Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

O céu azul de Yoko Ono, no Instituto Tomie Ohtake

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de April, 2017

Share

Apresentado por

Yoko Ono é uma artista de mão cheia. Ela sabe ser poética, sutil e provocativa ao mesmo tempo. Nascida em Tóquio, no Japão, Yoko morou em diversos países, se estabelecendo em Nova York anos depois para estudar artes no Sarah Lawrence College e dando os primeiros passos da sua vida artística por ali. Foi, aliás, em Nova York que ela se associou ao Fluxus, um grupo de artistas avant garde, considerado o mais experimental e radical dos anos 60.

Foto: Renato Salles
Foto: Renato Salles

Foto: Renato Salles
Foto: Renato Salles

Na exposição O céu ainda é azul, você sabe… , inaugurada no último sábado no Instituto Tomie Ohtake, é possível ver obras produzidas nas últimas 6 décadas pela artista e entender toda a sua importância. A exposição é extremamente interativa e combina bem com o estilo de Yoko de criar uma nova relação com o espectador, sempre convidando o mesmo a ter participação ativa em sua produção. Aqui encontramos de tudo: carimbamos o mundo pedindo paz, penduramos pedidos em uma árvore de desejo e levamos um pedaço de céu para casa como recordação.
Foto: Renato Salles
Foto: Renato Salles

Foto: Renato Salles
Foto: Renato Salles

Mas uma das coisas mais legais da exposição é como ela se adapta à realidade brasileira – e talvez de qualquer lugar onde ela é apresentada – com pequenas modificações. Na instalação Pieces of Sky, onde você encontra peças de quebra-cabeças dentro de capacetes, eles usaram peças da ROTA no lugar de capacetes do exército. Em War is over (If you want to), montinhos de terra relembram conflitos do nosso passado, como Canudos. Isso sem falar no resultado da chamada aberta que ela fez, convidando mulheres a mandar relatos de abuso – de qualquer tipo – com uma foto somente de seus olhos. O resultado são dezenas de relatos fortes e impactantes, para você gastar horas ali lendo.
Como se a exposição não fosse o suficiente, o Instituto Tomie Ohtake propõe ainda diversas atividades para os interessados: tem visitas guiadas, contadores de história para crianças, conversas com pessoas de diversas áreas. Para ter mais informações, ou reservar, acesse o site ou ligue para 2245-1937.
O céu ainda é azul, você sabe…
Tomie Ohtake. Av. Faria Lima, 201 – Pinheiros
Até 28 de maio, de terça a domingo, das 11h às 20h
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). É possível comprar ingresso antecipado aqui.

* Fomos conhecer a exposição com o Tour Bradesco. Foto de capa: Renato Salles

Quem escreveu

Dani Valentin

Data

03 de April, 2017

Share

Apresentado por

Dani Valentin

A Dani gasta todo o seu dinheiro com viagens. Um de seus maiores orgulhos é dizer que já pisou em cinco continentes. É do tipo sem frescura, que prefere localização a luxo e não se importa de compartilhar o banheiro de vez em quando. Adora aprender palavras no idioma do país que vai visitar e não tem vergonha de bancar a turista.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.