Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Eventos gratuitos SP por Catho

Guia semanal de eventos gratuitos para curtir em São Paulo

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Nomadismo Digital por Treviso

Trabalhando e viajando ao mesmo tempo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do feriado no Rio de Janeiro: 19.04

Data

18 de April, 2019

Share

Fliportela – Festa Literária da Portela

Águia da Portela durante desfile do Carnaval 2019 | Foto: Raphael David/Riotur

Maior vencedora do carnaval carioca, a Portela abre as asas para uma festa dominada por palavras de ler, ouvir, escrever e sentir. Mas não só. O pacote da  Fliportela inclui debates, leituras, oficinas, saraus, exibição de filmes e artesanato, além de opções para comer e beber (quem tem sede pode virar no bico a Resistência Fliportela, cerveja própria que desce sambando). Asas largas para essa águia.

Festa Literária da Portela. Sábado (20.04), a partir das 9h. Domingo (21.04), a partir das 10h. Confira a programação aquiEntrada gratuita.
Quadra da Portela: Rua Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz.

Programa Solo – José Damasceno

No começo do mês, o MAM – Museu de Arte Moderna do Rio inaugurou o projeto Programa Solo, no qual realiza individuais de artistas brasileiros com obras pertencentes as suas coleções. O carioca José Damasceno foi o escolhido para inaugurar a série de mostras.  A curadoria é de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes. O site Itaú Cultural destaca o trabalho do artista, que “cria objetos e instalações que exploram os limites da forma escultórica por meio de materiais industriais, como a madeira, o concreto e o alumínio. Sua poética envolve questões de superfície e profundidade, de solidez e gravidade”. Se ainda não conhece o MAM, taí um motivo a mais.

Programa Solo – José Damasceno no MAM. De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 18h. Ingressos às 14h (na quarta, a entrada é grátis).
MAM. Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.

Be-Marche: Noites de Berlioz

O bailarino e coreógrafo Thiago Soares | Foto: Reprodução/Facebook

Primeiro bailarino do Royal Ballet, de Londres, o carioca Thiago Soares estreia como coreógrafo com o espetáculo que presta homenagem a Hector Berlioz, compositor romântico francês que morreu há 150 anos. “O Berlioz é um compositor robusto, com orquestrações enormes, um cara presente na época das revoluções de Napoleão. É uma produção grande! Minha ideia é, claro, fazer algo inspirado na história dele, mas também quero falar, de uma maneira não literal, da história do Municipal, da força que esse teatro e sua companhia têm”, frisa Thiago. O espetáculo, dividido em dois atos, será executado pelo corpo de balé do Municipal e sua orquestra, sob a regência do maestro Carlos Prazeres.

Be-Marche: Noites de Berlioz. Sábado (20.04), às 17h. Quinta (25.04) e sexta (26.04), às 20h. Sábado (27.04) e domingo (28.04), às 17h. Ingressos a partir de R$ 10 (galeria lateral).
Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Praça Floriano s/n° – Centro. 

Dia Mundial da Criatividade

Não sei vocês, mas não sabíamos que havia um dia para celebrar a criatividade. Na verdade, a data (no caso, 21 de abril) foi estabelecida pela ONU em 2017. Sim, a coisa é recente, embora a criatividade já exista (e resiste) desde que o mundo é mundo. O fato é que há eventos espalhados em diversas cidades brasileiras neste fim de semana. No Rio, estão programados para domingo (22.04) cinco atividades em espaços diversos, com inscrições abertas até sexta (19.04).  Se liga nos temas para ver se algo interessa: 1) Não tem mais volta – Repertórios e criatividade sob uma perspectiva interseccional; 2) Vivenciando a construção do equilíbrio natural; 3) Criatividade, consumo e tendência – como transformar o mundo?; 4) Reciclando criativamente a autoestima; 5) Desenvolvimento e divulgação de startups. Inspirou?

Dia da Criatividade. Domingo (22.04), em horários e locais diversos. Confira a programação do Rio e link para inscrição no site.

Peraí, que tem mais

Em sua quinta edição, o festival Yes, Nós temos Burlesco! traz quatro dias de programação com  palestras, oficinas e shows em espaços diversos da cidade. Na sexta (19.04), o Teatro Rival é palco de uma apresentação com artistas consagrados do burlesco nacional e internacional.
Yes, Nós temos Burlesco!. De quinta (18.04) a domingo (21.04), com horários, preços e locais variados. O show no Rival (Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia) acontece às 20h, com ingressos a partir de R$ 70.

Data

18 de April, 2019

Share

Filipe Isensee e Gustavo Cunha

Filipe nasceu em Salvador, mudou-se aos 9 anos para Belo Horizonte e, aos vinte e poucos, decidiu encarar o Rio de Janeiro. Há quatro anos conheceu Gustavo, cria da capital fluminense. Jornalistas culturais, gostam de receber amigos em casa e ir ao cinema. Cada vez mais são adeptos de programas ao ar livre - sempre que podem, incluem no passeio Chaplin, esperto vira-lata adotado há um ano.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.