Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Um bom passeio para aproveitar o tempo bom do outono e a vista boa do Parque das Ruínas. O combo-tudo-de-bom inclui atividades para as crianças, feira gastronômica, mostra de curtas alemães, quiz, sorteios, estande de informações sobre ensino superior na Alemanha e atividades para um primeiro contato com a língua alemã ou para testar o que você já sabe. Para evitar a fadiga da subida até Santa, uma dica é pegar a van que sai do metrô da Glória (o transporte sai a R$ 5).
Festival da Língua Alemã. Sábado (06.05), das 10h às 18h. Gratuito.
Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa.
Localizada na Lapa, a Desvio é a mais nova galeria de arte da cidade. A inauguração oficial é sexta-feira (06.05), com a exposição Coroação, de Mariana Maia. Desde 2011, a artista carioca pesquisa os dispositivos da linguagem da performance com os recortes do seu corpo de mulher negra, do lugar social que ele ocupa na sociedade brasileira e as relações com sua ancestralidade. O ponto de partida da obra foi a trajetória de sua mãe, que trabalhou como lavadeira. A proposta é que a galeria realize exposições individuais mensais, renovadas no primeiro sábado de cada mês. Vida longa!
Coroação, de Mariana Maia. Inauguração: sexta-feira (06.04), das 15h às 20h. Gratuito.
Galeria Desvio. Av. Gomes Freire, 625, terceiro andar – Lapa.
O Parque Garota de Ipanema recebe a quarta edição do evento, cuja programação celebra as atividades sociais e o voluntariado. A maratona começa às 10h e se desdobra até as 18h. Entre essas pontas, oficinas, palestras, contação de histórias, yoga, apresentações de circo, estantes de gastronomia e shows. Slam das Minas, Cantora Doralyce e o bloco Charanga Talismã estão entre as atrações do dia. É uma boa pedida também para quem quiser aproveitar a praia antes ou depois.
Dia das Boas Ações. Domingo (07.04), das 10h às 18h. Gratuito.
Parque Garota de Ipanema. Av. Francisco Bering, s/nº – Arpoador.
Para comemorar 80 anos de atuação no Rio de Janeiro, a Logosofia abre as portas para o público e oferece 19 atividades que promovem a reflexão sobre a vida plena. Embora a programação seja gratuita, as vagas são limitadas e é preciso se inscrever para participar. Na sexta-feira (05.04), às 20h30, acontece a palestra “O vazio de uma vida cheia demais”. No sábado (06.04), a partir das 9h, rolam as oficinas, entre elas “A arte de esculpir a si mesmo” e “O segredo do otimismo”.
Logosofia de Portas Abertas. Sexta(05.04), às 20h30. Sábado (06.04), a partir das 9h. Gratuito.
Logosofia. Rua General Polidoro, 36 – Botafogo.
Nesta seção, o guia anda de mãos dadas com a yoga, especialmente quando a prática é realizada ao ar livre e aberta ao público. É o que vai acontecer domingo (07.04), a partir das 9h30, no Aterro do Flamengo. Ana Olivia Cardoso, fundadora e coordenadora do Yoga na Maré, organizou o aulão da vez. Os interessados devem levar tapete e/ou canga. A ideia é compartilhar um café da manhã caprichado e saudável depois da atividade.
Aulão da Yoga na Maré. Domingo (07.04), às 9h30. Contribuição consciente.
Aterro do Flamengo. Gramado entre o restaurante Assador (antigo Porcão) e o monumento a Estácio de Sá.
Olha que time bom: Lan Lanh, Numa Ciro, Heloisa Buarque de Hollanda, Jussara Silveira, Maíra Freitas e Irene Egler. Essas mulheres de diferentes gerações e ofícios vão se encontrar para uma roda cultural com música, performance, conversa e inspiração. O projeto Arte é Mulher vai acontecer uma vez por mês, sempre com uma convidada especial. A baiana Monica Millet e a refugiada congolesa Sagrace Menga participam da segunda edição. A idealizadora dessa beleza é a percussionista Lan Lanh.
A Arte é Mulher. Quarta-feira (10.04), às 19h. Gratuito – as senhas vão ser distribuídas uma hora antes.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro.
Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.