Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Podcast Jogo do CoP

O podcast Jogo do CoP discute quinzenalmente assuntos aleatórios.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

Valle Nevado

Chicken or Pasta na temporada 2019 do Valle Nevado.

As boas do fim de semana em São Paulo: 05.07

Quem escreveu

Tava Passando

Data

04 de July, 2019

Share

File Festival

File Festival / Foto: Dalia Omran
File Festival / Foto: Dalia Omran

O File Festival comemora 20 anos mostrando como arte e tecnologia caminham juntos, e sempre com obras imersivas e super inspiradoras. O festival já entrou para o calendário da cidade, atraindo diferentes tipos de público curiosíssimos pelas geringonças tecnológicas e pelas luzes do já clássico show de leds na fachada da Fiesp. Neste ano são cerca de 250 trabalhos: de realidade virtual a robótica, de inteligência artificial a videoartes, e até gifs! E além de celebrar a sua própria história nestes 20 anos, o festival homenageia dois ícones inovadores da história da arte, que também fazem aniversário neste ano: 500 anos de Leonardo da Vinci (que ganha uma versão animada da Santa Ceia, do artista Rino Stefano Tagliafierro) e 100 anos da Bauhaus (revista na experiência de dança em realidade virtual do coletivo alemão Interactive Media Foundation & Filmtank). Mas tem muito muito mais, e a dica é entrar e se deixar levar.

File Festival. Terça a sábado das 10h às 22h, domingos das 10h às 20h. Até 11.08. Gratuito.
Centro Cultural Fiesp. Avenida Paulista, 1313, Bela Vista

“Meide in Brazil”

"Meide in Brazil" / Foto: Nunca
“Meide in Brazil” / Foto: Nunca

Você pode nunca ter ouvido falar do artista Francisco Rodrigues da Silva, mas já deve ter visto sua arte por aí – ou ouvido falar de seu pseudônimo: Nunca. Um dos mais proeminentes nomes do street art internacional, ele realiza sua primeira individual em seu próprio país, depois de passar por Tate Modern em Londres e LACMA em Los Angeles, além de outros museus do mundo. Do título da mostra às pinturas transgressoras, a exposição “Meide in Brazil” reúne críticas à realidade globalizada e hiperconectada que segue marginalizando suas origens.

“Meide in Brazil”. Segunda a sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h. Até 27.07. Gratuito.
Galeria Kogan Amaro. Alameda Franca, 1054, Jardim Paulista

Grada Kilomba: Desobediências Poéticas

Grada Kilomba / Foto: Divulgação
Grada Kilomba / Foto: Divulgação

A Pinacoteca inaugura uma expo de forte tom político e comprometida com as perspectivas das narrativas pós-coloniais. É a primeira exposição individual no Brasil da artista portuguesa Grada Kilomba, que já passou por inúmeros museus do mundo e com seu uso não convencional de práticas artísticas propõe uma espécie de restituição do lugar das vozes daqueles que foram silenciados ao longo da história. Kilomba cria intencionalmente um espaço híbrido entre as linguagens acadêmica e artística, dando corpo, voz e imagem a seus próprios textos por meio de leitura cênica, performance, instalação e vídeo. “Desobediências Poéticas” traz uma série de obras que perturbam as narrativas comuns das galerias do museu com uma “nova e urgente linguagem descolonizada”, como na versão inédita da obra The Dictionary, concebida especialmente para a Pinacoteca, onde a artista cria um espaço imerso onde cinco palavras, negação, culpa, vergonha, reconhecimento e reparação, são projetadas na parede criando uma cronologia da consciencialização, até desaparecerem novamente, deixando a audiência envolta numa instalação de som. E no dia da abertura também rola papo da artista com a escritora, pesquisadora e ativista brasileira Djamila Ribeiro.

Grada Kilomba: Desobediências Poéticas. A partir de sábado (06.07) às 11h. De quarta a segunda, das 10h às 18h. Gratuito somente aos sábados.
Pinacoteca. Praça da Luz, 2, Luz
Roda de conversa Grada Kilomba e Djamila Ribeiro. Sábado (06.07) das 15h às 18h. Gratuito.
Pinacoteca. Praça da Luz, 2, Luz

Peraí que tem mais

A mostra faz uma imersão artística na cultura africana a partir da culinária dos terreiros das religiões afro-brasileiras, em especial do candomblé.
Ounje – Alimento dos Orixás. Terça a sexta, 9h às 21h30, sábados das 10h às 21h30 e domingos e feriados das 10h às 18h30. Até 25.08. Gratuito.
Sesc Ipiranga. Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga 

Com curadoria do premiado ilustrador e artista brasileiro Fernando Vilela, se realiza pela primeira vez no Brasil uma exposição a partir do Catálogo Ibero-América Ilustra.
Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-Americana. A partir de terça (02.07) às 20h. Terça a domingo das 11h às 20h. Gratuito.
Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropés, 88, Pinheiros 

Este ano todas as exposições e atividades da Mostra SP de Fotografia têm um tema urgente: o lixo, com alusão e dados alarmantes sobre o uso e descarte do plástico.
9ª Mostra SP de Fotografia. A partir de quarta (03.07) às 19h. Até 04.08. Gratuito.
EBAC. Rua Mourato Coelho, 1404, Vila Madalena 

As duas jovens artistas revelam de maneira peculiar suas produções, entre elas colagens variadas, com sobreposições de temas que se relacionam.
Conciliação” – de Camilla Bologna e Giovana Grigolin. A partir de quinta (04.07) às 17h. Gratuito.
DOXX Art Gallery. Rua Purpurina 89, Vila Madalena 

Uma homenagem à potência poética da escritora, objeto de inúmeras discussões na contemporaneidade + lançamento de livro.
Noite Hilda Hilst. Quinta (04.07) das 19h às 22h. Gratuito.
Tapera Taperá. Avenida São Luis, 187, 2º andar, loja 29 (Galeria Metrópole), República 

O curso trabalha alguns fundamentos das danças urbanas, dentro dos estilos breaking, popping e locking.
Curso Danças Urbanas. Quinta (04.07) e sexta (05.07) às 20:15. Gratuito (Incrições com 30 minutos de antecedência no local).
Sesc Santana. Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana

Quem escreveu

Tava Passando

Data

04 de July, 2019

Share

Tava Passando

Tavapassando e cliquei. Danilo Cabral e Flavia Lacerda registram seu dia a dia e todos os lugares por onde estão passando, em um mini-guia de shows, restaurantes, ruas e pixos no Instagram.

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.