Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
O cinema independente em Curitiba tá fervendo. A quarta edição do Fidé – Festival Internacional do Documentário Estudantil acontece neste fim de semana. Depois do sucesso de público em sua terceira edição na cidade, há dois anos, o Fidé apresenta 29 documentários, entre curtas, médias e longas-metragens, originários de 15 países tão diversos como Inglaterra e Senegal – veja a programação completa aqui. Todas as sessões serão na Cinemateca e terão entrada gratuita. Na sessão de abertura, será exibido “327 Cadernos”, documentário de Andrés di Tella (que estará presente) sobre o escritor argentino Ricardo Piglia. Também tem umas raridades: filmes históricos dos irmãos Lumière, pioneiros no cinema documental.
Fidé – Festival Internacional do Documentário Estudantil. De sexta-feira (27.10) a domingo (29.10). Gratuito.
Cinemateca de Curitiba – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco.
O Cineclube Aliança Francesa exibe e debate o filme Carrossel Da Esperança (1949), de Jacques Tati. Na história, François, carteiro de uma pequena cidade, ajuda na montagem de um parque de diversões que inclui um cinema ambulante. Ali, assiste a um documentário sobre o sistema postal mecanizado em funcionamento nos Estados Unidos. Determinado a aumentar a velocidade das entregas, ele inspira-se no exemplo norte-americano e procura modernizar o trabalho com a ajuda de uma bicicleta.
Carrossel da Esperança. Sábado (28.10) às 16h. Gratuito.
Cine Guarani – Avenida República Argentina, 3430.
A Sessão Sabedoria exibe e debate Orgulho E Esperança (2014), de Matthew Warchus. A conversa terá a contribuição do historiador José Luiz Carvalho. A trama é a seguinte: na Inglaterra de 1984, Margaret Thatcher está no poder e a União Nacional de Mineiros (NUM) está em greve. Na Parada Gay, em Londres, um grupo de ativistas decide arrecadar dinheiro para apoiar as famílias dos mineiros grevistas.
Orgulho e Esperança. Sexta-feira (27.10) às 15h. Gratuito.
Auditório Brasílio Itiberê – Rua Cruz Machado, 138, Centro.
O espetáculo bilíngue (espanhol-português) de Federico Garcia Lorca estreou em 2012 na Ave Lola Espaço de Criação, e desde então tem circulado o Brasil com grande sucesso de público e crítica. Atores e bonecos revelam uma forma teatral transposta e poética que dialoga intrinsecamente com o texto. Tudo se passa em um jardim e os personagens são insetos que falam de amor e paixão.
O Malefício da Mariposa. Sexta-feira (27.10) às 21h30; sábado (28.10) e domingo (29.10) às 11h e às 16h. Pague quanto vale.
Ave Lola Espaço de Criação – Rua Marechal Deodoro, 1227, Centro.
A relação entre pais e filhos, neste mundo meio maluco de hoje, é o tema da peça “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”, da Cia. do Abração.
Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos. Domingo (29.10) às 16h. Gratuito.
Cia. do Abração – Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725.
Curitibano, é graduado em jornalismo pela UFPR e pós-graduado em jornalismo literário pela ABJL. Foi repórter, editor e colunista do jornal Gazeta do Povo. Trabalha na Rádio Educativa de Curitiba, é editor do blog Pista 1, no portal Bem Paraná, e colaborador da revista VICE Brasil.
Ver todos os postsExcelente iniciativa
Sempre tenho dificuldade p saber o que fazer em Curitiba que fuja do óbvio
opa, que ótimo que curtiu :)
Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.