Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Tem várias programações artísticas legais para matar a ressaca de carnaval!
A Bienal de São Paulo, que rola oficialmente em setembro, esse ano vai promover três exposições individuais que funcionam como “esquenta” ao introduzir parte dos temas que serão retomados pela mostra principal. A primeira delas começou agora em fevereiro e rola até 15 de março também na Bienal no Ibirapuera: a mostra monográfica de Ximena Garrido-Lecca, que tem 9 obras, entre instalações, fotografias e vídeos. A artista trabalha entre Lima e Cidade do México e pesquisa a história do Peru e os impactos dos processos coloniais e suas consequências contemporâneas.
O Itaú Cultural inaugura mais uma das suas sempre instigantes Ocupações, dessa vez homenageando o arquiteto Rino Levi (1901-1965). Brasileiro descendente de italianos, ele estudou em Milão e em Roma, e participou ativamente do processo de modernização de São Paulo, com projetos que vão de casas e prédios residenciais a cinemas, hospitais e indústrias. A sua ocupação que abre neste sábado traz peças de acervo e vídeos inéditos – além de um passeio em realidade virtual pelo Cine Universo, projetado pelo arquiteto e construído em 1939.
Também no sábado abre exposição nova na Zipper Galeria: Marcelo Tinoco – Museu de Novidades. Segunda individual de Tinoco na galeria, a mostra reúne a série homônima onde o artista realoca personagens emblemáticos das obras de grandes mestres da pintura ocidental — como “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli, “Ophelia” de John Everett Millais e “Retrato de Mada Primavesi” de Gustav Klimt — em ambientes originalmente estranhos à composições originais — os personagens icônicos são realocados nos jardins botânicos de Londres, Berlim, São Petersburgo, e principalmente o do Rio de Janeiro.
Ximena Garrido-Lecca. De quarta a domingo das 10h às 18h. Até 15.03. Gratuito.
34ª Bienal de São Paulo. Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera
Ocupação Rino Levi. A partir de sábado (29.02) às 11h. Gratuito.
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, Paraíso
Marcelo Tinoco – Museu de Novidades. A partir de sábado (29.02) às 11h. Segunda a sexta das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h. Até 28.03.
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim America
“Nessa ação quase patética, o artista joga repetidamente para cima uma grande tela de pintura onde se encontra escrita uma reunião de termos que indicam documentos ou objetos futuros e absurdos”.
Performance | Das Tarefas de Artista 4 de Renan Marcondes. Quinta (27.02) às 19h. Gratuito.
BREU. Rua Barra Funda 444, Barra Funda
O clube dessa vez discute “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, que deu origem ao filme de Karim Aïnouz.
Clube do Livro Feminista. Quinta (27.02) às 19:30. Gratuito.
Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37, Paraíso
Em contagem regressiva para a chegada de 2022 e os 100 anos da Semana de Arte Moderna, o artista Pascoal da Conceição narra contos de Mário de Andrade.
Sábado Literário – Mario de Andrade Desce Aos Infernos. Sábado (29.02) às 15:30. Gratuito.
Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César
Exposição de curta duração trazendo cerâmicas de artistas japoneses e brasileiros.
As Cerâmicas de Mashiko. De sábado (29.02) a quarta (04.03). Gratuito.
Japan House. Avenida Paulista, 52, Paraíso
Nesse sábado tem intervenção artística com o grupo Eba, para crianças e adultos.
Família MAM – programação fevereiro. Sábado (29.02) às 15h. Gratuito.
MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Parque do Ibirapuera, Portão 3, Ibirapuera
O projeto Expectação discute a programação do Sesc, e dessa vez tem um bate-papo sobre o luto, envelhecimento e os ciclos da vida, temas ligados ao espetáculo “Vagaluz”.
Diálogo sobre a finitude: os ciclos da vida. Sábado (29.02) das 16h às 18h. Gratuito.
Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
Conversa com convidados, como parte da programação paralela da exposição “Revelando Hilda Hilst”.
Bate-papo: Hilda Hilst – Vida e obra. Domingo (01.03) das 16h às 18h.
MIS SP. Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.