Em mais uma etapa no nosso projeto Decoding, estivemos no RISE Hong Kong para mostrar pra você tudo que rola no maior pólo de produção e consumo tecnológico do mundo, a China, que agora também é uma referência de criatividade e inovação. O RISE é um evento baseado em Hong Kong que acontece desde 2015 e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia da Ásia, organizado pela famosa Web Summit, responsável pela Web Summit de Lisboa e pelo Collision de Toronto. Falamos sobre a programação do evento nesse artigo aqui e agora voltamos para contar tudo o que abalou os nossos modelos de realidade ocidental por lá!

O Rise em números
O evento contou com nada menos que 16.000 participantes em 2019, dos quais 40,1% são mulheres – tá, somos mais da metade no mundo, mas esse é um ótimo dado tratando-se de um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação. A edição de 2019 também contou com mais de 380 palestrantes – entre eles estão Elie Seidman, CEO da Tinder; Annie Tao, co-fundadora e COO da Horizon Robotics; Thuan Pham, CTO do Uber; Masahiko Uotani, Presidente e CEO da Shiseido; e Cecilia Qvist, chefe global de mercados do Spotify.
O RISE contou com participantes de 114 países no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong (sendo o Brasil um dos 20 países com mais participantes), mais de 700 startups de todo o mundo e mais de 500 investidores em tecnologia – todos procurando o próximo OnePlus, Uber ou Stripe.

Tinder Lite: diferenças culturais, Android e inovação no app de dating mais famoso do mundo
O desejo de criar uma conexão humana não é uma idéia nova, mas foi muito bem-sucedida pelo aplicativo Tinder, o app de encontros mais popular da internet. O CEO do Tinder, Elie Seidman, esteve no evento para falar sobre como estão trabalhando para se adaptar às diferenças culturais na forma como as pessoas se encontram e se ligam em todo o mundo. Dois terços dos indivíduos solteiros ainda não experimentaram um aplicativo de namoro e por isso o Match Group espera entrar e se aprimorar nesses mercados, especialmente na Ásia. Durante sua fala, foi divulgado um anúncio exclusivo sobre o Tinder Lite, uma versão Android do lançamento do aplicativo na Ásia. Você pode assistir sua fala em inglês aqui.
Setting the dating world on fire, one continent at a time from Web Summit on Vimeo.
O gif como autoexpressão individual e visual
Não importa se você está enviando um texto, publicando uma história, compartilhando uma foto, etc. – onde há comunicação, há GIPHY. Curioso como a plataforma GIPHY se tornou uma ferramenta de conteúdo tão importante para mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo… Você consegue imaginar como se expressar digitalmente hoje sem o uso dos GIFs?
“As pessoas querem se expressar através do conteúdo”, disse Alex Chung, fundador e CEO da GIPHY. Ele falou sobre como a plataforma de gifs mais popular do mundo foi modelada com base no Google. Segundo ele, a GIPHY procura promover uma maneira lúdica e autêntica para as pessoas pesquisarem e se expressarem através do conteúdo de publicidade visual. Assista a palestra dele aqui.
The GIFs that keep on giving from Web Summit on Vimeo.
Spotify e a democratização da música através do streaming
Quem consegue viver sem música? A música é a arte mais consumida no mundo e uma das manifestações mais primitivas do ser humano. Em épocas de globalização, o streaming foi a maneira de ter acesso a música de várias épocas e localizações diferentes, às vezes no mesmo lugar, como por exemplo no Spotify. Índia, Oriente Médio e África foram as últimas adições ao império internacional do Spotify, mas o gigante da música não pára por aí.
A Diretora Global de Mercados do Spotify, Cecilia Qvist, esteve presente no RISE para falar sobre a expansão da plataforma de streaming de música para mais mercados internacionais, incluindo Índia, Oriente Médio e Ásia. Nós até tivemos um primeiro olhar exclusivo para o lançamento de seu novo produto – Spotify Lite. Confira a palestra dela aqui.
Spotlight on Spotify: Bringing music to the masses from Web Summit on Vimeo.
Uber e a distribuição de oportunidades no mercado de trabalho
Na última década, o Uber passou de uma startup desafiante para uma companhia de capital aberto avaliada em bilhões de dólares.”Os talentos são distribuídos uniformemente por todo o mundo, as oportunidades não são”- foi uma das frases marcantes que disse o CTO do Uber, Thuan Pham, ao compartilhar um pouco da jornada da empresa na última década.
Thuan falou sobre seus planos para a equipe de engenharia: elaborar um aplicativo popular de corridas compartilhadas para assumirem este próximo capítulo na história dos aplicativos de mobilidade. Também foi interessante ouvi-lo falar de sua própria jornada pessoal, já que ele se tornou um dos maiores talentos de engenharia do mundo. Confira a palestra dele aqui.
Uber’s road ahead from Web Summit on Vimeo.
Piada como lugar de fala com Hannibal Buress
Comediante e ator, Hannibal Buress falou sobre o papel de um comediante como “embaixador” para iniciar uma discussão sobre questões sobre as quais a sociedade ainda não fala, principalmente usando as mídias sociais como veículo de viralização dessas temáticas. Qual é a influência da cultura pop e das figuras da cultura pop nos nossos pontos de vista e na forma como vivemos o mundo? Hannibal também falou sobre sua última aventura como investidor em tecnologia e até sobre o cannabis business. Confira a palestra dele aqui.
All jokes aside with Hannibal Buress from Web Summit on Vimeo.
Esporte e empreendedorismo com o Barcelona FC
Chefe do centro de inovação do FC Barcelona, Marta Plana se juntou ao RISE para discutir como o clube de futebol “queridinho da galera” está planejando se tornar o Vale do Silício dos esportes. Ouvimos falar sobre como o Barça Innovation Hub está promovendo startups e impulsionando o conhecimento no setor esportivo. Já imaginou como isso pode mudar a vida dos apaixonados por futebol? Confira como foi a palestra dela aqui.
How Barcelona FC is shaping the future of sports from Web Summit on Vimeo.
Artes marciais para mudar o mundo
ONE Championship é a maior propriedade global de mídia esportiva da história da Ásia, com uma transmissão para mais de 2,6 bilhões de espectadores potenciais em mais de 140 países em todo o mundo. O ex-campeão mundial e o vice-presidente da ONE Miesha Tate, enquanto discute artes marciais na Ásia e os incríveis heróis por trás de cada história, disse: “Não somos apenas mais uma promoção de artes marciais, estamos criando heróis”. Todo mundo sabe que as artes marciais podem impactar positivamente a vida de crianças, jovens e adultos, mas qual o alcance possível em um mundo conectado e globalizado? Ouça a palestra deles aqui.
The ONE who brought martial arts to Asia from Web Summit on Vimeo.
Sem dúvida ter acesso a todo o conteúdo do RISE e ainda ter a oportunidade de estar entre startups famosas e investidores anjo é um salto quântico para quem quer empreender, inovar e criar. Ao estar no ambiente prolífico e imenso que é a China, temos o melhor espaço possível para conceber e incubar ideias, fazer networking e ter insights práticos para inovar no dia a dia. Certamente estivemos diante das pessoas mais influentes do mundo e de todas as ideias que estão fresquinhas para impactar positivamente um bilhão de pessoas ou mais no próximo ano. Fica a dica de um bom lugar para estar se você quer pertencer a essa tribo – e você já pode se registrar pro evento de 2020 aqui.
*Imagem de destaque: Marta Plana falando sobre o Barça Innovation Hub. Foto – Divulgação.