Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Podcast: Jogo do CoP #13 – Animais, zoológicos e os limites do turismo com bichos

Quem escreveu

Renato Salles

Data

29 de March, 2019

Share

Quatro anos atrás, eu escrevi esse post, pouco depois de ter visitado o Tiger Temple, na Tailândia. Depois dele, surgiu essa notícia aterradora, e minhas convicções foram por água abaixo. E se eu já tinha dúvidas sobre os limites do aceitável quando o assunto é turismo com animais, isso me fez ficar completamente desnorteado. Eu amo os animais, e passei a acreditar que a única forma de conviver de forma sustentável com eles era simplesmente não conviver, ficar o mais longe possível. Afinal de contas, o homem é um ser desprezível que só faz o mal atrás de lucro, certo? Mais ou menos.

Recentemente, uma brincadeira de Twitter pedia, para cada like, você deveria twittar alguma coisa sobre um assunto que você domina. E foi assim que caí no thread da Bruna, onde ela contava sobre sua experiência em um estágio no zoológico. Claro que o assunto viralizou, ela foi até onde pôde, mas em poucas linhas ela abriu um mundo na minha cabeça. Zoológicos eram, na minha cabeça, o templo do demônio. E ali eu percebi que minha ideia do trabalho feito por essas instituições estava cheia de boatos, suposições e mentiras.

Claro que o assunto voltou como um furacão para mim, e eu tive que trazer ele para a pauta desse podcast. Ainda hoje é muito difícil para mim saber o que pode e o que não pode quando tem animais envolvidos. O tópico é delicado, e por isso queria trazer para conversar conosco alguém com uma bagagem considerável no tema. Por isso temos a ilustre participação da minha amiga Barbara Veiga. Ela é fotógrafa, documentarista, ativista, escritora, e mais um monte de coisas. Ela já trabalhou com o Greenpeace em defesa das baleias, e entre essa e outras tantas histórias, ela acaba de lançar o livro ‘Sete Anos em Sete Mares‘. Recomendo muito!

Então eu convido a ouvirem nossa discussão no Jogo do CoP #13, a trazer seus pontos de vista, e a tentar, junto conosco, tentar chegar a entendimento mais abrangente e real, para que possamos voltar a nos relacionar com os bichos com amor e responsabilidade. Espero seus comentários!

podcast, jogo do cop, animal
De presente, a girafinha assistindo o por-do-sol – foto: Jo Machado

Links Úteis

Sea Shepherd
Whale Wars – série
O assassinato de Cecil, o leão
O caso da mamãe urso com o drone
West Coast Trail
A história do peixe-leão vermelho
A história dos hipopótamos do Pablo Escobar
Jogo do CoP #12 – Nomadismo
Namíbia e o Etosha Park
Extinction Tourism
A blogueira que foi multada em Noronha
ZooLOLgico – Grupo no Facebook
Associação Mico-Leão-Dourado
BIG – Projeto de ‘zoológico do futuro’
Baan Chang Elephant Park
Giraffe Manor – o hotel das girafas no Quênia

Assine o Jogo do CoP

Google Podcasts
Itunes Podcasts

*Foto do destaque: London Stereoscopic Company

Quem escreveu

Renato Salles

Data

29 de March, 2019

Share

Renato Salles

Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.