Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2020 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 22.03

Data

21 de March, 2019

Share

Poética entre mulheres + Femininos Pessoais

Felizmente, o Dia Internacional da Mulher se estica para além da data com duas exposições em cartaz no CCJF. A mais recente delas é “Femininos Pessoais”, reunião potente do trabalho de fotógrafas e artistas plásticas, nacionais e internacionais, que utilizam o autorretrato para abordar temas atuais na sociedade. Fica em cartaz até 25 de abril. Já “Poética entre mulheres” (na foto) pode ser apreciada até o fim deste mês. Criada a partir do diálogo de cinco artistas contemporâneas, a exposição apresenta o corpo feminino e formas de resistência no cotidiano. Além disso, o espaço promove a partir de quarta (27.03) o seminário II Seminário Mulher, Poder e Democracia – Interseções entre Direitos e Po(éticas). Note e anote aí.

Poética entre mulheres + Femininos Pessoais. De terça a domingo, das 12h às 19h. Gratuito.
CCJF. Av. Rio Branco, 241 – Centro. 

Ciclo Feminista: Mulheres na Poesia

Aqui também tem! A costura entre a mulher e a poesia conduz o bate-papo entre quatro poetisas. O projeto, com mesas e debates relacionados ao universo feminino, é promovido pela Livraria da Travessa. Na sexta (22.03), Viviane MoséEstela Rosa, Maria Isabel Iorio e Amora Pêra falam sobre a escrita e a necessidade de ascender à figura feminina como protagonistas no campo poético.

Ciclo Feminista: Mulheres na Poesia. Sexta (22.03), às 19h. Gratuito.
Livraria da Travessa (Botafogo). Rua Voluntários da Pátria, 97. 

Harun Farocki: quem é responsável?

Still do filme “Imagens do mundo e inscrição da guerra”, de Farocki

A exposição do Instituto Moreira Salles reúne filmes e videoinstalações do artista alemão Harun Farocki, realizados entre 1969 e 2014, ano em que morreu. A curadoria é da cineasta alemã Antje Ehmann e de Heloisa Espada, do IMS. A mostra discute o papel das imagens (fotografias, criptogramas, jogos eletrônicos e realidade virtual) e das formas de produção de imagens em conflitos sociais e bélicos. É interessante acompanhar os eventos paralelos: além de exibição de filmes, há conversas, cursos e debates programados. Veja aqui.  A abertura foi no dia 16.

Harun Farocki: quem é responsável?. Terça a domingo, das 11h às 20h. Em cartaz até 30.06. Gratuito.
Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea.

Peraí, que tem mais

O projeto Portela de Asas Abertas marca o lançamento oficial da Festa Literária da Portela (FliPortela) e encerra as homenagens à Clara Nunes (tema do desfile deste ano) e aos 95 anos da agremiação. O dia vai ser de roda de samba, exibição de  documentário e exposição inspirada no enredo da carnavalesca Rosa Magalhães.
Portela de Asas Abertas. Sábado (23.03), a partir das 14h. Ingresso a R$ 10.
Quadra da Portela. Rua Clara Nunes 81, Madureira.

Data

21 de March, 2019

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

Comentários

  • Não entendi o texto preconceituoso "não pode reclamar que é na Barra", achei que as Boas do Final de semana seriam para O Rio e não apenas a Zona Sul e Centro :)
    - Anelize
    • concordo Anelize, foi um comentário infeliz... vamos nos atentar mais a isso.
      - Lalai Persson
  • Não entendi o texto preconceituoso "não pode reclamar que é na Barra", achei que as Boas do Final de semana seriam para O Rio e não apenas a Zona Sul e Centro :)
    - Anelize

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.