido pelo Programa Educativo Gente Arteira, o Ateliê Criativo de Férias, na Caixa Cultural, é um espaço de criação artística de múltiplas linguagens, como música, artes visuais e literatura. No sábado (26,01), será realizada uma oficina de instrumentos musicais. Boa pedida para quem tem filhos.
Ateliê Criativo de Férias. Sábado (26.01), às 14h. Indicado para crianças a partir de 5 anos. Inscrições pelo e-mail [email protected]
Caixa Cultural. Av. Alm. Barroso, 25 – Centro.

Data

24 de January, 2019

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.