Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana no Rio de Janeiro: 17.05

Data

16 de May, 2019

Share

17ª Semana dos Museus

Museu de Arte do Rio. Foto: Mwaldeck.

A temporada cultural vai até domingo (19.05) e envolve mais mil instituições culturais de todo o país. Visitas mediadas, palestras, oficinas, apresentações musicais e exibição de filmes estão entre as atividades especiais reservadas aos dias de evento. Por aqui, separamos duas sugestões para quem quiser aproveitar:

MAR – Museu de Arte do Rio

A programação do MAR foca na preservação do patrimônio, na gestão e na segurança de acervos museológicos e na questão da memória. Entre as atividades programadas, está uma visita para ter acesso a itens raros da coleção bibliográfica do museu – isso acontece no sábado (18.05).  O passeio interno, organizado pelas educadoras Luiza de Negreiros, Mariana Gon e a bibliotecária Karen Merlin, traz ao público livros de artistas, livros raros e cartões postais com foco nas discussões de gênero.
Semana dos Museus (MAR). Conheça o MAR Especial – Itens Raros: sábado (18.05), às 14h. Gratuito. São 15 vagas – distribuição de senhas 30 minutos antes do início da atividade. Na página do evento no Facebbok há mais detalhes sobre a programação.
MAR. Praça Mauá, 5 – Centro.

Museu da República

No museu do Catete, com uma programação mais extensa, uma das pedidas é a performance “Manual Derivado”, com Fernanda Nicolini, que reflete, através do diálogo entre a artista e o público, sobre os saberes manuais esquecidos dando lugar a tecnologia e estabelecendo outras relações entre tempo e conhecimento.
Semana dos Museus (Museu da República). Performance “Manual Derivado”: domingo (19.05), às 16h. Gratuito. Na página do evento no Facebbok há mais detalhes sobre a programação.
Museu da República. Rua do Catete, 153 – Catete.

11ª edição do Turismo Cultural de São Cristóvão

Uma excelente chance para quem quer conhecer São Cristóvão. O circuito engloba dez instituições e museus da região, sendo o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) o principal destaque. Para melhor comodidade do público, ônibus grátis serão disponibilizados na Estação de São Cristóvão, em frente à Quinta da Boa Vista, a partir das 10h. O participante pode parar nos pontos que desejar e visitar as instituições por quanto tempo quiser, já que a todo momento os ônibus vão circular em intervalos regulares.

11ª edição do Turismo Cultural de São Cristóvão. Sábado (18.05) e domingo (19.05), a partir das 10h. Confira a programação completa no site

Paul Klee – Equilíbrio instável

A mostra reúne, pela primeira vez na América Latina, mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). O público poderá apreciar 16 pinturas, 39 papéis, cinco gravuras, cinco fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Klee transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, e alcançou notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte. A exposição chega ao Rio após ser visitada por 185 mil pessoas em São Paulo.

Paul Klee – Equilíbrio instável no CCBB.  De quarta a segunda-feira, das 9h às 21h. Em cartaz até 12 de agosto. Grátis.
CCBB. Rua Primeiro de Março 66 – Centro.

Save the date

Orquestra Petrobras Sinfônica

Orquestra Petrobras Sinfônica. Foto: Lais Moss

Quatorze músicos da Petrobras Sinfônica sobem ao palco do Rival para executar sucessos  da cena indie: o repertório inclui “Time to pretend” (MGMT), “Feels like I only go backwards” (Tame Impala), “Lisztomania” (Phoenix) e “Take me out” (Franz Ferdinand). A apresentação faz parte da série “O clássico é”, projeto da OPES que homenageia os mais diversos gêneros musicais (pop, rock, samba, reggae e até músicas sobre futebol) desde 2016, com o objetivo de popularizar a música clássica e renovar o público do gênero. O evento acontece em parceria com o Queremos!.

“O clássico é indie” | Orquestra Petrobras Sinfônica. Quarta-feira (22.05), às 20h. Grátis. 
Teatro Rival. Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia. 

Data

16 de May, 2019

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

Comentários

  • Que coisa interessante: vim aqui justamente para elogiar a curadoria do site. rs Sempre venho aqui conferir as dicas e achei o fim de semana bem legal, com muitas festas, shows e dicas de para assistir. Como sou fã de Paul Klee, ainda fiquei feliz de ver o quadro dele em destaque. Parabéns!!!!
    - Nina Levir
    • Que bom Nina que você curtiu as dicas :)
      - Lalai Persson
  • Estão muito fracas as atracões divulgadas pelo Chicken or Pasta... só colocam um evento em cada seção. Sempre tem muitas feiras, bazares, e só divulgam um. Já não tenho muito prazer em visitar o site. Decaiu muito. Vocês não são mais descolados.
    - Cinthia Bongiovanni
    • Oi Cinthia, em todas as seções temos várias opções. A exceção esta semana (e foi só nesta semana) é em "para comprar", que tem um evento, mas a reclamação sobre o todo eu realmente não entendi. :/
      - Lalai Persson

Adicionar comentário

Assine nossa newsletter

Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.