Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Bilbao BBK Live: o festival basco vem com tudo

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de June, 2018

Share

Qual festival você lembra sempre que pensa no verão europeu? Primavera Sound, Nos Alive, Roskilde ou Sónar sempre falamos por aqui. Meu coturno e chapéu hipster vão desfilar esse ano por outras bandas, que sempre tive vontade de conhecer: Bilbao BBK Live.

Sediado no País Basco, o Bilbao BBK Live acontece no meio das montanhas, em Kobetamendi, patrocinado pela cidade de Bilbao. Kobetamendi, ou Monte Cobetas, fica em um parque natural, um espaço verde com trilhas e pastos, onde você pode ver vacas pastando e até mesmo uma pequena floresta com árvores que têm crescido ano a ano, assim como o festival. Bucólico o suficiente para o seu coraçãozinho? Quem vai comigo?

Line up de gente grande

Esse ano, o lineup ganhou peso com Chemical Brothers, Gorillaz, Florence + the Machine, The XX e o Noel Gallagher. Estou bem a fim de ver The XX, que só vi em algum Coachella, e o show novo do Gorillaz, que não vejo há tempos. Mas também estou empolgada com Cigarretes After Sex, Childish Gambino, My Bloody Valentine, King Gizzard & The Lizard Wizard, Mount Kimbie, Temples,  Jungle, Friendly Fires, David Byrne e o over-and-over-and-over-Hot Chip. Mais da programação aqui.

O Basoa é um festival dentro do festival, dedicado à música eletrônica, com destaques para Ben Ufo, John Talabot, Hunee, Modeselektor e Young Marco.

Conforto para todos os gostos

A onda do glamping em festivais chegou de vez em todos os festivais: ou seja,  não é necessário só passar perrengue para acampar por lá – e não é caríssimo, há opções de conforto para todos os bolsos.

A forma mais básica é o já nosso conhecido camping, por 10 euros além do preço do ingresso.

Mas você também pode contar com um camping de luxo: os podpads (casinhas estilosas), garantir um hotel perto do evento, além do glamping, que tem barracas de luxo já montadas, café da manhã e outros privilégios. Verifique aqui as opções de luxo. Eu, pessoalmente, vou no podpad empolgadíssima.

Se preferir ficar em hotéis, o festival indica os melhores aqui.

BASOA: A floresta eletrônica


Basoa é definido pelo próprio festival como um “ecossistema sensorial alternativo”, pela experiência de estar no recanto de uma floresta e sentir as árvores impregnadas de texturas sintéticas. Na onda das experiências imersivas, é um festival dentro do festival. Eles unem sistema de som de ponta à natureza privilegiada, relembrando que a maneira como ouvimos música pode transformar completamente a nossa percepção dela. Dentro do Basoa, é possível esquecer da cidade e mergulhar em uma viagem sonora inesquecível.

Reconhecido mundialmente pela qualidade de seu lineup, o festival da floresta traz nomes como Modeselektor, Hunee, John Talabot, Ben UFO, Jovem Marco, Optimo ou Prosumer. Os artistas não só acumulam milhares de horas na pista em seu currículo, mas estão comprometidos com a idéia de música eletrônica como pesquisa e exploração de novos conceitos e experiências. Em outras palavras: Basoa é uma descoberta por todos os lados. Para saber mais, clique aqui.

NIGHT + DAY: Um dia a mais

Imperdível mesmo é  chegar um dia antes em Bilbao para curtir o Night + Day. Com curadoria de The xx, esse é um festival que celebra os lugares favoritos da banda em todo o mundo através de colaborações exclusivas com artistas e comunidades locais. Esse vai acontecer na quarta-feira, dia 11 de julho, no Museo Guggenheim Bilbao, das 17h às 23h. A programação para o Night + Day Bilbao será atualizada aqui. Isso incluirá festas, exibições de cinema, programação de rádio e muito mais.

Os ingressos para o Night + Day estão sendo vendidos por € 31,00. Para os que já compraram ingresso para o Bilbao BBK Live, há um desconto camarada de € 19,00. Além dessa opção, você pode comprar o ingresso de fim de semana no Bilbao BBK Live, mais a entrada para Jamie XX e um passe para o Museo Guggenheim Bilbao.

BEREZIAK: Programação gratuita pela cidade

Na onda da inclusão, que vemos nos os melhores festivais do mundo, o Bilbao BBK Live Bereziak traz todos os anos a essência do festival para o centro da cidade de Bilbao. Este ano, as novidades são dois novos cenários urbanos estreando, nas torres Isozaki e do lado externo do estádio de San Mamés, ambos por iniciativa da Heineken. As locações da edição de 2018 visam expandir os espaços gratuitos para que os moradores possam desfrutar ainda mais de música ao vivo, com novas propostas musicais em locais simbólicos da cidade.

Em 12, 13 e 14 de Julho, nos mesmos dias do Bilbao BBK Live, a cidade inteira é ocupada com música com apresentações gratuitas de D’Valentina, Gengahr, Gray, Joe Crepúsculo, Meute, Neuman, Parquet de Tribunai, Polock, Rural Zombies, Triángulo de Amor Bizarro, Venturi, Yawnerse e mais artistas a serem confirmados. O mais legal é que vários se apresentarão tanto na cidade como no próprio festival, garantindo inserção da comunidade.

Onde, quando e como ir

O evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2018 em terras bascas, na Espanha, no Monte Cobeta, localizado na cidade de Bilbao, em Uiztala. Mais de 80% dos ingressos já foram vendidos, então se você quiser garantir o seu lugar, é melhor se apressar!

Para chegar ao local, há diversas opções. O próprio festival disponibiliza ônibus gratuitos que funcionam regularmente de quarta a domingo. Esses ônibus sairão do centro de Bilbao (perto da estação de metrô San Mamés) e da BEC em Barakaldo. Para quem vem do aeroporto, a linha Bizkaibus A3247 liga o aeroporto ao centro da cidade em 15 minutos. Veja mais aqui.

Para ficar por dentro e começar a curtir o Festival desde já, baixe agora o aplicativo.

Aproveite para dar uma sacada na playlist dos artistas desse ano:

E se se empolgar de verdade, escreve aí embaixo nos comentários que nos encontramos por lá!

Todas as fotos: BBK Live

Quem escreveu

Vanessa Mathias

Data

06 de June, 2018

Share

Vanessa Mathias

Seu exacerbado entusiasmo pela cultura, fauna e flora dos mais diversos locais, renderam no currículo, além de experiências incríveis, MUITAS dicas úteis adquiridas arduamente em visitas a embaixadas, hospitais, delegacias e atendimento em companhias aéreas. Nas horas vagas, estuda e atua com pesquisa de tendências e inovação para instituições e marcas.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.