Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O maracatu de baque virado de Pernambuco é a inspiração do bloco, que aposta em ritmos tradicionais nordestinos, como ciranda, coco e ijexá.
Rio Maracatu.
Concentração: às 8h, em frente ao Posto 8. Trajeto: Avenida Vieira Souto, Ipanema, do Posto 8 até o posto 9
Ao som de marchinhas e sambas enredo clássicos, o bloco do point preferido dos ‘miçangueiros’ cariocas fica mais cheio a cada ano, mas sem perder o clima de bloco de bairro.
Bagunça Meu Coreto
Concentração: às 9h, na Praça São Salvador, Laranjeiras. Trajeto: Praça São Salvador, Rua São Salvador, Rua Ipiranga, Rua Paissandu, Rua Senador Correa retornando à Praça São Salvador
Diz a lenda que o Carmelitas ajuda uma freirinha do convento do bairro a pular carnaval disfarçada. Vista seu adereço de freira e se junte ao bloco .
Bloco das Carmelitas
Concentração: às 8h, no Largo do Curvelo, Santa Teresa. Trajeto: saindo do largo do Curvelo, seguindo até a altura do nº 200 da Rua Joaquim Murtinho
O grupo se junta à New York Brass Band e ao Favela Brass em uma edição carioca do mardi gras de Nova Orleans.
Amigos da Cacilda
Concentração: às 9h, em frente ao Mississipi Delta Blues Bar (Rua Pedro Ernesto, 89), Gamboa
Ritmistas de escola de samba compõe a bateria do bloco, que segue por uma das ruas mais charmosas do bairro e tem repertório tradicional de carnaval.
Cardosão de Laranjeiras
Concentração: às 11h, na Rua Cardoso Júnior, esquina com Rua das Laranjeiras. Trajeto: Rua Cardoso Júnior, da Rua das Laranjeiras até a Quadra da Cardoso Júnior
Criada há dez anos, a orquestra foi uma das responsáveis pela recente renovação do carnaval da cidade. A fanfarra passeia por ritmos como rock, funk, pop e jazz com frevo, samba e maracatu. Atualmente, está com uma campanha para bancar o desfile.
Orquestra Voadora
Concentração: às 13h, no Aterro do Flamengo, na altura da Praça Luís de Camões – Coreto Modernista. Trajeto: segue pelo Aterro do Flamengo, com dispersão na Av. Infante Dom Henrique
O bloco desfila com repertório tradicional de carnaval, com sambas e marchinhas, além de composições próprias. Reúne gente de diversas idades.
Largo do Machado, Mas Não Largo do Copo
Concentração: às 14h, no Largo do Machado. Trajeto: Largo do Machado, Rua do Catete, Arthur Bernardes, Bento Lisboa, Ministro Tavares de Lira, Conde de Baependi, Rua do Catete e Largo do Machado
Também conta com sambistas profissionais em sua formação. No repertório, sambas enredo clássicos, sucessos do gênero e composições próprias.
Se Me Der, Eu Como
Concentração: às 14h, na Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca. Trajeto: Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Barão de Ubá, Rua Joaquim Palhares, Barão de Iguatemi
O bloco tem repertório clássico de carnaval, com sambas enredo e sambas, além de composições próprias.
Meu Bem, Volto Já!
Concentração: às 15h, na Avenida Princesa Isabel esquina com Ministro Viveiros de Castro. Trajeto: Avenida Princesa Isabel, Avenida Atlântica, seguindo até a Pedra do Leme
É muito cheia, mas é uma instituição carioca, com suas famosas drags. São nada menos que 54 anos de tradição.
Banda de Ipanema
Concentração: às 15h, na Rua Jangadeiros, esquina com Gomes Carneiro. Trajeto: Rua Gomes Carneiro, Avenida Vieira Souto, Rua Joana Angélica e Rua Visconde de Pirajá, até a Praça General Osório
Última chance para ver o desfile do bloco, criado em 1961 e celeiro de nomes como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal. Apenas.
Cacique de Ramos
Concentração: às 17h, na Avenida Chile, Centro
O bloco tem repertório de samba-reggae e axé. No figurino, vale “fazer a egípcia”, ou seja, ir de roupa temática, abusando do dourado.
Saymos do Egyto
Concentração: às 17h, no Largo do Boitolo (Rua do Mercado, Centro)
Bloco da galera do Amigos da Onça, tem repertório que passeia pelo axé, pop e MPB, entre outros ritmos.
Filhotes Famintos
Concentração: às 23h, na Praça Mauá
O bloco recria sucessos do samba reggae e do axé. As fantasias remetem ao Egito. Quanto mais dourado, melhor!
Agytoê
Concentração: a divulgar
Formado só por mulheres, o bloco, que estreia neste carnaval, recria sucessos da diva norte-americana Beyoncé. Okay ladies, now let’s get in formation!
Bloconcé
Concetração: a divulgar
* Foto do destaque: Rio Maracatu por Alexandre Vidal/Riotur
Kamille Viola é jornalista cultural, apaixonada por música, comida e viagens. Adora mostrar cantos menos conhecidos do Rio para quem vem de fora - e quem é da cidade também. É daquele tipo de gente para quem escrever não é uma escolha: é a única opção.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.