Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O bloco caiu nas graças dos foliões ao apostar em músicas dos Beatles com arranjos de samba, marchinha, maracatu e outros ritmos brasileiros. O figurino também é inspirado no icônico disco ‘Sgt. Pepper’s’, do Quinteto de Liverpool.
Bloco do Sargento Pimenta. Às 8h (concentração). Desfile: das 10h às 14h
Concentração: Aterro do Flamengo, entre o MAM e a Marina da Glória. Trajeto: Parado
Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. A segunda conta com os shows da fanfarra Os Siderais e a roda do Sambastião.
Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória
Criado há sete anos, o bloco é sucesso entre os moradores do bairro. Possui samba próprio, mas também apresenta clássicos do gênero.
Balança Meu Catete. Às 15h (concentração). Desfile: das 18h às 21h
Concentração: Rua do Catete, 227 – Catete (antigo Detran). Trajeto: Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Rua Dois de Dezembro e Rua do Catete, até a esquina com a Buarque de Macedo, retornando ao local de concentração
Reinaugurado no mês passado, o Parque Municipal do Outeiro da Glória recebe o evento, que é gratuito e terá dois shows por dia e feirinha. .
Eco Samba Carnaval no Parque. Das 12h à 0h. Grátis
Parque Municipal do Outeiro da Glória
O nome é um tanto infame, sim. Mas o bloco faz sucesso no Humaitá (o bairro, que, segundo alguns, não existe) e em Botafogo. Foi fundado há 21 anos em um 7 de setembro por um grupo de amigos de esquerda decepcionado com a política da época. Também tem samba próprio e repertório com sucessos do estilo musical.
Bloco de Segunda. Às16h (concentração). Desfile: das 15h às 21h
Concentração: Rua Marques. Trajeto: Rua Marques, Voluntários da Pátria, Rua Martins Ferreira, Rua São Clemente e Rua Marques
Bloco da fanfarra Trombetas Cósmicas Do Jardim Elétrico, que resolveu carnavalizar o som progressivo e psicodélico dos anos 60 e 70 no Brasil e no mundo.
Grande Carnaval Psicodélico, Bloco do Trombetas Cósmicas. Às 16h20 (concentração)
Concentração: Outeiro da Glória
Fundado em 1951, somente dois anos depois do homônimo baiano, por trabalhadores do Cais do Porto, entoa músicas inspiradas nos cânticos afro, mas também tem como influência o líder indiano Mahatma Gandhi. Diferentemente do bloco de Salvador, o Gandhi daqui aceita mulheres desde 1975.
Afoxé Filhos de Gandhi. Às 17h (concentração). Desfile: das 18h às 21h
Concentração: Praça da Harmonia, Gamboa. Trajeto: Rua Sacadura Cabral, Rua Camerino e Praça dos Estivadores
Um dos mais tradicionais, o Cacique revelou em sua roda de samba nomes como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Dudu Nobre. É um bloco de desfile, com carros alegóricos, fantasias com a temática indígena (com direito a fogueira), só dá pra assistir ou, no máximo, sair atrás no fim das alas. Ele desfila de domingo a terça.
Cacique de Ramos. Às 17h (concentração)
Avenida Chile, Centro
* Foto do destaque: Bloco do Sargento Pimenta por Fernando Maia/Riotur
Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.
Ver todos os postsO Carnaval do Rio é super animado! Para conseguir curtir o feriadão prolongado e folia geral sem gastar muito dinheiro, é importante aproveitar as promoções de passagens aéreas. Nesse site https://www.queropassagem.com.br/aerea/, por exemplo, os preços estão imperdíveis! Além de que eles também vendem passagens rodoviárias, caso precise. Bacana, né?
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.