Berlim 24 horas

O dia-a-dia de quem mora em Berlim com dicas culturais, gastronômicas e de passeios para todos os gostos e bolsos.

Decoding

Tendências dos principais festivais de inovação e criatividade do mundo.

Festivais de música

Os melhores festivais de música do Brasil e do mundo num só lugar.

Fit Happens

Aventura, esporte, alimentação e saúde para quem quer explorar o mundo.

Quinoa or Tofu

Restaurantes, compras, receitas, lugares, curiosidades e cursos. Tudo vegano ou vegetariano.

Rio24hrs

Feito com ❤ no Rio, para o Rio, só com o que há de melhor rolando na cidade.

SP24hrs

Gastronomia, cultura, arte, música, diversão, compras e inspiração na Selva de Pedra. Porque para amar São Paulo, não é preciso firulas. Só é preciso vivê-la.

SXSW

Cobertura pré e pós do SXSW 2022 com as melhores dicas: quais são as palestras, ativações, shows e festas imperdíveis no festival.

Meca Inhotim 2023: um mergulho de música e arte na natureza

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

17 de August, 2023

Share

A edição de 2023 do Meca Inhotim aconteceu no começo de agosto, e reuniu mais uma vez artistas de peso e muita gente bacana no meio das obras de arte e da natureza exuberante de Inhotim. Nosso colaborador Fabio Allves esteve lá e nos conta como foi.

Meca Inhotim 2023 (foto: @ronyhernandes)
Meca Inhotim 2023 (foto: @ronyhernandes)

Posso me considerar um privilegiado. Apesar da conotação negativa que essa palavra carrega, não posso expressar de outra forma como foi receber o convite para estar lá e poder contar como foi a edição de 2023 do festival Meca Inhotim, que já entrou para o calendário fixo de festivais brasileiros. Aproveito para agradecer o Chicken Or Pasta pelo espaço, o apoio da agência Lema (Leandro e Isabella Battistoni), assessoria do festival, e a intermediação do querido Kim Olivier, responsável por comunidades do MECA.

Veja também:
Inhotim Existe e Resiste
Usina de Arte, um museu de arte contemporânea ao ar livre
Casa Vista: se hospedando numa galeria de arte em construção

Daniela Mercury no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)
Daniela Mercury no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)

O MECA Inhotim é um festival que acontece desde 2010 na cidade de Brumadinho (MG), à 59 km de Belo Horizonte, onde reúne-se o melhor da música latino-americana, pessoas, cultura, comida e claro da arte contemporânea dentro do Instituto Inhotim, com suas 24 galerias de arte, 9 jardins, 30 destaques botânicos, 25 obras ao ar livre de artistas consagrados, 2 restaurantes, 6 cafés e lanchonetes. Não a toa, é considerado o maior museu ao ar livre do mundo. E é impressionante, recomendo que todo mundo que tiver essa oportunidade de conhecer, vá!

Agora falando sobre o festival dentro do Inhotim, preciso ressaltar e me aprofundar em algumas questões básicas no festival para um marinheiro de primeira viagem, entre elas algumas escolhas minhas, como o deslocamento entre cidades, o horário dos transfers oferecido pelo festival, e algumas informações legais, coisas que vivi e vim aqui contar para vocês.

Meca Inhotim 2023 (foto: @oranduu)
Meca Inhotim 2023 (foto: @oranduu)

O primeiro ponto, o deslocamento de Belo Horizonte para Inhotim é complexo, com dois caminhos possíveis em estradas que não são as mais incríveis. Mesmo não dirigindo, percebi um dia voltando na madrugada de Uber que a estrada não é tão boa, lotada de lombadas e um caminho que passa por outras cidades da região. A escolha de ficar em Belo Horizonte não foi a melhor. As outras opções eram ficar em Betim, mas sem um transfer gratuito pelo festival, motivo pelo qual optei trocar para BH. E a terceira opção, provavelmente a mais cara, era ficar na própria cidade de Brumadinho, onde você pode ir em poucos minutos para o Instituto e voltar. Dito isso, recomendo pesquisar de acordo com seu planejamento de tempo e dinheiro, mas a escolha mais certeira é ficar o mais perto de Inhotim, porque vale muito a pena.

Adriana Calcanhoto no Meca Inhotim 2023 (foto: @oranduu)
Adriana Calcanhoto no Meca Inhotim 2023 (foto: @oranduu)

Segundo ponto foi o horário dos transfers de imprensa e pessoas que compraram o passaporte via Buser (que custava R$ 38,50). Havia apenas um horário (às 14h todo dia saindo de dois pontos em BH) para ir para Inhotim limitou muito a minha experiência, por exemplo. A minha ideia era usar as manhãs livres, porque a parte musical do MECA realmente começava às 17h da tarde, mas todos os dias que fui ao festival, cheguei entre 15h30 e 16h, o que me fez perder algumas experiências que me doeram, como por exemplo alguns talks e galerias não vistas. O horário limitado da volta também não ajudava muito. Pensando que você passa horas em pé no festival, poderiam considerar que algumas pessoas.. gostariam de ir embora mais cedo algum dia para descanso. No sábado, gostaria de ter estendido o meu horário para ver o FBC (a quem tinha entrevistado) até 2h da manhã, mas tive que ir embora  por conta que o único transfer de volta saia à 1h. Passei essa minha crítica para a organização, e acho que é um aprendizado para o futuro.

Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)
Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)

Agora a parte mais legal: Inhotim. Um lugar apaixonante, o espaço foi todo construído de uma maneira impressionante. A natureza em volta é deslumbrante à primeira vista, e fica cada vez melhor quando você vai conhecendo as galerias. Tive oportunidade de ver uma sala da nova galeria de Yayoi Kusama, e as galerias do Pavilhão Tunga, Adriana Varejão, Cosmococa, de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, Invenção da cor (Penetrável Magic Square), de Hélio Oiticica, Galeria Cildo Meireles e dentre muitas outras.

Luedji Luna no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)
Luedji Luna no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)

Sobre a música, os destaques do festival foram as mulheres, encabeçado por Adriana Calcanhoto, em um show cheio de energia nostálgica, celebrando a música brasileira, com os clássicos “Esquadros”, “Devolva-me”, “Mentiras” e “Maresias” com todo o público cantando junto. A atração mais jovem do line-up, Melly entregou o primeiro show do festival com muita ginga e axé, com seu R&B baiano fez o público se soltar ao pôr do sol em Inhotim, com destaques para “Azul”, “Soul”, “Nega” e “Barril”. Luedji Luna, mesmo gripada, entregou tudo no palco. Foi das românticas às histórias engraçadas, com destaques para a performance “Banho de Folhas”, “Acalanto”, “Bom Mesmo é estar debaixo d’agua” e “Um corpo no Mundo”. E Daniela Mercury levantou o festival com todos os seus sucessos. Foi lindo e tá tudo lá nos destaques do instagram do @chickenorpastasir.

Melly no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)
Melly no Meca Inhotim 2023 (foto: @dynellecoelho)

E assista a nossa entrevista com a Melly:

https://www.instagram.com/p/Cvye9XPgL2m/

Agradecimentos ao festival pela recepção e até o próximo MECA!

Fotos: Meca Inhotim 2023, Dynelle Coelho, Rony Hernandes e Danilo Silva.

@fabioallves no Meca Inhotim 2023 (foto: @ronyhernandes)

*Imagem de destaque: divulgação

Quem escreveu

Fabio Allves

Data

17 de August, 2023

Share

Fabio Allves

Ver todos os posts

    Adicionar comentário

    Assine nossa newsletter

    Vivemos em um mundo de opções pasteurizadas, de dualidades. O preto e o branco, o bom e o mau. Não importa se é no avião, ou na Times Square, ou o bar que você vai todo sábado. Queremos ir além. Procuramos tudo o que está no meio. Todos os cinzas. O que você conhece e eu não, e vice-versa. Entre o seu mundo e o meu.