Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
“Se chamamos de utopia uma espécie de futuro ideal, sonhado ou feliz, podemos dizer que a distopia é o seu exato contrário, isto é, um futuro sombrio, que teria dado errado, geralmente marcado pelo medo, pelo desencanto e constrangido por meios sofisticados de opressão, vigilância e controle”, definem os curadores em relação ao tema. A mostra Brasil Distópico, traça um panorama da produção nacional sobre as distopias. Para a programação, os curadores Luís Fernando Moura e Rodrigo Almeida selecionaram 37 curtas e longas-metragens que imaginam diferentes futuros sombrios para o país, entre clássicos da ficção-científica brasileira e obras menos conhecidas.
Brasil Distópico. Até Domingo ( 27.08 ). Confira a programação completa na página do evento.
CAIXA Cultural. Avenida Almirante Barroso, nº 25 – Centro
Como diz Lynch: “Acho que toda vez que você faz alguma coisa, como uma pintura ou qualquer outra coisa, você vai com idéias e às vezes o passado pode conspirar com essas idéias e colori-las, mesmo que sejam novas idéias, o passado as colore”. Esse documentário leva o espectador até as memórias afetivas de Lynch, mostra sua vida pela arte, criando telas e criando para as telas, criando sempre. Um raio-x sentimental e delicado de um dos mais importantes diretores de cinema de todos os tempos. Tem que ir!
David Lynch: A vida de um artista. Estréia Quinta-feira (17.08). Consulte a programação nos cinemas.
Trinta e dois filmes de 20 países integram a programação da 8º edição do “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”. Inéditos, os documentários trazem histórias protagonizadas por pessoas com diversas deficiências como síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, atrofia muscular espinhal, deficiência física, visual, auditiva e intelectual. A mostra conta com produções brasileiras e também foram selecionados trabalhos de outros 19 países. Além da exibição dos filmes, serão realizados quatro debates com os seguintes temas: A visão e os sentidos da arte; Corpo e movimento; Tecnologia assistiva de ponta e Amor e relacionamento.
8º edição do festival “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”. Estreou quarta (16.08), até 28.08. Gratuito. Consulte a programação no site.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
1ª Mostra Joias do Cinema Sueco. Quinta (17.08) até 30.08. Ingressos R$8
Cine Joia. Avenida Nossa Senhora de Copacabana 680 – Subsolo – Copacabana
Maria Claudia Pompeo é carioca, consultora de moda para marcas e pessoas e produz conteúdo de moda e comportamento online há 15 anos. Coleciona revistas de moda e sofre quando tem que se desfazer de algumas, por pura falta de espaço. Viciada em internet desde os primórdios, teve inúmeros blogs e colaborou com algumas revistas online. Atualmente escreve sobre moda e tendências na sua página e faz a curadoria de suas pesquisas de imagem e comportamento no Instagram - @mcpompeo. Site: facebook.com/mcpompeoconsultoria
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.