Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Além das peças e filmes que falamos ali em cima, o Festival Verão Sem Censura também tem arte e obras que de algum jeito foram calados – no CCSP rola uma exposição com cartazes de filmes censurados, e na Biblioteca Mário de Andrade Na Biblioteca Mário de Andrade é possível conferir a exposição “Banidos”, com obras do acervo de livros raros censurados na história literária – com bate-papo de abertura na quinta com presença do autor Ignácio de Loyola Brandão. Ainda tem oficinas, clube de leitura e um Instituto Temporário de pesquisa sobre censura na Casa 1 durante todo o mês.
A incrível exposição Entrevendo, que conta a trajetória do artista Cildo Meireles no Sesc Pompeia, está chegando ao final com uma série de programações super especiais – como visitas guiadas com curadores, exibição de filmes e bate-papo com convidados, incluindo o próprio Cildo.
E ainda tem o 11º Salão dos Artistas sem Galeria, rolando ao mesmo tempo na Lona e na Zipper, e trazendo obras de 10 artistas selecionados em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, esculturas, assemblages, colagens e fotografias.
Entrevendo – Programação de último mês. De terça a sábado, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 19h30. Até 02.02. Gratuito.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
11º Salão dos Artistas sem Galeria. A partir de quinta (16.01) às 19h. Gratuito.
Lona Galeria de Arte. Rua Brigadeiro Galvão, 990, Barra Funda
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim America
Festival Verão Sem Censura. De sexta (17.01) a sexta (31.01), várias sessões. Gratuito.
Vários locais da cidade
Últimos dias para visitar!
Chiharu Shiota | Linhas da Vida – Últimos dias. Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças. Até 27.01. Gratuito.
CCBB. Rua Álvares Penteado, 112, Centro
Ao longo do mês acontecem espetáculos de sapateado com a coreógrafa Chris Matallo, mostra de filmes musicais e curso.
Musicais no Cinema – programação de férias. Terças a sábados, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 10h às 19h. Até 16.02. Ingressos: R$ 20 e R$ 10.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Visitas guiadas durante todo o mês – de graça!
Theatro Municipal – Visitas guiadas de férias. Terça a sábado até o fim de janeiro, vários horários. Gratuito (com reservas).
Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/n, Centro
Os autores da casa em noites de leituras – nesta edição tem Ana Guadalupe e Camila Assad.
Sessões Macondo. Quinta (16.01) às 20h. Gratuito.
Tapera Taperá. Avenida São Luis, 187, 2º andar, loja 29, Galeria Metrópole, República
Lançamento do livro “Costuras para Fora”, de Ana Squilanti, com um bate papo sobre processos criativos.
Lançamento e bate papo de “Costuras para fora”. Sábado (18.01) às 18h. Gratuito.
CCSP. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.