Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Inaugurada em 1918 em Moscou, a universidade Vkhutemas (lê-se “vrrutemas”) era alinhada à vanguarda do pensamento estético do começo do século 20, sobretudo às correntes futuristas, suprematistas e construtivistas, e influenciou a escola alemã Bauhaus e também Lina Bo Bard por aqui. Após seu fechamento em 1930, a maior parte dos registros históricos da instituição foram destruídos ou se perderam. Agora, essa mostra do Sesc reúne pela primeira vez nas Américas cerca de 300 projetos desenvolvidos na escola, que foram especialmente recriados para essa exibição, de artistas, designers e arquitetos como Ródtchenko, Tátlin, Kandinsky, Maliévitch, El Lissítzki, Zaliésskaia e Komaróva. Um resgate histórico inédito!
Exposição | Vkhutemas: o futuro em construção (1918–2018). A partir de terça (28.06) até 30.09, terça a sexta das 10h às 21h30, sábados e domingos das 10h às 18h.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
Como já falamos aqui, esse ano o MASP dedica seu programa às histórias e narrativas afro-atlânticas. E agora se juntou ao Tomie Ohtake em uma iniciativa inédita – duas das principais instituições culturais de São Paulo em uma mesma exposição. “Histórias afro-atlânticas” é um desdobramento da exposição “Histórias mestiças”, realizada em 2014 no Tomie Ohtake, e agora traz mais de 400 obras, cobrindo 5 séculos, com cerca de 210 artistas nacionais e internacionais, de períodos e contextos diversos, que vão muito além do tema da escravidão e contam dos “fluxos e refluxos” desde o século 16 até a contemporaneidade. A expo toma conta de duas salas no Tomie Ohtake e de todos os espaços expositivos temporário no MASP, e vem com empréstimos de importantes coleções particulares e instituições do mundo todo. Imperdível!
Histórias Afroatlânticas no Masp. A partir de quinta (28.06) às 20h, até 21.10. Gratuito.
MASP. Avenida Paulista, 1578, Bela Vista
Histórias Afroatlânticas no Tomie Ohtake. A partir de sábado (30.06) às 11h, até 21.10. Gratuito.
Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, Pinheiros
Tem muita gente fazendo trabalhos interessantes de colagem por aí, e a Galeria Recorte é sempre um lugar legal para conhecer esses artistas. Dessa vez eles convidaram 3 colagistas brasileiras para a exposição coletiva “Sobre a Mulher Livre”. As artistas Bárbara Scarambone, Bruna Alcantara e Luiza de Alexandre mostram trabalhos inéditos, com técnicas distintas de colagem, mas que têm o feminismo/feminino no tema, e que também mostram interpretações diversas para assuntos como abandono, racismo, machismo, violência.
Exposição coletiva “Sobre a Mulher Livre”. A partir de quinta (28.06) às 19h. Gratuito.
Galeria Recorte. Rua Augusta, 829, Consolação
Os 12 artistas do grupo vão explorar suas próprias poéticas tendo como ponto de partida o edifício da biblioteca.
Exposição “A Biblioteca Que Eu Vi”, com Grupo Pigmento. A partir de sexta (29.06) das 19h às 22h, até 12.08 Gratuito.
Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, República
Lançamento de dois novos títulos, da fotógrafa Fabiana Ruggiero e do artista recifense Iezu Kaeru.
Lançamento dos fotolivros: Livro Tombo e Itá. Sexta (29.06) às 19h. Gratuito.
Ateliê Fotô. Rua Lisboa, 328, Pinheiros
Coletiva com uma série de artistas de Porto Alegre como Túlio Pinto, Frantz, Bruno Borne e Lilian Maus.
O Lugar enquanto espaço. A partir de sábado (30.06) das 16h às 20h, até 21.07. Gratuito.
Baró Galeria. Rua da Consolação, 3417, Cerqueira César
Duas ruas abertas com uma série de atividades para refletir e atuar sobre a vida no bairro.
Vila Buarque Aberta: 1º Ação. Sábado (30.06) das 8h às 20h. Gratuito.
Rua Bento Freitas, 306, República
Primeiro encontro que vai trazer ceramistas japoneses em um ciclo de oito palestras.
Chawan Project 2018 // 1º Encontro. Sábado (30.06) das 11h às 13h. Gratuito.
Japan House. Avenida Paulista, 52, Paraíso
Na expo, a artista eleva o peso da experiência pela imersão na geografia de suas obras enquanto percursos e variáveis retornos.
Cargas e Descargas | Paula Blower. A partir de sábado (30.06) às 18h, até 10.07. Gratuito.
Ponder 70. Travessa Ponder, 70, Paraíso
Opção para as férias dos pequenos!
O mundo das maravilhas de Monteiro Lobato. A partir de domingo (01.07), até dezembro de 2018, de segunda a sexta das 8h às 18h, sábados das 10h às 17h e domingos das 10h às 14h. Gratuito.
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485, Santa Cecília
SAVE THE DATE
Quarta que vem tem conferência da School of Life com o holandês Boris Dittrich, o primeiro político a introduzir a lei do casamento do mesmo sexo.
Sobre a Solidão – Boris Dittrich. Quarta (04.07), às 19:30. Inscrições: R$ 145 (código de 20% de desconto: TSOLBD20.
UNIBES Cultural. Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.