Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O Sónar é um festival avant garde desde o início da sua história. O festival completa 25 anos em junho com uma programação à altura desse legado. O pontapé inicial das comemorações foi enviar 20 peças de música avançada para o espaço. Foram convidados 35 artistas de diversos países para produzirem uma música exclusiva para o projeto, entre eles Nina Kraviz, Alva Noto, Agoria, Squarepusher, Daedelus, Matmos, e Modeselektor, além de três produções escolhidas a partir de concurso criado pelo festival. A primeira transmissão de rádio foi feita em outubro de 2017 e já percorreu mais de 5 milhões de quilômetros. O destino final é o exoplaneta (planeta extrassolar) GJ273b (aka Luyten’s Star), onde a previsão de chegada é apenas em 2030. A segunda transmissão será feita no dia 14 de maio. Stay tuned!
Na minha singela opinião, a ação (ótimo storytelling para resumir a história do festival) traduz muito bem sobre o que é o Sónar: uma plataforma pioneira no formato único em que acontece e no conteúdo que apresenta anualmente. O alcance que a música experimental e avançada conquistou no mundo teve uma boa ajuda aos experimentalismos que o Sónar se permite fazer desde 2004.
A programação da edição de 25 anos está incrível. Por aqui, já fica claro as escolhas difíceis que teremos que fazer durante o festival. Alguns dos destaques do line-up são Gorillaz, Bonobo (live e dj set), Thom Yorke, Angel Molina, LCD Soundsystem, Diplo, b2b com Ben Klock & DJ Nobu, Black Coffee, Daedelus, Helena Hauff, b2b do Motor City Drum Essemble & Jeremy Underground, Miss Kittin & Kim Ann Foxman, Ólafur Arnalds, TOKiMONSTA AV (live), Yaeji, JASSS, Chino Amobi, Studio Barnhus, Laurel Halo, entre outros. O Sónar também convidou 40 artistas espanhóis, com alguns deles fazendo lançamentos e shows inéditos para o festival.
Programação especial que você só vai ver no Sónar
Os DJs Harvey e John Talabot foram os escolhidos para comandar as duas noites do palco SonarCar. Cada um fará um long set de seis horas! O Harvey toca na sexta (15.06) e o Talabot, no sábado (16.06). Quero ver conseguir sair de lá!
O Despacio, projeto do 2 Many DJs e James Murphy, tem sua segunda edição no Sónar Dia. A primeira foi em 2014 e antecipo: é imperdível! Serão três dias com os três produtores tocando non-stop por seis horas diárias. O Despacio é um projeto customizado de soundsystem com sete caixas de 50 mil watts de potência cada uma!
O Diplo foi convidado para apresentar um showcase no SonarVillage com seus artistas e projetos favoritos da África. Já o Laurent Garnier apresentará “Laurent plays Garnier”, set em que fará uma retrospectiva de sua carreira, trazendo para a pista suas produções mais antigas como “Crispy Bacon“, “Flashback” ou “The Man With The Red Face“. Já a Red Bull Music Academy comemora seus 20 anos (também em junho!) apresentando um line-up impecável no SonarDôme (dia) com Kode9, Amp Fiddler & Tony Allen, DJ Stingray & Mumdance, Rainforest Spiritual Enslavement (techno trio experimental), Decisive Pink, SOPHIE, etc.
O Sónar+D, congresso dedicado às tecnologias criativas, faz sua sexta edição discutindo cinco tópicos: o futuro da exploração do espaço, o futuro da música, o futuro das experiências audiovisuais, o futuro da internet e o futuro da inteligência.
Também rola a exposição “No flyers, no posters, 25 years of Sónar Image” apresentando a história visual (sempre inusitada) do festival.
O Sónar 2018 acontece entre os dias 14 e 16 de junho, em Barcelona, durante o dia no Fira Montjuïc e à noite, na Fira Gran Vía. Ainda há ingressos à venda, mas corra, pois é bem provável que eles se esgotem. No dia 17 de junho, domingo, acontece um concerto especial de encerramento com a dupla Ryuichi Sakamoto & Alva Noto, artistas constantemente presentes no line-up do festival, no Teatre Grec of Barcelona. O ingresso para o domingo é comprado separadamente por 40 euros.
Prontos para embarcar nessa comigo? Vem, que essa edição vai ser uma grande aventura!
*Foto destaque: SonarPub 2017, Vitalic por Ariel Martini
Lalai prometeu aos 15 anos que aos 40 faria sua sonhada viagem à Europa. Aos 24 conseguiu adiantar tal sonho em 16 anos. Desde então pisou 33 vezes em Paris e não pára de contar. Não é uma exímia planejadora de viagens. Gosta mesmo é de anotar o que é imperdível, a partir daí, prefere se perder nas ruas por onde passa e tirar dicas de locais. Hoje coleciona boas histórias, perrengues e cotonetes.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.