Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
“A Nordeste de que?”, a provocação do artista cearense Yuri Firmeza foi o que motivou a exposição À Nordeste, que rola no Sesc 24 de Maio a partir desta semana. A super exposição, com mais de 275 obras de 160 artistas, propõe um mergulho em torno do imaginário que se tem da região Nordeste – a partir de trabalho de diversas linguagens e suportes: do barro aos memes. O que conecta a curadoria é uma produção pulsante, que problematiza os imaginários que se tem sobre a região – e que resultou em um conjunto riquíssimo, diverso e heterogêneo que inclui artistas como Antônio Bandeira, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Bispo do Rosário, Gilberto Freyre, Glauber Rocha, Jonathas de Andrade, Leonilson, Mestre Vitalino, Romero Britto e o coletivo Saquinho de Lixo. Além da expo, tem teatro, música, filmes e encontros na programação paralela.
À Nordeste. A partir de quarta (15.05) às 20h. De terça a sábado, das 9h às 21h, domingos e feriados, das 9h às 18h. Gratuito.
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, República
Dia 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus, e aqui no Brasil já virou tradição comemorar através da Semana Nacional de Museus, que já está na 17ª edição. Inspirada em um poema de Leminski, o tema essa ano é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, e o evento aproveita o momento propício para fomentar debates e estimular a realização de projetos e atividades museológicas que podem ser de curta, média ou longa duração. Durante toda a semana rolam atividades em museus de todo o país, e selecionamos alguns exemplos que rolam aqui na cidade: no MIS tem visita guiada à expo Quadrinhos e ainda show e oficina de podcasts; no CCBB tem o diálogo TRANSVERSALIDADES, sobre o lugar da educação no campo da cultura, outras rodas de conversa e Lugar de Criação especial; na Pinacoteca tem palestra em torno do processo de restauro da obra Tríade Trindade (2001), do artista Tunga; no Paço das Artes tem exposições, mesa-redonda e o museu aberto a noite inteira pra Virada Cultural e no Museu do Ipiranga tem uma série de visitas guiadas para o público conhecer melhor a instituição e seus acervos. Aqui tem a programação completa!
Semana Nacional de Museus. Quinta (16.05) a domingo (19.05), vários horários.
Vários museus da cidade
O SP_Urban sempre é legal por misturar arquitetura, arte e mídia, levando tecnologia, inovação, cores e movimento para as ruas da cidade, pra quem quiser ver, de graça. Já há alguns anos eles se conectaram com o Maio Amarelo – campanha em prol da segurança no trânsito -, e continuam a parceria este ano. Nesta edição a proposta é chamar atenção para as questões de novas formas de locomoção na cidade de São Paulo, incluindo bikes, patinetes e como o pedestre se insere nesse movimento, mostrando através da arte digital que é possível conviver em harmonia. Os espaços públicos serão nas avenidas Paulista e Faria Lima, e uma das atividades será um game art interativo, onde as pessoas poderão jogar um game na fachada do prédio, através de um tablet disponibilizado pelos monitores.
SP_Urban x Maio Amarelo. Até 30.05, todos os dias, a partir das 19h. Gratuito. Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, Cerqueira César
Avenida Brigadeiro Faria Lima 2780, Itaim Bibi
Ciclo de atividades que dura 7 meses em todos os Sescs e busca o fortalecimento e o reconhecimento das lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.
Do 13 ao 20 – (Re)Existência Do Povo Negro. Terças a sextas 9h às 21h, sábados 10h às 21h, domingos e feriados 10h às 18h. Gratuito.
Todas unidades do Sesc
Últimos dias pra visitar a expo da artista/tapeceira na Cartel 011, que tem instalação com tapeçarias verticais, videos, sketches e alguns móveis.
“Tecendo Cores” – Luiza Caldari. Até domingo (19.05).
Cartel 011. Rua Artur De Azevedo, 517, Pinheiros
Novas individuais na Zipper Galeria. “Ciclo”, de Monica Piloni, se situa em algum ponto entre o corpo e o objeto, a escultura e a instalação, o erotismo e o bizarro. E Fábio Baroli traz uma instalação de pinturas que toma como ponto de partida as paisagens características da Mata Atlântica.
Monica Piloni + Fábio Baroli. Segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados das 11h às 17h. Até 08.06. Gratuito.
Zipper Galeria. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim America
A expo da fotógrafa Vânia Toledo exibe 13 fotografias analógicas em ampliações únicas, a partir de negativos datados de 1996, que apresentam o olhar da fotógrafa em relação ao corpo masculino.
Corpo Livre. A partir de quinta (16.05) às 18h. Gratuito.
Galeria MaPa. Rua Costa, 31, Consolação
A cultura Lowrider (de carros rebaixados) representada nessa expo que traz 11 anos de registros do movimento no Brasil, Europa e EUA através das lentes do fotógrafo Rafael Ambrosio.
Please Don’t Touch. A partir de sábado (18.05) às 16h. Gratuito.
Matilha Cultural. Rua Rego Freitas, 542, Consolação
Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.