Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana em São Paulo: 28.06

Quem escreveu

Tava Passando

Data

27 de June, 2019

Share

Uma Fina Camada

Uma Fina Camada / Foto: divulgação
Uma Fina Camada / Foto: divulgação

Você já foi ao Museu Catavento? Você sabia que ali do lado do Mercadão existe esse museu, totalmente gratuito, para crianças e famílias, com conteúdo super legal, atualizado com pautas importantes, e com formatos diversos e interativos? Sempre é bom relembrar dos espaços incríveis que existem na cidade, e que eles continuam com programação legal – apesar de todo o sucateamento da cultura no país. O Catavento inaugura esta semana a exposição Uma Fina Camada, uma experiência imersiva que promove reflexão sobre a atmosfera terrestre. São duas tendas interligadas: na primeira são oito telas com fotografias em movimento com a temática da preservação ambiental, produzidas por Mário Águas, e na outra rola um curta-metragem com efeitos especiais de projeção espelhada panorâmica, que envolvem o espectador, simulando a atmosfera. Divertido, educativo, imersivo, moderno, bonitão e de graça!

Uma Fina Camada. A partir de sábado (29.06) às 9h. Gratuito.
Museu Catavento. Avenida Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, Centro

Bamba

Bamba / Foto: divulgação
Bamba / Foto: divulgação

Expo nova na sempre legal galeria Breu, que traz o trabalho de 12 artistas novos cujas abordagens se encontram no acúmulo, na sobreposição, no erro e na falha. Por isso o nome Bamba – que é carregado de instabilidade, que vem de corda bamba, de bambear, de acaso. Segundo os curadores Wagner Olino, Marina Woisky e Mariano Barone, podemos relacionar a tampa de uma panela que bambeia quando a água ferve e gera um ruído sonoro aos trabalhos dos artistas selecionados: em constante estado de transição, sobreposição, erro e acúmulo. Os 12 artistas presentes: Adônis Pantazopoulos, Bruna Hirai, Felipe Filgueiras, Flavushh, Juliana Bernardino, Mariano Barone, MAYLA, Paula Puiupo, Pedro Gutierres, Pedro Pezte, Pedro Saci e Wagner Olino.

Bamba. A partir de sábado (29.06) às 14h. Até 15.07. Gratuito.
Galeria BREU. Rua Barra Funda, 444, Barra Funda

Virada Política 2019

Virada Política / Foto: divulgação
Virada Política / Foto: divulgação

Chegou a Virada Política! O objetivo do evento, que já rola há alguns anos, é ser um espaço de encontro e diálogo para falar de política além da polarização, e para reunir cidadãos, ativistas e políticos. Um espaço de respeito e diálogo, onde diferentes perspectivas e opiniões podem se encontrar, e para aprofundar ideias, conectar ações e se inspirar – através de painéis, oficinas, shows, exposições, atividades extras, espaço kids, prêmios etc. Algumas das palestras e papos importantíssimos que vão rolar: cinedebate com o filme “Virando a Mesa do Poder” que apresenta a campanha de Alexandria Ocasio-Cortez e de outras representantes norte-americanas, painel “Construindo pontes: como o diálogo pode transformar a política” com o psicanalista Christian Dunker entre outros, painel “Política na Web: novas formas de consumir” com Ivan Mizanzuk do podcast AntiCast entre outros, e mais papos sobre “furar a bolha”, influência das redes sociais na política, como reinventar a democracia, descomplicando a participação social e muito mais. Nem precisa dizer: imperdível!

Virada Política 2019. Domingo (30.06) das 11h às 18h. Gratuito.
Centro Cultural Olido. Avenida São João, 473, Centro

Peraí que tem mais

O mais importante festival de jogos independentes da América Latina, com competição entre jogos nacionais e internacionais, exposição, palestras e muito mais.
BIG Festival. Quarta (26.06) a domingo (30.06), vários horários. Gratuito (com inscrições).
Club Homs. Avenida Paulista, 735, Bela Vista

Um encontro entre públicos e as diversas formas de literatura, o encantamento pelas narrativas orais, escritas, imagéticas e gestuais.
Festival LiteraCampo. De quarta (26.06) a domingo (30.06), vários horários. Gratuito.
Sesc Campo Limpo. Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo

Para quem gosta de arte em papel ou quem conhece pouco sobre as diferentes linguagens e técnicas, a exposição “Papel Também É Arte” apresenta obras de 6 artistas brasileiros.
Papel também é arte. De quarta (26.06) a 2 de agosto, segunda a sexta, das 10 às 18h. Gratuito.
Andreus. Rua Nestor Pestana, 109, Consolação

Em junho o clube discute o suspense “Garota Exemplar”, de Gillian Flynn, adaptado para o cinema em 2014, que conta a história do desaparecimento de Amy Dunne em meio a uma profunda crise conjugal.
Clube do Livro Feminista. Quinta (27.06) às 19:30. Gratuito.
Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37, Paraíso

Caminhada crítica pelo centro histórico da cidade na companhia das artistas Giselle Beiguelman e Érica Ferrari, da pesquisadora Regina Helena Vieira Santos e do arquiteto Jeff Keese. Simplesmente imperdível!
A cidade e suas camadas – apagamentos e reconstruções na cidade de São Paulo (circuito Sé-Luz). Sábado (29.06), das 10 às 14h. Gratuito.
O passeio se inicia no Solar da Marquesa. Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé

O térreo da Japan House abriga a exposição que apresenta o Kadō, arte japonesa de arranjos florais, conhecida como Ikebana, dando continuação à série DŌ: a caminho da virtude.
DŌ: a caminho da serenidade. A partir de sábado (29.06) às 10h. Gratuito.
Japan House São Paulo. Avenida Paulista, 52, Paraíso

Além dos shows que falamos antes, o festival discute arte e gastronomia, com contação de histórias, oficinas e palestras com Helena Rizzo, Bel Coelho e Olivier Anquier.
Comgás Transforma. Sábado (29.06) das 10h às 19h. Gratuito.
Parque Villa-Lobos. Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros

Dentro da Campanha Recicla Pinheiros, uma caminhada pelo bairro recolhendo lixo das ruas para levar a um ecoponto.
Caminhada Lixo Zero. Sábado (29.06) a partir das 9:30. Gratuito.
Saída de 3 pontos: Biblioteca Amoroso Lima, Escola Fernão e Praça Omaguás

O nosso atual momento sociopolítico é tema desta expo com mais de 40 obras de colagistas de todas regiões do país.
Resistências. Sábado (29.06) a partir das 19:30. Gratuito.
Galeria Recorte. Rua Augusta, 829, Consolação

Uma batucada da inclusão, com pessoas com deficiência intelectual ou física e sem deficiência, mas em situação de vulnerabilidade social.
In Batukada. Sábado (29.06) às 11h. Gratuito.
Galeria Olido. Avenida São João, 473, Centro

Um dia inteiro com barraca de adereços Juninos, Oficina de Colagem Junina, Oficina de Animação Pixilation, apresentação Camerata Cantareira e área de lazer e brincadeiras para toda a família.
Maratona Infantil – Especial Festa Junina. Domingo (30.06) das 10h às 17h. Gratuito.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa

Quem escreveu

Tava Passando

Data

27 de June, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.