Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

RISE Hong Kong 2019: Tinder, Uber, Spotify e Barcelona ensinam como empreender

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de July, 2019

Share

Apresentado por

Em mais uma etapa no nosso projeto Decoding, estivemos no RISE Hong Kong para mostrar pra você tudo que rola no maior pólo de produção e consumo tecnológico do mundo, a China, que agora também é uma referência de criatividade e inovação. O RISE é um evento baseado em Hong Kong que acontece desde 2015 e é considerado um dos maiores eventos de tecnologia da Ásia, organizado pela famosa Web Summit, responsável pela Web Summit de Lisboa e pelo Collision de Toronto. Falamos sobre a programação do evento nesse artigo aqui e agora voltamos para contar tudo o que abalou os nossos modelos de realidade ocidental por lá!

O Rise em números

O evento contou com nada menos que 16.000 participantes em 2019, dos quais 40,1% são mulheres – tá, somos mais da metade no mundo, mas esse é um ótimo dado tratando-se de um evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação. A edição de 2019 também contou com mais de 380 palestrantes – entre eles estão Elie Seidman, CEO da Tinder; Annie Tao, co-fundadora e COO da Horizon Robotics; Thuan Pham, CTO do Uber;  Masahiko Uotani, Presidente e CEO da Shiseido; e Cecilia Qvist, chefe global de mercados do Spotify.

O RISE contou com participantes de 114 países no Centro de Convenções e Exposições de Hong Kong (sendo o Brasil um dos 20 países com mais participantes), mais de 700 startups de todo o mundo e mais de 500 investidores em tecnologia – todos procurando o próximo OnePlus, Uber ou Stripe.

Tinder Lite: diferenças culturais, Android e inovação no app de dating mais famoso do mundo

O desejo de criar uma conexão humana não é uma idéia nova, mas foi muito bem-sucedida pelo aplicativo Tinder, o app de encontros mais popular da internet. O CEO do Tinder, Elie Seidman, esteve no evento para falar sobre como estão trabalhando para se adaptar às diferenças culturais na forma como as pessoas se encontram e se ligam em todo o mundo. Dois terços dos indivíduos solteiros ainda não experimentaram um aplicativo de namoro e por isso o Match Group espera entrar e se aprimorar nesses mercados, especialmente na Ásia. Durante sua fala, foi divulgado um anúncio exclusivo sobre o Tinder Lite, uma versão Android do lançamento do aplicativo na Ásia. Você pode assistir sua fala em inglês aqui.

Setting the dating world on fire, one continent at a time from Web Summit on Vimeo.

O gif como autoexpressão individual e visual

Não importa se você está enviando um texto, publicando uma história, compartilhando uma foto, etc. – onde há comunicação, há GIPHY. Curioso como a plataforma GIPHY se tornou uma ferramenta de conteúdo tão importante para mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo… Você consegue imaginar como se expressar digitalmente hoje sem o uso dos GIFs?

“As pessoas querem se expressar através do conteúdo”, disse Alex Chung, fundador e CEO da GIPHY. Ele falou sobre como a plataforma de gifs mais popular do mundo foi modelada com base no Google. Segundo ele, a GIPHY procura promover uma maneira lúdica e autêntica para as pessoas pesquisarem e se expressarem através do conteúdo de publicidade visual. Assista a palestra dele aqui.

The GIFs that keep on giving from Web Summit on Vimeo.

Spotify e a democratização da música através do streaming

Quem consegue viver sem música? A música é a arte mais consumida no mundo e uma das manifestações mais primitivas do ser humano. Em épocas de globalização, o streaming foi a maneira de ter acesso a música de várias épocas e localizações diferentes, às vezes no mesmo lugar, como por exemplo no Spotify. Índia, Oriente Médio e África foram as últimas adições ao império internacional do Spotify, mas o gigante da música não pára por aí.

A Diretora Global de Mercados do Spotify, Cecilia Qvist, esteve presente no RISE para falar sobre a expansão da plataforma de streaming de música para mais mercados internacionais, incluindo Índia, Oriente Médio e Ásia. Nós até tivemos um primeiro olhar exclusivo para o lançamento de seu novo produto – Spotify Lite. Confira a palestra dela aqui.

Spotlight on Spotify: Bringing music to the masses from Web Summit on Vimeo.

Uber e a distribuição de oportunidades no mercado de trabalho

Na última década, o Uber passou de uma startup desafiante para uma companhia de capital aberto avaliada em bilhões de dólares.”Os talentos são distribuídos uniformemente por todo o mundo, as oportunidades não são”- foi uma das frases marcantes que disse o CTO do Uber, Thuan Pham, ao compartilhar um pouco da jornada da empresa na última década.

Thuan falou sobre seus planos para a equipe de engenharia: elaborar um aplicativo popular de corridas compartilhadas para assumirem este próximo capítulo na história dos aplicativos de mobilidade. Também foi interessante ouvi-lo falar de sua própria jornada pessoal, já que ele se tornou um dos maiores talentos de engenharia do mundo. Confira a palestra dele aqui.

Uber’s road ahead from Web Summit on Vimeo.

Piada como lugar de fala com Hannibal Buress

Comediante e ator, Hannibal Buress falou sobre o papel de um comediante como “embaixador” para iniciar uma discussão sobre questões sobre as quais a sociedade ainda não fala, principalmente usando as mídias sociais como veículo de viralização dessas temáticas. Qual é a influência da cultura pop e das figuras da cultura pop nos nossos pontos de vista e na forma como vivemos o mundo? Hannibal também falou sobre sua última aventura como investidor em tecnologia e até sobre o cannabis business. Confira a palestra dele aqui.

All jokes aside with Hannibal Buress from Web Summit on Vimeo.

Esporte e empreendedorismo com o Barcelona FC

Chefe do centro de inovação do FC Barcelona, Marta Plana se juntou ao RISE para discutir como o clube de futebol “queridinho da galera” está planejando se tornar o Vale do Silício dos esportes. Ouvimos falar sobre como o Barça Innovation Hub está promovendo startups e impulsionando o conhecimento no setor esportivo. Já imaginou como isso pode mudar a vida dos apaixonados por futebol? Confira como foi a palestra dela aqui.

How Barcelona FC is shaping the future of sports from Web Summit on Vimeo.

Artes marciais para mudar o mundo

ONE Championship é a maior propriedade global de mídia esportiva da história da Ásia, com uma transmissão para mais de 2,6 bilhões de espectadores potenciais em mais de 140 países em todo o mundo. O ex-campeão mundial e o vice-presidente da ONE Miesha Tate, enquanto discute artes marciais na Ásia e os incríveis heróis por trás de cada história, disse: “Não somos apenas mais uma promoção de artes marciais, estamos criando heróis”. Todo mundo sabe que as artes marciais podem impactar positivamente a vida de crianças, jovens e adultos, mas qual o alcance possível em um mundo conectado e globalizado? Ouça a palestra deles aqui.

The ONE who brought martial arts to Asia from Web Summit on Vimeo.

Sem dúvida ter acesso a todo o conteúdo do RISE e ainda ter a oportunidade de estar entre startups famosas e investidores anjo é um salto quântico para quem quer empreender, inovar e criar. Ao estar no ambiente prolífico e imenso que é a China, temos o melhor espaço possível para conceber e incubar ideias, fazer networking e ter insights práticos para inovar no dia a dia. Certamente estivemos diante das pessoas mais influentes do mundo e de todas as ideias que estão fresquinhas para impactar positivamente um bilhão de pessoas ou mais no próximo ano. Fica a dica de um bom lugar para estar se você quer pertencer a essa tribo – e você já pode se registrar pro evento de 2020 aqui.

*Imagem de destaque: Marta Plana falando sobre o Barça Innovation Hub. Foto – Divulgação.

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

22 de July, 2019

Share

Apresentado por

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.