Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.
Quem já viajou para uma região de vinícolas sabe bem como funciona. Comer muito bem em restaurantes lindos, sempre com uma vista deslumbrante, e experimentando vinhos variados e quase sempre divinos. Pena que às vezes precisamos viajar para tão longe para sentir esse prazer.
É por isso que o Viejo Papá foi uma surpresa mais que agradável para mim!
São Paulo nunca foi lá muito conhecida por suas vinícolas. Tirando os novos terroirs que surgiram em Espírito Santo do Pinhal, sempre tivemos apenas a região de São Roque produzindo vinhos. Mas esses eram em sua maioria de mesa, e sem grande qualidade. Isso tem mudado nos últimos anos, com vinícolas investindo em tecnologia, e por isso conseguindo melhorar muito a qualidade e até ganhar prêmios internacionais.
Foi nesse cenário que surgiu o Viejo Papá, para completar aquele cenário bucólico que eu descrevi no começo do texto. Esse restaurante, que abriu as portas há 5 meses, fica bem ao lado da Vinícola XV de Novembro, e toma emprestado a bela vista de seus vinhedos a partir da enorme varanda suspensa. O mote da casa é trazer uma parrilla uruguaia de primeira para esse cenário mágico.
Veja também:
Enoturismo na Bahia: visitando a Vinícola Terranova
Um roteiro pelo Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul (RS)
O menu, então, é composto por vários cortes especiais que podem vir em porções para 1 ou 2 pessoas, e que podem ser combinados com uma variedade de acompanhamentos. Minha pedida é sempre as batatinhas puff, absolutamente crocantes. De entrada, vale a pena investir nos bolinhos de costela e na provoleta, que bem fumegando direto da grelha.
O cardápio fica completo com uma extensa carta de drins, alguns autorais, e muitas opções de vinhos, com curadoria da World Wine. Alguns poucos são da região de São Roque, mas o Felipe, o cabeça da empreitada, me garantiu que aos poucos mais rótulos locais serão adicionados. Eles também servem sangrias e clericots, que caem tão bem com a parrilla, mas que vemos cada vez menos nos cardápios de São Paulo.
Mas não é só isso! O Viejo Papá ainda tem um wine bar integrado com a varanda onde eles começaram a fazer festinhas sunset, com aquele combo maravilhoso de bons drinks-música-por-do-sol. As festinhas começam no finzinho da tarde, e se esticam até o fim do jantar, às 22h. E para completar, você ainda pode comprar quitutes, vinhos, louças e presentes na loja do andar inferior. Programa completo a 1 hora de SP!
Viejo Papá
Estrada do Vinho, 4901 – São Roque
De quinta a sábado, das 10h às 22h. Domingo a quarta, das 9h às 18h
Para o Renato, em qualquer boa viagem você tem que escolher bem as companhias e os mapas. Excelente arrumador de malas, ele vira um halterofilista na volta de todas as suas viagens, pois acha sempre cabe mais algum souvenir. Gosta de guardar como lembrança de cada lugar vídeos, coisas para pendurar nas paredes e histórias de perrengues. Em situações de estresse, sua recomendação é sempre tomar uma cerveja antes de tomar uma decisão importante. Afinal, nada melhor que um bom bar para conhecer a cultura de um lugar.
Ver todos os postsVivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.